15 ótimos carros usados pelos R$ 40 mil de um Mobi ou Kwid novos

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada
Renan Bandeira
Por
17.02.2021 às 12:32
Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Não está fácil comprar um carro zero-quilômetro no Brasil. Na última semana, a Renault divulgou sua tabela de preços válida para o mês de fevereiro e, com os reajustes, fez o Kwid 2022 decretar a morte dos veículos novos abaixo dos R$ 40 mil.

Agora o modelo não sai das lojas por menos de R$ 41.790, superando até seu fiel concorrente entre os mais baratos, o Fiat Mobi, que também teve valor reajustado este mês e parte de R$ 40.990. Ainda assim, voltou a carregar o título de automóvel novo com preço mais baixo do mercado nacional.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

O valor alto traz o questionamento sobre se ainda vale a pena ou não comprar um carro novo no Brasil. Claro que há os defensores da causa, com discursos de que “carro zero não dá problema” e “carro novo é zero dor de cabeça”. 

No entanto, estamos falando de mais de R$ 40 mil por modelos que sequer têm vidros ou retrovisores elétricos, ar-condicionado ou direção assistida. Isso sem contar os valores que serão pagos em IPVA, seguro e licenciamento, que deixam a despesa ainda mais salgada.

Por esse motivo, a reportagem da Mobiauto criou uma lista com modelos para todos os gostos na faixa de preço - ou mais baratos - que Renault Kwid e Fiat Mobi, para mostrar que no mercado de usados também há chances de colher bons frutos. Confira:

Lembrando que os preços são sugeridos pela Tabela Fipe Mobiauto, e pode variar de acordo com a região, o estado de conservação do veículo e até a demanda do mercado.

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Ford Focus manual

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

A Ford fechou suas fábricas no Brasil, mas isso não deve afetar o Focus como afetará o EcoSport e a família Ka. O hatch médio já saiu de linha por aqui há mais tempo, e pode ser encontrado apenas como seminovo.

De acordo com a Tabela Fipe, a versão topo de linha Titanium 2013 é avaliada em R$ 32.454, e tem motor 2.0 de 143/148 cv (gasolina/etanol) e 18,8/19,4 kgfm de torque, gerenciado pela caixa manual de cinco marchas - que te livra da problemática transmissão powershift.

Entre os principais itens de série, o modelo oferece ar-condicionado automático de duas zonas, direção hidráulica, teto solar elétrico, volante multifuncional com ajuste de profundidade e altura, freios ABS, cintos de três pontos para todos os ocupantes, faróis com acendimento automático e computador de bordo.

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Volkswagen Up!

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Se você não precisa de um veículo do porte de um Focus, trouxemos um outro subcompacto, porém um pouco mais espaçoso e equipado, porém com desempenho muito superior ao de Mobi e Kwid.

A versão Move do Up!, ano-modelo 2016, tem preço sugerido de R$ 38.549 e conta com o cultuado motor 1.0 TSI turboflex de 101/105 cv (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm, gerenciado por câmbio manual de cinco marchas. 

Além de ser cotado como uma boa opção para hot hatch com seu 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e velocidade máxima de 184 km/h, o modelo tem consumo de 9,6/13,8 km/l (etanol/gasolina) em ciclo urbano, sendo 11,1/16,1 km/l na estrada.

Além do conjunto motriz, o Up! TSI oferece poucos itens de série em relação aos outros candidatos desta lista: freios ABS, vidros elétricos, ar-condicionado, controle de tração, encosto de cabeça para todos os ocupantes, direção elétrica, computador de bordo, ajuste elétrico de retrovisores e ajuste de altura do volante.

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Toyota Corolla

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

O sedan médio mais vendido do Brasil e do mundo não pode ficar de fora do levantamento. Atualmente, o modelo oferece até versão híbrida e vai ganhar um irmão SUV - a redação da Mobiauto, inclusive, já trouxe todos os detalhes sobre o Corolla Cross.

Neste texto, vamos falar da décima geração do Corolla, mais precisamente da versão topo de linha SEG, 2009, avaliada em R$ 40.817. Nela, o modelo vem equipado com o motor 1.8 flex de 132/136 cv e 17,3/17,5 kgfm, acoplado ao câmbio automático de quatro marchas.

O veículo promete um consumo de 10 km/l em ciclo urbano usando gasolina, que é uma média boa para um sedan médio. Mas vale ressaltar que seminovo com câmbio automático precisa ser analisado com cuidado, e a compra só é indicada se todas as manutenções estiverem em dia.

Claro que um Corolla 2009 não tem uma gama tão vasta de equipamentos como o atual, mas ainda assim conta com boas opções, como freios ABS, airbags frontais e laterais, faróis de xenônio, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático, direção elétrica, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, computador de bordo, faróis com acendimento automático, volante multifuncional e controle de cruzeiro.

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Hyundai Veracruz

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Sentindo falta de SUV? Então aí vai um tamanho G. Importado, o Veracruz é movido por um V6 3.8 a gasolina de 270 cv e 36,2 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

A opção é boa para quem quer espaço e tem preço sugerido de R$ 39.674 no ano-modelo 2009. São 4.840 mm de comprimento, 1.938 mm de largura, 1.750 mm de altura, 2.805 mm de entre eixos e 600 litros de porta-malas, que podem ser reduzidos para 120 litros se você utilizar os assentos da terceira fileira, que deixam o modelo com sete lugares.

Assim como no caso do Corolla, vale observar o estado de conservação e o histórico de manutenções do veículo, com o agravante de que o Vera Cruz demandará peças importadas, mais caras e difíceis de encontrar.

Se você se preocupa com o consumo, desista dessa opção: são 4,4 km/l de consumo urbano e 6,8 km/l na estrada. Agora, se o conforto fala mais alto, pense na generosa lista de itens de série:

Airbags frontais, laterais e de cortina, direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, descansa-braço para o motorista, vidros elétricos nas quatro portas, teto solar elétrico, chave presencial, tampa do porta-malas motorizada, volante multifuncional, computador de bordo e limpador e desembaçador de vidro traseiro.

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Chevrolet Onix

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Sabemos que o campeão de vendas está com preços partindo de R$ 68.530 no mercado de zero-quilômetro, mas o assunto é a variante LTZ automática 1.4 ano-modelo 2014, com valor estimado em R$ 39.235.

A opção selecionada é a versão de topo da primeira geração do Onix vendida no mercado nacional. O 1.4, que faz parte da “família I” da GM, gera 98/104 cv e 12,9/13,9 kgfm, e vem aliado à já conhecida transmissão automática de seis marchas, que continua presente na segunda geração do hatch.

Sua mecânica é simples e amplamente conhecida, por ser compartilhada com outros modelos da Chevrolet por aqui. Isso facilita a busca por peças e ajuda a manter o valor de manutenção num patamar baixo, o que inclusive favorece a revenda futura do veículo. 

Os principais itens de série do Onix Z 1.4 2014 são: freios ABS, faróis de neblina, airbags frontais, vidros elétricos nas quatro portas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, volante multifuncional, computador de bordo, rodas de liga leve e direção hidráulica.

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Land Rover Range Rover

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Esse é para os “lasanheiros” de plantão, que gostam de uma dor de cabeça. A versão HSE topo de linha do Land Rover Range Rover 2003 tem preço avaliado em R$ 38.766, e guarda sob o capô um V8 4.4 de 286 cv e 44,9 kgfm, gerenciando pela caixa automática de cinco marchas e com tração integral permanente.

Assim como o Veracruz, o modelo é um SUV de porte grande e leva ao pé da letra o significado da sigla Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo, traduzido do inglês). Quem ganha com isso? O dono do posto, já que o consumo do veículo é de  3,4 km/l em perímetro urbano e 5,4 km/l na estrada.

Além da amizade com o frentista, o futuro proprietário deverá ficar íntimo do mecânico, uma vez que os modelos da marca têm histórico de apresentar problemas frequentes de manutenção.

Sabemos que não é nada barato fazer um suvão de luxo desses rodar: basta pensar na mecânica importada, nos oito cilindros e nas 32 válvulas do cabeçote duplo. Mas se o conforto, o status e o sonho de ter um Land Rover na garagem falarem mais alto...

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Smart Fortwo

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

“Mas a busca por Kwid e Mobi é porque eu quero um subcompacto”. O subcompacto mais compacto que pode ser adquirido no mercado nacional abaixo dos R$ 40 mil é o Smart Fortwo, que leva apenas duas pessoas e tem preço sugerido de R$ 39.516 na versão Coupé 1.0 e ano-modelo 2014.

O motor turbo de quatro cilindros tem 84 cv e 12,2 kgfm, com transmissão automática de cinco marchas. Um dos principais pontos negativos é que o modelo é importado e teve baixo volume de vendas, o que prejudica a manutenção (seja na busca por peças ou no preço delas).

A seu favor, o modelo é econômico e tem o consumo de 13,2 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Além disso, cabe em qualquer lugar, graças aos seus 2.695 mm de comprimento, 1.559 mm de largura, 1.542 mm de altura e 1.867 mm de entre eixos.

O modelo ainda tem, entre os equipamentos: computador de bordo, DVD, aletas atrás do volante para trocas de marcha, start-stop, teto solar elétrico, assistente de partida em rampa, faróis com acendimento automático, controle de tração e estabilidade, ancoragem de cadeirinhas infantis Isofix, airbags frontais e freios ABS.

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Chevrolet S10

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Não podia faltar uma picape, não é mesmo? Atualmente, o segmento tem adquirido itens que aproxima seus representantes de utilitários esportivos - aliás, a Mobiauto já fez um duelo entre as categorias.

A Chevrolet S10 é uma das picapes mais antigas ainda vendidas no mercado nacional. No ano passado, ganhou um facelift que incluiu uma grade exclusiva na versão de topo High Country, que você pode ver clicando aqui.

Na Tabela Fipe Mobiauto, a versão Executive 2.8 4x4 cabine dupla fabricada em 2002 é avaliada em R$ 40.312. Seu motor turbodiesel tem injeção direta de combustível e rende 132 cv e 34 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

Se o objetivo for transportar carga, saiba que sua capacidade é de 1.060 kg. Agora, se você quer se aventurar no off-road, além da tração 4x4 selecionável e do torque total disponível a 1.800 rpm, a picape tem 27º de ângulo de ataque, 25º de ângulo central e 24º de ângulo de saída. O vão livre do solo é de 200 mm e sua capacidade de imersão chega a 890 mm.

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Honda Civic

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Outro sedan médio japonês na lista. O Honda Civic é o eterno rival do Toyota Corolla no Brasil, mas infelizmente deve deixar de ser produzido nacionalmente, tendo sua próxima geração chegando ao Brasil apenas como importada.

Quem aparece em nossa lista é a opção EXS 1.8 2010, que tem Fipe de R$ 38.535. Ela pertence à oitava geração do modelo, conhecida como New Civic, que estreou no Brasil em 2006 apostando no design futurista e no painel digital dividido.

O motor 1.8 naturalmente aspirado rende bons 138/140 cv e 17,5/17,7 kgfm, e está acoplado a uma caixa automática de cinco marchas. Vale aqui a mesma máxima aplicada ao Corolla: é muito importante que as manutenções da transmissão estejam em dia para não haver surpresas desagradáveis.

Os principais itens de série são: freios ABS, airbags frontais, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, controle de tração e estabilidade, farol de neblina, ar-condicionado automático, direção elétrica, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, bancos de couro, descansa-braço para o motorista e aletas atrás do volante para trocas de marcha.

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BMW 120i

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Para quem gosta de hatches potentes e com pegada esportiva, o BMW 120i é uma boa indicação. Claro que, se estiver em más condições, torna-se uma boa dor de cabeça, igual ao Land Rover Range Rover indicado mais acima nesta lista.

Em igualdade, ambos são importados e têm transmissão automática. Em vantagem, o hatch tem anos de vida a menos - já que é de 2007. Em contrapartida, é um resto de rico destinado a um público mais jovem, que nem sempre tem o devido cuidado com os veículos.

Caso o modelo tenha passado pelas mãos de um proprietário com esse perfil, a mecânica pode estar prejudicada e próxima de exigir manutenção com preço salgado, principalmente se falarmos de uma retífica de motor. Portanto, cuidado.

Se estiver em boas condições e revisões em dia, o hatch se torna uma boa opção, com preço sugerido de R$ 38.990 na versão 2.0 e ano 2007. Seu propulsor gera 150 cv e 20,4 kgfm, e é gerenciado pela caixa automática de seis marchas.

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Fiat 500

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Junto do Smart Fortwo, o simpático Cinquecento é um dos modelos mais improváveis de aparecerem como indicação de carro usado. Atualmente, o veículo não é encontrado entre os zero-quilômetros, mas o 500e, que é elétrico, pintará por aqui ainda este ano.

O papo é de novo sobre um subcompacto. Ano-modelo 2014, o Fiat 500 que escolhemos é da versão Cult e faz frente aos novos Kwid e Mobi com um ar muito mais premium e charmoso. Seu motor é 1.4 de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas e preço Fipe de R$ 34.677.

Embora não tenha sido um campeão de vendas, carrega a mecânica Fire - mesma usada nos Fiorino, Siena e Palio, por exemplo -, o que o favorece na hora de encontrar peças de reposição. No entanto, é importado, o que significa que peças da carroceria ou habitáculo podem ser caras e difíceis de encontrar.

Seus principais itens de série são: freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos, volante com ajuste de altura e computador de bordo.

No mercado de usados, a versão indicada ainda pode ser encontrada com teto solar elétrico, controle automático de velocidade e volante multifuncional, que eram itens opcionais em seu lançamento.

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Mitsubishi Lancer

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

O Lancer é o terceiro sedan médio japonês da lista, mas o único com uma pegada mais esportiva. Quem cresceu com as mãos nos controles de videogames já deve ter selecionado o modelo nos jogos da franquia Need For Speed.

Mas calma: o Lancer de nosso apanhado é bem mais manso que o Evolution. Em 2012, o Lancer três-volumes podia ser encontrado no Brasil em três versões, entre elas a GT 2.0, que hoje tem preço sugerido de R$ 40.356. O motor a gasolina rende 160 cv e 20,1 kgfm, acoplado a uma caixa automática do tipo CVT que simula seis marchas. 

A linha 2012 ainda é da leva dos Lancer importados, mas como a produção foi nacionalizada em 2014, achar componentes de reposição não é tão difícil assim. O problema é que o grupo HPE, representante oficial da Mitsubishi no país, costuma pesar a mão nos preços de suas peças.

A seu favor contam o design arrojado e o bom pacote de equipamentos, que inclui: freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis de neblina, desembaçador traseiro, ar-condicionado automático, direção hidráulica, volante multifuncional com ajuste de altura, controle de cruzeiro, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, aletas para trocas de marcha atrás do volante e computador de bordo.

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Hyundai HB20

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

O HB20 é outro modelo de sucesso no mercado nacional. No último ano, o hatch registrou 86.548 emplacamentos no país, segundo dados da Fenabrave (associação nacional dos concessionários) e só não vendeu mais que o Chevrolet Onix.

A redação da Mobiauto selecionou para esta lista a versão Premium, a topo de linha da linha 2014. Atualmente cotada a R$ 39.544 na Fipe, é movida pelo conhecido motor 1.6 de 122/128 cv e 16/16,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

Diferentemente do grandalhão Veracruz, já mencionado aqui, o compacto é produzido nacionalmente e tem bom volume de vendas, o que facilita no momento da revenda e também nas manutenções.

Os principais itens de série do HB20 Premium 2014 são: freios ABS, airbags frontais, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiros, limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ancoragem de cadeirinhas infantis Isofix, ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas e faróis com acendimento automático.

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Volkswagen Tiguan

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

O Tiguan chegou ao Brasil em 2009, construído sobre a plataforma do Passat - que foi descontinuado no último ano. A nova geração do modelo já é construída na estrutura modular MQB.

Quando estreou por aqui, era vendido em versão única 2.0 TSI a gasolina de 200 cv e 28,5 kgfm, com câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Atualmente, essa variante tem preço sugerido de R$ 39.103 entre os usados.

Com desempenho esportivo, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e tem máxima de 207 km/h. Em contrapartida, o consumo é elevado, com 6,8 km/l em ciclo urbano e 11,9 km/l no rodoviário.

O SUV tem porte compacto-médio e entre seus principais itens de série estão: freios ABS, controle de tração e estabilidade, airbags dianteiros, laterais e de cortina, ar-condicionado de duas zonas, bancos e volante multifuncional em couro, vidros elétricos nas quatro portas, teto solar panorâmico, sensor de chuva e de pressão dos pneus e computador de bordo.

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Fiat Palio Weekend

Carros zero-quilômetro estão cada vez mais caros, e a saída pode ser adquirir um seminovo ou usado bem equipado a um valor mais camarada

Para fechar, vamos de perua. A Weekend - como era chamada desde 2015, depois de desvincular o nome Palio - foi a última perua compacta a morrer no mercado nacional, e deixou a linha de montagem da Fiat em Betim (MG) em janeiro de 2020.

Aqui, vamos falar da versão Adventure ano-modelo 2014, que ainda pode ser chamada de Palio Weekend e tem preço Fipe de R$ 36.564. A variante é movida pelo já conhecido motor E.TorQ 1.8 flex de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas.

Um dos pontos mais favoráveis do modelo é o porta-malas de dar inveja a muito SUV por aí: 460 litros - mais do que o Corolla Cross terá no Brasil, por exemplo. 

Além disso, o modelo oferece entre os itens de série: freios ABS, airbags frontais, faróis de neblina, encosto de cabeça para todos os ocupantes, limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, banco traseiro rebatível e computador de bordo.

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A perua ainda pode ser encontrada com volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, descansa-braço para motorista, bancos de couro, faróis com acendimento automático e limpador de pára-brisas automático, que eram opcionais.

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