• pacote de dinheiro

    Preços de compra e venda atualizados

  • carro

    Veja o valor do veículo na sua região e no Brasil

  • gráfico

    Histórico mês a mês do preço do veículo

Publicidade
lupa

Busque também por

Carros mais consultados

    Motos mais consultadas

      Caminhões mais consultados

        Publicidade
        carro

        Você sabe o que é tabela FIPE?

        O significado de FIPE é: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

        A Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em 1973. É reconhecida por informar a população sobre os preços médios de mercado de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos. Ela serve de parâmetro para negociações, avaliações e cotações de seguros.

        A Tabela Mobiauto leva ao consumidor a média dos preços do nosso estoque de anúncios de carros, motos e caminhões de todo o Brasil.

        Os preços praticados variam dos mostrados nas tabelas pela conservação, opcionais e outros quesitos que possam alterar o preço final de uma oferta.

        sinal de interrogação

        Perguntas frequentes

        Antes de tudo, é necessário ressaltar que a Tabela Fipe é somente uma referência do valor dos veículos. Os preços de carros, motos e caminhões comercializados no Brasil são coletados mês a mês e analisados por pesquisadores para criar a média mensal apresentada pela Fipe.
        Detalhes como quilometragem, estado do automóvel, cor, opcionais e a cidade não são levados em consideração na média de preço calculada. Valores discrepantes, muito acima ou abaixo do comum, são descartados do cálculo, e os valores restantes são utilizados para se chegar à média nacional do preço de cada automóvel.
        A partir da coleta de dados relacionados aos valores praticados no mercado nacional, a Tabela Fipe tem como principal função apresentar uma média do valor de cada ano-modelo por versão, para que o consumidor tenha um direcionamento do que seria um preço justo de compra e venda para determinado automóvel.
        A Tabela Fipe também é responsável por contribuir na definição do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e serve como base para as seguradoras calcularem a indenização em caso de roubo ou perda total do veículo, entre outros procedimentos.
        A Tabela Fipe é a principal referência de precificação de veículos novos, seminovos e usados no Brasil. O valor é estimado a partir de uma pesquisa de preço de carros, motos e caminhões e é atualizado mês a mês.
        O Preço Fipe é uma média do que está sendo praticado no mercado de veículos leves e pesados, de duas ou quatro rodas, e está sujeito a alterações para mais ou para menos, dependendo do estado de conservação do veículo, manutenções, região, opcionais, cor, entre outros fatores.
        Leia também: Os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020
        A Fipe surgiu em 1973, como uma ferramenta de pesquisa para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Anos depois, em 1998, foi criada a Tabela Fipe, uma grande base de preços dos carros de todo o Brasil.
        Atualmente, essa é a principal referência oficial de precificação de carros, motos e caminhões. Lojistas, concessionários e até pessoas físicas consultam a Tabela Fipe antes de fazer negócio, seja para comprar ou vender um veículo.
        Os valores da Tabela Fipe são atualizados mensalmente. Uma dica para quem está planejando comprar ou vender o carro, moto ou caminhão, é acompanhar a Tabela Fipe por alguns meses e ir registrando os valores para analisar se é um bom momento para realizar negócio. A Mobiauto, por exemplo, comparou a Tabela Fipe de janeiro e dezembro de 2020, para descobrir "Os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020".
        Sim. A Tabela Fipe tem o valor de praticamente todos os carros e utilitários a partir do ano de 1985; caminhões e micro-ônibus a partir de 1981; motos, triciclos e quadriciclos a partir de 1990.
        Veículos em linha usados, seminovos e novos também podem ser encontrados na Tabela Fipe, afinal ela é a principal fonte de precificação de carros, motos e caminhões à venda no país.
        Para informações sobre veículos novos, consulte o Catálogo 0 km da Mobiauto.
        Para calcular o valor médio, são analisados os preços de anúncios de um mesmo modelo em todo o país, visto que há regiões em que determinado veículo é mais valorizado ou desvalorizado do que em outras. Enfim, o preço apresentado na Tabela Fipe é a média de todo o mercado nacional.
        Estado de conservação, região, quilometragem, cumprimento ou não do calendário de revisões e manutenções, cor e opcionais são fatores que podem deixar o carro, caminhão ou moto mais caro ou mais barato que o valor da Tabela Fipe. No cálculo da Fipe, esses quesitos não são considerados, já que o levantamento feito é apenas dos preços médios.
        A expressão "100% da Fipe" é muito usada no mercado automotivo. Ela quer dizer que, em uma negociação, principalmente na troca por um veículo mais novo com concessionária ou loja multimarcas, o lojista pagará o valor integral apresentado pela Fipe na compra do seu carro, moto ou caminhão usado. Há também os planos de seguro que fazem o ressarcimento total do valor da Fipe em caso de roubo.
        O portal de anúncios da Mobiauto tem mais de 100 mil carros espalhados por todo o Brasil. Os principais diferenciais ficam por conta da geolocalização, que permite ao usuário encontrar as ofertas mais próximas da sua casa ou trabalho. Basta clicar no carro para visualizar sua ficha técnica, tudo em um só lugar.
        A Mobiauto ainda oferece ainda diversos filtros para refinar a busca, que vão muito além da marca, modelo, ano e versão. O usuário pode selecionar limites de quilometragem, faixas de preço, tipo de câmbio e até numeração final da placa, além de escolher apenas ofertas de lojas, pessoa física ou ambos.
        Só existe uma Tabela Fipe, mas é possível encontrá-la em vários sites. Se a tabela é intitulada de Fipe, trata-se do mesmo produto. Por isso, a Tabela Fipe de um site não muda em relação a outro. No entanto, a Mobiauto também trabalha com a precificação real dos carros, baseada nos preços de anúncios feitos por usuários reais. Assim, o consumidor tem mais de uma fonte para considerar.
        Não. As lojas de carros e concessionárias não são obrigadas a praticar o mesmo valor da Fipe. Apesar de acompanharem o valor da Tabela Fipe para precificar carros, motos e caminhões, tanto na hora da compra quanto da venda, as lojas consideram outros fatores internos e externos não levados em conta pela Fipe, como quilometragem, itens de série e opcionais, blindagem, cor, região, estado do veículo, entre outros.
        Lembrando que a Tabela Fipe é uma pesquisa que apresenta uma média de preço de veículos seminovos e usados no mercado nacional e serve para que o interessado em comprar ou vender um automóvel tenha uma noção de quanto cobrar ou pagar. No entanto, este não necessariamente será o valor praticado, já que outros fatores influenciam para o valor real de um veículo.
        Publicidade