13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios
LF
Por
27.10.2020 às 16:44
Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Projeção de @kdesignag

A Mobiauto já te contou sobre 22 SUVs que devem ser lançados no Brasil em 2021. Agora chegou a vez de falarmos sobre 12 hatches e sedans de marcas generalistas que devem vir por aí. Como se vê, entre eles a movimentação será muito menor que a do aquecido mercado de utilitários esportivos.

Ainda assim, teremos algumas novidades importantes ao longo do ano, especialmente para marcas como Honda e Citroën. Outras investirão no mercado de modelos eletrificados, mais por construção de imagem do que necessariamente buscando volume de vendas. 

Confira o que vem por aí, lembrando que a lista segue o ranking por marcas mais vendidas, segundo a Fenabrave (associação brasileira de concessionários), entre janeiro e setembro deste ano:

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

VW e-Up!

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Conforme publicado em primeira mão por nossa reportagem, a VW planeja lançar no país em algum momento do ano que vem a versão 100% elétrica do subcompacto. O cronograma inicial era para lançamento no primeiro trimestre, mas a reascensão do coronavírus na Europa, de onde o e-Up! viria importado, pode atrasar os planos.

O modelo deve ficar na faixa entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, como o primeiro carro de passeio elétrico da marca no país. Sua bateria de 32,3 kWh promete autonomia de 260 km no ciclo WLTP, enquanto o motor elétrico rende meros 83 cv de potência, mas impressionantes 21,6 kgfm de torque. 

Uma curiosidade é que o e-Up! é menor do que o Up! brasileiro, visto que este teve o balanço traseiro esticado para aumentar o espaço do porta-malas. Por outro lado, a tampa do bagageiro é de vidro.

Leia também: O que conferir no carro antes de viajar

Novo VW Golf GTE

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Esta ainda é uma verdadeira incógnita e tem boas chances de ser abortado, mas a VW estuda trazer ao Brasil a oitava geração do Golf da Europa, possivelmente com foco apenas na versão esportiva híbrida GTE, com os mesmos dados de potência e torque do Tiguan eHybrid: 245 cv e 40,8 kgfm.

Fiat 500e

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat no país, o novo 500e trará de volta o icônico subcompacto ao nosso mercado. Será um carro de nicho e, claro, de consolidação da imagem da marca. Talvez ressuscite, inclusive, o criativo sistema de três portas abandonado recentemente pela nossa Strada.

Seu motor rende 118 cv e faz o pequeno hatch ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 s, de acordo com a fabricante. A bateria, de 42 kWh, rende uma autonomia estimada em 320 km no ciclo WLTP, com 80% da capacidade podendo ser recarregada em 30 minutos num carregador rápido. Seu preço deve ficar na faixa de R$ 150 mil.

Leia também: Nova Hilux: picape ficará mais forte e invocada até dezembro

Toyota Yaris e Yaris Sedan reestilizados

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios
Projeção de @overboostbr

Outra mudança na gama de produtos da Toyota será a reestilização de meia-vida da família Yaris, incluindo as derivações hatch e sedan. Já há registros de patente do compacto com visual renovado, o que levou o colega Renato Aspromonte, do @OverboostBR, a fazer essa projeção do modelo.

O novo Yaris deve ter novidades em equipamentos, com a inclusão da central multimídia do Corolla, mas não deve deixar de oferecer os já manjados motores 1.3 e 1.5 naturalmente aspirados flex, respectivamente com 101 e 110 cv, ambos gerenciados por câmbio manual ou CVT.

Leia também: Picapes explodem em vendas na crise e viram queridinhas do mercado

Toyota Corolla GR-S

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

A Corolla também prepara para o mercado nacional o Corolla GR-S, versão esportivada com adereços preparados pela Gazoo Racing, sua divisão dedicada a veículos esportivos. A inspiração será o Corolla que compete contra o Chevrolet Cruze na Stock Car, e que inclusive é usado pelo “piloto Mobiauto”, Rafael Suzuki, na temporada 2020 da categoria.

Se o Corolla GR-S lembrará o antigo XRS, sua vocação esportiva deve ficar só no visual. O conjunto mecânico usará o mesmo propulsor 2.0 flex de 177 cv das versões convencionais, aliado sempre a um câmbio CVT com simulação de dez marchas e engrenagem para arrancadas.

Leia também: SUV X sedan: qual tipo de carro vale mais a pena?

Novos Honda City e City hatch

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

A Honda já prepara para o segundo semestre do ano que vem a chegada da sétima geração do City ao Brasil. Com projeto desenvolvido na Tailândia, o sedan compacto virará uma espécie de “mini-Civic”, trazendo sob o cofre um motor 1.0 turbo flex três-cilindros com potência estimada em 130 cv. A produção será nacional, em Itirapina (SP).

No entanto, a grande novidade da marca japonesa no ano será o lançamento do inédito City hatch, que virá com a missão de encarar Volkswagen Polo, novo Peugeot 208, Chevrolet Onix turbo e novo Hyundai HB20 no segmento de compactos premium.

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios
Projeção de @overboostbr

Nascido diretamente da costela do City sedan, terá a mesma frente, a mesma cabine e, provavelmente, a mesma distância entre-eixos do três-volumes, e também será empurrado por um motor 1.0 turbo flex de 130 cv aproximadamente.

Leia também: Caminhão elétrico leva carga sem poluir, mas cobra caro

Novo Honda Fit

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Ainda não está confirmado se a minivan será mantida em linha com a chegada do City hatch, mas a nova geração do Fit tem chances de aportar no Brasil também, com produção local. Usaria a mesma motorização 1.0 três-cilindros turbo da nova família City. Não descarte, também, uma variante híbrida.

Novo Honda Accord Hybrid

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

Virá importado dos Estados Unidos como o primeiro carro híbrido da Honda no país, já com uma reestilização visual em relação ao sedan grande oferecido atualmente. Seu sistema híbrido se chama i-MMD (sigla em inglês para “condução inteligente multimodo”) e tem um funcionamento bem peculiar.

O modelo conta com um motor 2.0 quatro-cilindros aspirado de ciclo Atkinson auxiliado por outro elétrico. Mas não existe atuação combinada entre eles. Nas arrancadas e retomadas, é sempre o propulsor elétrico que atua, sendo alimentado pelo motor a combustão (via gerador) ou pela eletricidade armazenada na bateria. Nesse momento, o veículo opera com 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque.

É só a velocidades de cruzeiro que o 2-litros a combustão passa a tracionar as rodas, através do acoplamento momentâneo a uma embreagem multidisco com relação única de marchas. Ou seja: não há caixa de câmbio! Nesse momento, o 2.0 entrega 145 cv (a 6.200 rpm) e 17,8 kgfm (a 3.500 giros).

Leia também: Nissan Magnite: substituto do March será um SUV com base de Kwid

Novo Nissan Sentra

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios

O sedan médio importado do México ganhou nova geração na América do Norte, e esta deve aportar em nosso solo em algum momento de 2021, trazendo um visual muito alinhado aos novos Versa e Kicks, porém com o mesmo motor 2.0 aspirado já usado pelo Sentra atual. Porém, sua potência deve ser ampliada de 140 para a faixa de 150 cv. 

O câmbio continua a ser CVT. Nas dimensões. O novo Sentra é 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo do que a geração comercializada hoje. Por outro lado, seu porta-malas teve o volume reduzido de 503 para 405 litros.

Leia também: Novo Peugeot 208: rede dá um jeito de baixar preços em até R$ 5 mil

Novos Citroën C3 e C3 sedan

Listamos os principais lançamentos nos segmentos de hatches e sedans, englobando modelos compactos e também médios
Projeção de @kdesignag

Outra grande aposta do grupo PSA, ao lado do novo Peugeot 208, para recrudescer no país. O projeto vem sendo desenvolvido na Índia, o que significa que nada tem a ver com a atual geração do C3 vendida na Europa.

Utilizará uma versão simplificada da plataforma modular CMP do novo 208, e deve ficar com 3,99 m de comprimento. Seus motores, muito possivelmente, serão o 1.2 PureTech aspirado de 90 cv, sempre gerenciado por câmbio manual, e 1.6 EC5 de 118 cv, este com opções de caixa manual ou automática.

No entanto, o novo C3 hatch não virá sozinho: trará consigo uma inédita configuração sedan, que pode se chamar C3 Lounge ou C3L. Seu objetivo é encarar Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Hyundai HB20S, novo Nissan Versa e afins. Deve ter entre-eixos alongado para priorizar o espaço interno, embora aproveite a mesma motorização do hatch.

Talvez você também se interesse por:

Os melhores carros de até R$ 100 mil com motor turbo
Os 10 carros automáticos 0 km mais baratos do Brasil
Oito carros automáticos de até R$ 70 mil 

Comentários