BYD e Toyota terão picapes híbridas anti-Toro; veja a diferença
A Fiat Toro é a principal picape intermediária do mercado brasileiro. Em 2025, o modelo recebeu um novo visual, e fechou o ano com 52.129 emplacamentos. Com o sucesso, a picape se tornou alvo de outras marcas: Volkswagen, Renault, BYD e Toyota, todas elas terão seu próprio utilitário intermediário até o fim de 2027, o destaque está para as duas últimas, que serão híbridas.
A nova picape da BYD será baseada no Song Pro, mas ganhará elementos internos do Song Plus, como a Mobiauto já apresentou nesse outro artigo. Sua motorização será híbrida plug-in – onde há a necessidade de recarga externa além do abastecimento-, em uma recente entrevista para os colegas da Autoesporte, o vice-presidente da marca no país, Alexandre Baldy afirmou: “Seguimos focados na visão de que nossos carros híbridos plug-in e elétricos são o futuro do mercado”.
Você também pode se interessar por:
- Nova picape da BYD revela item importante e data de chegada ao Brasil
- Nova picape da BYD revela suspensão de Toro e interior de Song Pro e Plus
- Nova picape da Toyota será mistura de família Corolla com tecnologia avançada
- Nova picape da Toyota com porte de Fiat Toro terá versão híbrida flex
Por ser uma picape baseada no Song Pro, o mais provável é que o novo utilitário seja equipado com o mesmo conjunto do SUV. A combinação do motor 1.5 aspirado com o elétrico garantem 235 cv de potência. Segundo o portal chinês Auto home, no caso da picape, a parte elétrica será posicionada na traseira do utilitário, o que garantirá tração integral para o novo modelo.
Reprodução/Placaverde
Vale ressaltar que no Song Pro, o motor elétrico fica posicionado na parte dianteira do veículo, logo, a combinação dos propulsores com tração 4x4 será algo exclusivo da picape.
Outro truque que fará o modelo ter forças nas vendas está em sua suspensão. Isso porque, conforme registrado, a picape será equipada com suspensão Multilink e molas helicoidais em seu eixo traseiro. A vantagem do sistema é a maior capacidade de absorver irregularidades, a tecnologia também está presente na Fiat Toro.
Mas, e a picape da Toyota?
Projeção/IA Copilot
O modelo da Toyota também será híbrido. Quem afirmou isso foi o presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, ao citar que: “a estratégia é sempre quando lançar um veículo ter uma versão híbrida flex full”.
A marca compreende como sistema híbridos flex full, a combinação do motor a combustão com um ou mais motores elétricos que atuem como propulsores de fato. No entanto, para a escolha da picape, a opção deverá ser do tipo plena – onde não há recarga elétrica externa.
Projeção/IA Copilot
A escolha deverá ser o conjunto híbrido já encontrado no Corolla e Corolla Cross. A combinação une o motor 1.8 de até 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque com o motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv, enquanto o torque total não é informado.
O modelo será construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma estrutura do Corolla, fazendo com que o modelo receba o apelido de Corolla Picape. Entre outras semelhanças com demais produtos da marca, é esperado que o utilitário receba elementos internos do Corolla Cross.
Fiat já está preparada
Vinicius Moreira/Mobiauto
Se engana quem pensa que a Fiat esperará o lançamento dos dois rivais híbridos para eletrificar a Fiat Toro. Ainda em 2026, a picape será equipada com o sistema híbrido leve de 48V, que é considerado mais robusto do que o de 12V encontrado no Fiat Fastback e Pulse. O novo sistema será unido ao propulsor 1.3 Turbo de 176 cv de potência e 27,5 kgm.
Na tecnologia, a parte elétrica conseguirá tracionar o carro em marca marcha ré, marcha lenta ou em baixas rotações. Com isso, a picape deverá aumentar seu nível de eficiência e desempenho.
Ainda há a expectativa das opções híbridas da picape trabalharem com a nova transmissão automatizada de dupla embreagem, essa chamada de e-DCT e dedicada para os modelos híbridos do grupo Stellantis.
Imagem abertura: Reprodução/Autohome
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
