Estes são os 4 novos carros que VW fará com investimento de R$ 7 bilhões

Fabricante já confirmou o Polo Track para 2023, mas ele é só o primeiro de uma fila de modelos que marca lançará no país. Saiba quais
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08.11.2021 às 20:51
Fabricante já confirmou o Polo Track para 2023, mas ele é só o primeiro de uma fila de modelos que marca lançará no país. Saiba quais

A Volkswagen anunciou na semana passada um novo ciclo de investimentos para a América Latina, no valor de R$ 7 bilhões. Os recursos serão aplicados em várias frentes, prioritariamente nas fábricas de Taubaté (SP), que já vem sendo preparada para receber a plataforma modular MQB, e General Pacheco (Argentina).

Os valores também servirão ao desenvolvimento de um motor ou uma família de motores híbridos flex, que equiparão pelo menos seis produtos da marca até 2026. Ainda, permitirão estudos em parceria com universidades brasileiras para criar células de combustível que utilizam etanol a fim de gerar eletricidade.

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Mas o que mais interessa aos fãs da marca é saber, afinal, que produtos serão originados nesse novo ciclo. Nossa reportagem pode afirmar que serão quatro: três compactos (um hatch, um SUV e uma picape), a serem produzidos no Brasil, e uma picape compacta-médio com fabricação prevista para a Argentina.

As projeções, todas meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag. Confira abaixo quais são eles:

VW Polo Track

Fabricante já confirmou o Polo Track para 2023, mas ele é só o primeiro de uma fila de modelos que marca lançará no país. Saiba quais

Revelado em primeira mão mundialmente pela Mobiauto, o Polo Track foi o primeiro e até agora único produto confirmado pela VW em seu plano de investimentos. Conforme teaser revelado na última sexta-feira (5), terá visual reestilizado em relação ao Polo atual, porém diferente do novo Polo, que será lançado no começo do ano que vem.

Entre suas missões estará a de ser o novo carro de entrada da marca no país. Seus faróis terão formato muito similar ao do Nivus, assim como os do novo VW Virtus, porém com canhões halógenos e ligados a uma grade com desenho mais próximo ao que vemos atualmente no hatch, só que com divisórias do tipo colmeia. O para-choque frontal também muda. 

Por dentro, o padrão de painel e bancos do hatch vendido hoje será mantido e até empobrecido, com peças de acabamento – caso da manopla de câmbio – vindos do Gol. O motor será o 1.0 MPI três-cilindros 12V aspirado flex do Gol, porém recalibrado de 84 para 86 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas.

Há a chance de o Polo Track receber uma versão 1.6 MSI quatro-cilindros 16V, também naturalmente aspirado e flexível, de 117 cv, com opções de caixa manual ou automática de seis velocidades. O lançamento será no começo de 2023 e a produção ocorrerá em Taubaté (SP), marcando a estreia da matriz MQB A0 naquela fábrica.

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Novo VW Gol

Fabricante já confirmou o Polo Track para 2023, mas ele é só o primeiro de uma fila de modelos que marca lançará no país. Saiba quais

Fruto do projeto VW246, que também vem sendo desvendado em primeira mão pela Mobiauto, a quarta geração do VW Gol – cuja manutenção do nome ainda não é definitiva – deve sair do forno no final de 2023 ou em 2024.

Terá carroceria altinha ao estilo SUV, assim como o novo Citroën C3, mas mantendo os 2,56 m de entre-eixos do Polo. O comprimento deve ficar perto de 4,10 m, posicionando-o como um produto abaixo de T-Cross (4,20 m) e Nivus (4,35 m). Deve, assim, ficar posicionado entre o Polo Track e o novo Polo em faixa de preços.

Herdará boa parte das tecnologias presentes atualmente no Nivus, mas sua motorização incluirá não apenas versões 200 TSI (propulsor 1.0 três-cilindros 12V turboflex com injeção direta, de 128 cv e 20,4 kgfm, e câmbio sempre automático), como também o 170 TSI (mesmo bloco, porém com 105 cv e 16,8 kgfm, gerenciado por caixa manual ou automática).

Outra possibilidade é que esse modelo recebe um dos motores híbridos flex que a VW vem desenvolvendo, caso haja uma vertente 1.0 TSI híbrida. Seu rival mais parelho será o Fiat Pulse nas configurações 1.3 Firefly.

Vale observar que o projeto VW246 prevê apenas o hatch altinho aspirante a SUV para o lugar do Gol, mas não um sedan para substituir o Voyage. A produção deve ocorrer também em Taubaté. Tanto Gol quanto Voyage atuais devem sair de linha apenas com a chegada do VW246, no início de 2024.

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Nova VW Saveiro

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Já a VW Saveiro ganhará uma sucessora, ao que tudo indica, a fim de tentar acabar com a festa solitária da Fiat Strada no segmento de picapes compactas. O projeto se chama VW247, mas ainda não se sabe se compartilhará a cabine com o VW246, o mais provável, ou com o novo Polo.

Todavia, seu visual deve ter elementos exclusivos e sua distância entre eixos será esticada para mais de 2,70 m, para comportar cabine dupla com quatro portas mais caçamba. A motorização será a mesma do substituto do Gol – 170 TSI e 200 TSI –, com chances de também receber uma configuração híbrida flex. 

Sua fabricação deve acontecer em São Bernardo do Campo (SP), mas isso ainda não estaria definido. Esta projeção de Kleber Silva prevê uma picape derivada do Nivus, o que seria um sonho de consumo um pouco mais inatingível. Deve ser lançada no final de 2024. 

É por isso que a atual Saveiro será renovada no princípio de 2022: para ganhar sobrevida no mercado por mais três anos até a chegada de sua quarta geração.

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VW Tarok

Fabricante já confirmou o Polo Track para 2023, mas ele é só o primeiro de uma fila de modelos que marca lançará no país. Saiba quais

Por fim, teremos em meados de 2025 um produto de porte compacto-médio, a tão aguardada versão de produção do conceito Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Com intervalo de sete anos, a picape da vida real chegará com a plataforma MQB A e herdando toda a parte frontal da estrutura do SUV Taos.

Pelo mesmo motivo, terá motor 1.4 TSI quatro-cilindros turboflex. A surpresa pode estar na adoção de uma variante híbrida flex desse propulsor, o que elevaria sua potência e torque, além de aumentar a eficiência em consumo de combustível contra Fiat Toro, Ford Maverick e nova Chevrolet Montana.

Nas versões de topo, a Tarok terá como trunfo o atual motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 42,8 kgfm da Amarok, com câmbio automático de oito marchas, tração integral e possíveis recalibrações. Isso porque a picape chegará para substituir a própria Amarok na linha de montagem de General Pacheco, na Região Metropolitana de Buenos Aires, a capital argentina.

Vale lembrar que, assim como o Taos, que se chamava “Projeto Tarek” na fase de desenvolvimento, o nome Tarok é provisório e pode ser mudado até o lançamento. O produto é conhecido pelos códigos internos VW317 ou VW277.

Apesar de ser irmã gêmea do Taos, a Tarok terá design próprio, que inclusive já seguirá a linha do primeiro facelift ao qual o SUV será submetido. Algumas coisas já podemos esperar: grade com barra iluminada, cabine dupla com cinco lugares e quatro portas, e uma boa dose de tecnologias embarcadas.

Imagens:
Polo Track: Divulgação/Volkswagen
Demais: Kleber Silva/KDesignAG

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