VW lançará seis carros híbridos flex no Brasil nos próximos cinco anos

Plano divulgado pelo presidente da fabricante na América do Sul, Pablo di Si, confirma que marca investirá em solução lançada pela Toyota há alguns anos
Por Leonardo Felix
30.08.2021 às 19h:57 • Att. há cerca de cerca de 2 meses
Plano divulgado pelo presidente da fabricante na América do Sul, Pablo di Si, confirma que marca investirá em solução lançada pela Toyota há alguns anos

Ao que tudo indica, a Volkswagen vai mesmo mergulhar de cabeça no mundo dos carros híbridos flex, aproveitando a existência do etanol no mercado brasileiro para vender carros com índices muito baixos de emissões sem precisar apelar (por enquanto) aos veículos 100% elétricos.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente da fabricante na América Latina, Pablo di Si, confirmou que a marca planeja lançar seis modelos híbridos flex no país nos próximos cinco anos. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Nos últimos meses, o executivo já vem apontando que a marca explorará o etanol de maneira mais assertiva enquanto nosso mercado ainda não se encontra preparado para os elétricos.

“Nos próximos cinco anos, vamos lançar seis veículos híbridos flex no Brasil”, sentenciou Di Si. “A parte fácil é lançar o carro. O difícil é construir todo o ecossistema para o abastecimento. Até pouco tempo atrás, não havia sequer regulação na Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] prevendo a mobilidade elétrica”, seguiu.

Leia também: VW T-Cross 2022 ganha itens de série de Nivus e Taos, mas já passa de R$ 160.000

A ideia da VW é aproveitar que já há uma rede de postos de combustíveis que vendem o combustível derivado da cana-de-açúcar espalhados por todo país, ao mesmo tempo em que a estrutura para veículos 100% elétricos se mostra ainda muito precária, conforme constatamos neste artigo ao tentarmos uma viagem pelo interior do país a bordo de um Audi e-tron.

“O grupo [Volkswagen] tem o compromisso de lançar carros elétricos em nível global. Mas para a América Latina essa realidade ainda não é viável, não existe infraestrutura de abastecimento. Aqui, porém, existe o etanol, uma alternativa excelente”, argumentou.

Leia também: VW Nivus 2022 terá cor do Polo GTS e carregador de celular por indução

A prerrogativa é que o etanol é muito menos poluente do que a gasolina e, por ser um biocombustível vegetal, a renovação das plantações a partir das quais ele é gerado promove teoricamente uma “limpeza” que o torna um combustível praticamente “zero-emissões”.

Por isso mesmo, o próprio Di Si apresentou neste ano um projeto ao conselho administrativo do grupo Volkswagen defendendo o investimento na tecnologia híbrida flex. Talvez tenha até usado o exemplo da Toyota, que vem fazendo sucesso e garantindo boa aderência à dupla Corolla e Corolla Cross com motor 1.8 híbrido flex em nosso mercado.

Leia também: Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Jeep Compass?

Deu certo: a matriz aprovou a adaptação de algum dos atuais propulsores já transformados em híbridos na Europa para receber gasolina e/ou etanol em nosso país e em outros mercados emergentes, como a Índia. Qual deles? Ainda é um mistério, assim como quais modelos serão tornados híbridos no Brasil.

Podemos apostar, porém, que a tecnologia deve ser aplicada prioritariamente nas gamas de modelos produzidos localmente, como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, o SUV sucessor do Gol e a picape compacta-média Tarok.

Modelos importados, como o SUV de sete lugares Tiguan, devem ser oferecidos com motorização híbrida somente a gasolina em nosso mercado.

[video] 

Você também pode se interessar por:

VW T-Cross 200 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
VW Taos 250 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
VW Jetta se renova na gringa, mas tem futuro incerto no Brasil
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos
Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha

VW híbrido flex
Volkswagen
VW
VW híbrido
VW Polo híbrido
VW Virtus híbrido
VW Nivus híbrido
VW Taos híbrido
VW T-Cross híbrido
VW Gol híbrido
VW Tarok híbrida
rosto de óculos escuros

Comentários