VW Gol vai virar um SUV? Entenda qual é a do projeto VW246

Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3
Por Leonardo Felix
30.09.2021 às 19h:30 • Att. há cerca de 2 meses
Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

Em julho deste ano, a Mobiauto contou como a Volkswagen retirou da gaveta e voltou a desenvolver o projeto VW246 ou A0 SUV, uma espécie de hatch altinho com vão livre do solo generoso e ares de SUV, tal qual o novo Citroën C3. Sua produção ocorrerá em Taubaté (SP), com lançamento previsto para ocorrer entre 2023 e 24.

Trata-se de um sucessor para o vetereníssimo Gol, nada menos que o carro mais vendido não apenas pela marca alemã, mas também em toda a história da indústria automobilística nacional. O nome será mantido? Isso ainda é um grande mistério, assim como o visual e outras informações a respeito do modelo.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

O que já podemos afirmar é que será o SUV de entrada da VW no país, com faixa de preço abaixo de Nivus e T-Cross. Será construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma que dá vida a Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Seu comprimento deve ficar acima de 4,10 m, mas com entre-eixos de 2,56 m, o mesmo de Polo e Nivus.

Isso significa que podemos esperar uma boa dose de compartilhamento de peças entre o A0 SUV e os irmãos de base. No entanto, o pequeno utilitário esportivo terá novidades importantes em termos de design, conversando com a oitava geração do Golf e até com a nova família de elétricos ID em termos estéticos.

Leia também: Avaliação: VW Taos Comfortline mescla doses de Golf, T-Cross e Polo

Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

Por dentro, replicará o uso da central multimídia VW Play, mas com novas soluções de conectividade. O motor deve ser sempre o 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível.

Ele tende a ser usado nas especificações 170 TSI manual (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol), com câmbio de cinco marchas, tal qual no extinto Up! TSI, ou 200 TSI automática (128 cv e 20,4 kgfm usando o combustível vegetal), aliado à caixa de seis velocidades com conversor de torque da Aisin.

Há, ainda, uma possibilidade de o VW246 ser um dos seis carros híbridos flex que a VW promete lançar no Brasil nos próximos seis anos. Inicialmente, o projeto estava previsto para ganhar vida em 2022, mas ele foi congelado e passou mais de um ano paralisado devido à pandemia do coronavírus.

Leia também: Os vícios do motorista brasileiro que mais irritam no trânsito

E o que acontece com o atual Gol?

Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

Até a chegada do A0 SUV, a VW deve manter em linha os irmãos Gol e Voyage, produzidos também em Taubaté. Ambos seguirão no catálogo até 2024 com motor 1.0 MPI três-cilindros aspirado 12V flex de 84 cv, sempre com câmbio manual. 

Isso significa que tanto a opção 1.6 8V de 108 cv manual quanto a 1.6 16V de 120 cv automática devem deixar de existir. A primeira, porque a família EA111 será aposentada, devido à nova legislação de emissões que entra em vigor no Brasil em 2022, Proconve L7. A segunda, por falta de demanda.

A decisão é bem diferente daquela tomada em relação ao Fox , cuja produção já foi encerrada em São José dos Pinhais (PR). Confira mais sobre o projeto VW246, bem como projeções meramente ilustrativas de Kleber Silva, do @kdesignag, em mais um vídeo do quatro O Que Vem Pra Pista:

Projeções e imagens: Kleber Silva/KDesignAG e Divulgação

Você também pode se interessar por:

VW Saveiro terá mudança visual e de motor contra nova Strada
Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
Novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos

VW Gol
Novo VW Gol
VW Gol SUV
Sucessor VW Gol
VW A0 SUV
VW 246
carro SUV
SUV turbo
SUV popular
carro hatch
SUV pequeno
SUV de entrada
SUV compacto
rosto de óculos escuros

Comentários