Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol

Novo carro de entrada da marca no país terá visual do Polo MPI atual, só que ainda mais simples e sem nenhum tipo de atributo aventureiro
Por Leonardo Felix
18.05.2021 às 23h:33 • Att. há cerca de 1 mês
Novo carro de entrada da marca no país terá visual do Polo MPI atual, só que ainda mais simples e sem nenhum tipo de atributo aventureiro

Quem esperava que o VW Polo Track, inédita configuração basicona do Polo que manterá o visual atual para conviver com o hatch reestilizado a partir de 2022, tivesse qualquer tipo de atributo aventureiro já pode ir tirando o cavalinho da chuva.

Embora o sobrenome Track dê a entender que se trata de uma versão com rack de teto e protetores plásticos nas laterais e caixas de roda, nossas mais recentes apurações, em parceria com o canal @overboostbr, indicam que o Polo Track terá na verdade um pacote visual ainda mais simples que o do Polo 1.0 MPI vendido atualmente.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O mais simples possível

De início, o projeto até previa a inserção de elementos aventureiros, mas por questões de custo a fabricante enxugou a maquiagem e deixará a carroceria do hatch a mais simples possível. A única alusão ao sobrenome estará em adesivos que devem ser aplicados nos cantos inferiores das portas laterais traseiras e no centro do porta-malas.

Na parte externa, a única novidade do Polo Track será a adoção do novo logotipo da VW. De resto, os traços serão idênticos aos do Polo MPI atual. Isso significa a presença de faróis e lanternas 100% halógenos, e a ausência de luzes diurnas de LED e faróis de neblina.

O acabamento em preto nas colunas B e C e nos contornos dos vidros deve persistir, mas as rodas serão de aço com calota, aro 14 polegadas, e até as maçanetas devem deixar de ser oferecidas na cor da carroceria. Com base nessas informações, o colega Renato Aspromonte preparou uma projeção indicando como será o visual do Polo Track.

Leia também: Novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo

Novo carro de entrada da marca no país terá visual do Polo MPI atual, só que ainda mais simples e sem nenhum tipo de atributo aventureiro

Por dentro, o compacto manterá o painel e o volante do Polo e do Gol atuais, praticamente sem receber estilizações com faixas em tom prata ou cromado. Até a manopla do câmbio manual de cinco marchas, toda em cinza fosco, deve vir do Gol, a fim de deixar o projeto mais barato.

Assim como no Polo MPI atual, o quadro de instrumentos deve ser analógico com um computador de bordo digital monocromático. O sistema de entretenimento de série deve ser o Media Plus, com rádio Bluetooth, MP3 e entradas USB, mas sem projeção de celulares. Uma central mais completa como a Discover Media talvez venha como opcional.

Travas e vidros elétricos com “um-toque” devem ser mantidos, assim como o controle eletrônico de estabilidade, mas os retrovisores externos tendem a continuar com ajuste manual, como acontece atualmente no Polo MPI.

Leia também: VW Taos será lançado em 27 de maio. Veja versões e itens de série

Novo carro de entrada da marca no país terá visual do Polo MPI atual, só que ainda mais simples e sem nenhum tipo de atributo aventureiro
Acabamento interno deve seguir a linha do atual Polo MPI, mas com a manopla de câmbio do Gol

Motor levemente mais forte

A grande novidade estará na recalibração do motor 1.0 três-cilindros naturalmente aspirado 12V flex da família EA211, conhecido como MPI. Atualmente ele rende 75 cv com etanol e 84 cv com gasolina, mas está sendo recalibrado para entregar até 86 cv com o combustível de origem vegetal. Segundo nossos informantes, o Polo Track terá apenas esta motorização. 

Em setembro do ano passado, a Mobiauto foi o primeiro site automotivo no Brasil e no mundo a revelar o projeto, confirmado em março deste ano durante a conferência anual dos conselheiros do grupo Volkswagen. 

“O Polo Track será um produto de entrada para toda a região [da América do Sul], com potencial até de ser exportado”, disse na época Alexander Seitz, um dos membros do Conselho Administrativo Global da empresa.

O lançamento está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2022, logo depois da reestilização de meia vida do próprio Polo, adotando pelo menos parcialmente o desenho do novo Polo europeu. Ambos chegarão pouco depois de ser apresentado o novo Virtus, que terá visual exclusivo e herdará o conjunto óptico dianteiro do Nivus

Leia também: Os melhores carros para andar em família

Novo carro de entrada da marca no país terá visual do Polo MPI atual, só que ainda mais simples e sem nenhum tipo de atributo aventureiro

E o que acontece com o Gol?

Essa é a pergunta de R$ 1 milhão. Se o Up! já foi tirado de linha em abril, o Fox terá sua produção encerrada até dezembro. Isso porque, para atender as normas do Proconve L7, a VW não venderá mais carros com o velho propulsor 1.6 8V da família EA111 a partir de 2022.

Gol e Voyage, no entanto, podem ter sobrevida por mais um ou até dois anos, visto que a legislação que obriga o uso de controle de estabilidade e tração em todos os veículos zero-quilômetro do país foi adiada para 2024.

Na linha 2023, eles devem perder as versões 1.6 EA111 manual e 1.6 MSI automática, sendo comercializados somente com o mesmo propulsor 1.0 MPI do Polo Track. Com isso, o Gol seguirá como carro mais barato da marca VW no Brasil por mais algum tempo, sendo gradativamente substituído pelo sucessor nas grandes vendas para frotistas.

Assim, enquanto a VW deve manter o preço do Gol 1.0 MPI abaixo de R$ 60.000, conforme antecipado pelo WM1, o Polo Track deve custar um pouco acima dessa faixa, podendo chegar a R$ 70.000 com opcionais. Curiosamente, sua produção ocorrerá junto com a do Gol em Taubaté (SP).

[video] 

Você também pode se interessar por:

Cinco qualidades do VW Up! que nenhum outro carro popular teve
VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus
Como funciona a manutenção de um carro blindado
Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker

volkswagen polo trackvw polo trackvw polo de entradavw polo 1.0carro de entradacarro hatchhatch compactohatch de entrada

Comentários