Teste: Nova Fiat Titano mantém cara, mas tem novo motor e carta na manga

Picape média mudou, ficou mais cara, e até produção mudou de local
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04.07.2025 às 14:00 • Atualizado em 07.07.2025
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Picape média mudou, ficou mais cara, e até produção mudou de local

A Fiat Titano 2026 acaba de ser apresentada. A picape chegou renovada à linha 2026, com novidades que nem sempre podem ser vistas, mas que alteraram o comportamento dinâmico e que darão uma nova experiência aos clientes.

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A Fiat Titano 2026 tem novo motor, câmbio e será produzida em Córdoba, na Argentina, em uma fábrica do grupo Stellantis, e não mais montada no Uruguai – o que é uma grande notícia para quem está interessado em uma unidade da picape Fiat. As principais novidades da caminhonete são:

  • Nova suspensão dianteira
  • Nova suspensão traseira
  • Nova direção elétrica
  • Freios a discos nas quatro rodas
  • Novo motor 2.2 turbo diesel (importado da Itália, Multijet)
  • Nova transmissão de oito marchas
  • Novo sistema de admissão e exaustão de alta performance compatível com PL8

As mudanças fazem a Fiat prometer menos ruído interno, mais conforto de rodagem, melhor desempenho e consumo da picape. Mas será que ela consegue entregar tudo isso?

  • Aceleração: saiu de 12,4 segundos para atingir 0 a 100 km/h, para fazer a mesma prova em 9,9 segundos
  • Consumo: melhoria de até 17%. Cidade era 8,5 km/l e agora são 9,9 km/l, enquanto na estrada eram 9,2 km/l e passa a rodar 10,8 km/l. Sempre com diesel.
  • Mais potência e mais torque: são 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, um aumento de 20 cv e 5,1 kgfm para as versões intermediária e de topo.

A Titano ainda ganhou novos itens que compõe o sistema ADAS, mas só para a versão mais completa, a Ranch agora tem Frenagem Automática de Emergência (AEB), Controle de Velocidade Adaptativo (ACC) Monitoramento de Pontos Cegos (BSD).

Mas essas novidades fizeram a Fiat Titano ficar melhor? A reportagem da Mobiauto foi até Curvello, em Minas Gerais, no campo de provas da Stellantis no Brasil para testar a Fiat Titano em todos os cenários.

Fiat Titano - mãos no volante 

A Fiat Titano foi a forma mais fácil encontrada pela Stellantis para entrar no segmento de picapes médias. Conseguiu? Sim. Fez sucesso? Não. Mas tudo indica que o jogo vai virar a partir da linha 2026. A caminhonete recebeu, finalmente, o cuidado que merecia desde quando desembarcou em nosso mercado.

Ela ainda segue sendo um projeto baseado na picape chinesa Kaicene F70, da Changan. Mas ganhou força na Stellantis, ao ponto de fazer a estratégia mudar na América do Sul e a Peugeot Landtrek, sua irmã, sair de linha. O foco agora está claro: Fiat Titano.

Deixou de ser montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, e ganhou espaço em Córdoba (ARG), em uma unidade fabril do grupo. Ponto positivo nisso tudo? A Fiat Brasil se tornou responsável global pelo projeto, e as diferenças são perceptíveis, principalmente pela proximidade de calibração da picape com modelos como Strada e Toro.

Acima já listamos as mudanças. Começando pelo motor, temos uma importante alteração. A Titano agora tem mais disposição para andar, acelerando até os 100 km/h em 9,9 segundos. Além de ser um bom número contra concorrentes, foi nítido nos testes as melhores acelerações e retomadas. É pisar fundo e sentir a transmissão trabalhando nas trocas de marchas e o velocímetro aumentando a velocidade sem preguiça.

Mais que o novo motor da Ram Rampage, com ganho de 20 cv e 5,1 kgfm, o câmbio melhorou (e muito) a dinâmica da picape. Trocas sutis e ágeis dão menos solavancos e ganho de velocidade mais rápido.

E o consumo ainda melhorou em até 17%, sendo 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l, na estrada, sempre usando diesel. Este a Mobiauto testará mais para frente na cidade e estrada.

As suspensões novas melhoraram o handling da picape, e isso quer dizer que ela faz curvas melhor, desvia de obstáculos com mais precisão, sem fortes arrastos de carroceria. Melhor que isso é que, testada em asfaltos acidentados, o sistema foi capaz de absorver mais as imperfeições e passar menos para carroceria. A Titano está mais confortável e com mais chão, sem saltitar como antes.

O isolamento acústico poderia ter entrado nesse pacotão de melhorias, mas não aconteceu. Ainda que esteja mais silenciosa, concorrentes do segmento como Chevrolet S10 e Ford Ranger dão mais conforto nesse quesito.

Por dentro, a nova interface da multimídia é legal. Mas o mais interessante é a tela com dados off-road como latitude, longitude e inclinação de carroceria. Os três novos itens ADAS também tornam a picape mais interessante, mas a preocupação fica para o alerta de ponto cego, que tem os sensores presos próximos ao para-choque traseiro. O time de engenharia afirmou à Mobiauto que são presos em uma distância calculada para não danificação em caso de colisão traseira, mas nossa reportagem acredita que uma batida mais forte pode, sim, tornar o conserto mais caro.

Mas a Titano mudou, de fato, da água para o vinho. Mantendo preço competitivo, ainda que mais alto, a Ranch testada pela Mobiauto sai das lojas por R$ 285.990, mesmo preço praticamente de uma Toyota Hilux STD Power Pack AT, de R$ 288.990 - configuração mais barata da picape equipada com câmbio automático. Receita boa para vender mais – e vai.

A picape média da Stellantis está mais potente, com mais torque e mais equipada. Melhorou em todos os aspectos de dirigibilidade, além de uma atenção especial para o consumo. Contra a Titano 2025, a melhoria é substancial.

Não podemos esquecer que isso a fez ficar até R$ 26 mil mais cara, mas agora a caminhonete realmente diz a que veio no mercado e promete ganhar mais vendas nos próximos meses. A Fiat sabe disso, e a alteração para produção da picape na Argentina já visualiza essa situação, já que lá poderá ter um volume maior de unidades fabricadas.

PS: A versão Endurance MT, que não está envolvida neste teste, também estava no evento de lançamento da picape. Lá, fizemos um off-road mais pesado com ela. Mesmo tendo menos torque, motor 2.2 e câmbio manual de seis marchas se mostraram valentes, tornando-a uma ótima opção com trabalho mais pesado.

Preços, versões e equipamentos

Fiat Titano Endurance MT 2026: R$ 233.990

  • Espelhos retrovisores elétricos
  • Freios a disco nas rodas traseiras
  • Direção elétrica
  • Protetor de caçamba
  • Sistema de tração 4x4 sob demanda
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • Controle de velocidade com limitador de velocidade
  • Assistente de partida em rampa
  • Assistente de descida
  • Controle de tração
  • Assistente de reboque
  • Porta objetos abaixo dos bancos traseiros
  • Ar-condicionado
  • Porta luvas refrigerado
  • Som com conexão bluetooth
  • Rodas de aço de 17”
  • Três entradas USB-A
  • Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
  • Apoio de braço dianteiro e traseiro
  • Assoalho em vinil

Fiat Titano Volcano AT 2026: R$ 263.990 

  • Itens da versão Endurance +
  • Câmbio automático de oito marchas
  • Tração 4x4 sob demanda, com seletor 4x2 e 4x4 low
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Modos de condução “Areia” e “Neve”
  • Multimídia 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Câmera 180º off-road
  • Sensor traseiro
  • Câmera de ré
  • Bancos com revestimento de couro
  • Volante multifuncional com revestimento de couro
  • Faróis de neblina
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Duas tomadas 12V
  • Cluster com tela central de 4,2”
  • Protetor de caçamba
  • Capota marítima
  • Assoalho em carpete

Fiat Titano Ranch AT 2026: R$ 285.990

  • Itens da versão Volcano +
  • Monitoramento do ponto cego
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Páginas off-road na multimídia
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Aviso de saída de faixa
  • Rebatimento automático de retrovisores
  • Bancos com ajuste elétrico para motorista e passageiro
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • Monitoramento de pneus
  • Sensor dianteiro de estacionamento
  • GPS embarcado
  • Santantonio cromado
  • Estribos laterais
  • Barras longitudinais
  • Rodas de 18 polegadas de liga leve
  • Chave presencial
  • Faróis de neblina
  • Lanternas de LED
  • DRL de LED
  • Som com quatro speakers e 2 tweeters

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.