Renault Boreal vai além do Kardian, tem sistema do Google e herança do Duster

SUV é segundo passo na estratégia global da marca e mostra evolução dos produtos
Por
10.07.2025 às 10:30
Compartilhe:
SUV é segundo passo na estratégia global da marca e mostra evolução dos produtos

O Renault Boreal finalmente foi apresentado depois de muitos flagras e especulações. O SUV médio será rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos no Brasil. Apesar de revelado, o modelo só será lançado no final do ano.

Você também pode se interessar por:

Além do Brasil, o SUV estará presente na América Latina, na Turquia, Oriente Médio e na Bacia do Mediterrâneo. Dessa forma, o Renault Boreal é um importante pilar no International Game Plan que engloba lançamentos até 2027.

O SUV será produzido, inicialmente, no Brasil, de onde será exportado para 17 países da América Latina. O segundo local de fabricação será na planta de Bursa na Turquia, que exportará para outros 54 mercados.

Como é o Renault Boreal 2026?

Uma das apostas do Renault Boreal está em seu visual. As linhas são ousadas e bem anguladas, diferente da maioria do segmento e causam a mesma sensação de quando o Peugeot 3008 desembarcou no Brasil em sua segunda geração: um carro bonito e facilmente reconhecível.

A dianteira é marcada por um novo estilo de farol de LED, que é composto por peça única, mas é recortado pela grade, dando a sensação de um pedaço solto na dianteira. Há outros três pequenos fragmentos de LED conectados na porção inferior.

Ainda na dianteira, grade e para-choque utilizam de linhas bem anguladas e contrapostas, brincando com a forma do logo da Renault. Por falar nisso, um dos destaques visuais é a presença do chamado “Nouvel’R” em aço escovado.

Visto de lado, as rodas de 19 polegadas condizem com o porte do veículo. A caixa de roda é bem pronunciada e ajudam a harmonizar o visual. Na traseira, as linhas recortadas voltam a simular o visual do logo da Renault.

Em termos de porte, o Renault Boreal confirma a vocação para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Confira o comparativo de medidas entre os rivais:

Renault Boreal

  • Comprimento: 4,56 m 
  • Largura: 1,84 m
  • Altura: 1,65 m 
  • Entre-eixos: 2,70 m 

Jeep Compass

  • Comprimento: 4,40 m
  • Largura: 1,81 m 
  • Altura: 1,62 m 
  • Entre-eixos: 2,63 m 

Toyota Corolla Cross

  • Comprimento: 4.46 m 
  • Largura: 1,82 m 
  • Altura: 1,62 m
  • Entre-eixos: 2,63 m

Volkswagen Taos

  • Comprimento: 4,46 m
  • Largura: 1,84 m
  • Altura: 1,62 m
  • Entre-eixos: 2,68 m

O Boreal também se destaca em porta-malas, uma vez que oferece 522 litros de capacidade. Bem mais que os 400 litros do Jeep Compass, por exemplo.

Herança do Renault Duster

O Renault Boreal é um veículo completamente novo, apesar da maçaneta traseira sugerir uma relação com o Dacia Bigster – que é uma espécie de Duster esticado. No entanto, não é isso que liga o novo modelo ao SUV veterano.

Apesar da plataforma diferente, o Renault Boreal tem a suspensão traseira com eixo de torção, mesmo esquema do Renault Duster e Kardian, o que pode ser um pênalti contra o Jeep Compass, que tem um sistema mais avançado. Resta saber o comportamento quando rodarmos com o veículo.

Por falar em plataforma, o Renault Boreal é montado sobre a plataforma RGMP, a mesma do Kardian. Segundo a Renault, essa plataforma está pronta para sistemas híbridos e até mesmo variantes elétricas, mas o Boreal não terá nenhuma dessas motorizações, ao menos no primeiro momento.

Interior refinado e sistema Google

O interior do Renault Boreal é o que mais se aproxima do Mégane E-Tech, ao menos em termos de propostas e materiais. O painel é todo revestido em materiais macios ao toque, assim como o painel de portas.

A central multimídia e o painel de instrumentos possuem 10 polegadas e estão conectadas pela moldura, ao melhor estilo do Nissan Kicks. O painel ainda tem diferentes materiais e iluminação de LED.

Por falar na central multimídia, o sistema é fornecido pelo Google e, por esse motivo, é possível instalar aplicativos da Play Store, entre eles YouTube, Spotify e Waze. Além disso, o sistema é capaz de reconhecer comandos de voz como um celular equipado com sistema Android e até espelhar o Google Maps no painel de instrumentos.

O console central é elevado, o que ajuda na sensação de ambiente premium. O LED ambiente pode ser personalizado e tem 48 cores. A alavanca de câmbio é no mesmo sistema do Kardian, ou seja, um pequeno joystick.

Entre os equipamentos que tivemos contato, uma vez que vimos apenas a configuração topo de linha, o Boreal terá itens como ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico e sistema ADAS completo com ACC, assistente de manutenção em faixa, sistema de centralização de faixa, alerta de saída segura e sensor de ponto cego.

O sistema de som é assinado pela Harman Kardon e integra uma dezena de alto-falantes com regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido – são cinco ao todo: Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge.

Renault Boreal não será híbrido

Esperava-se que o Renault Boreal chegasse ao mercado com sistemas híbridos. No entanto, as expectativas não foram cumpridas e o SUV chegará, em primeiro momento, somente com motor 1.3 turbo flex a combustão.

Esse motor rende 163 cv na versão flex para o Brasil, 156 cv para o restante da América Latina com gasolina e apenas 138 cv a gasolina para Turquia. O torque é de 27,5 kgfm de torque em toda a América Latina e 24,5 kgfm de torque na Turquia.

A transmissão é a mesma do Kardian, ou seja, um câmbio automatizado de dupla embreagem úmida com seis marchas. O Boreal ainda tem cinco modos de condução: Eco, Confort, Sport, Personnel e Smart.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.