Fiat Pulse: por que está mais difícil comprar as versões 1.3 que as turbo
O Fiat Pulse quer dominar o mercado dos SUVs e já registrou 5.500 reservas em um período de 96 horas - quase uma unidade por minuto. Para brigar no topo da tabela, o modelo conta com dois tipos de motorização e cinco versões, que você pode conhecer melhor neste outro artigo.
No entanto, encontrar as versões 1.3 aspiradas nas concessionárias e no configurador da Fiat virou uma tarefa difícil. No site da montadora, apenas as versões Turbo 200, dotadas do propulsor 1.0 turbinado de três cilindros, estão disponíveis. Nas lojas, a limitação se repete.
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A Mobiauto apurou junto às concessionárias que a Fiat suspendeu temporariamente as reservas das versões de entrada. Em algumas lojas, o discurso é de que o lote das opções mais baratas já foi todo reservado. Em alguns grupos de Facebook, clientes especulam que a procura por essas versões está maior.
Entretanto, alguns vendedores afirmam que o motivo da paralisação está relacionado ao motor 1.3 Firefly.
Preços do Pulse Turbo 200 AT para São Paulo. Tabela nacional está no final deste artigo (Reprodução/Fiat)
De acordo com esses lojistas, as versões equipadas com esse motor tiveram um bom volume de reservas, mas ele não chegou a superar a procura pelas versões Turbo 200, que ainda seriam as preferidas de boa parte dos consumidores.
A Stellantis teria decidido interromper a oferta do Pulse 1.3 para não prejudicar a produção de Argo e Strada, que usam o mesmo propulsor. Vale lembrar que esses são os modelos mais vendidos pela marca no Brasil e a picape compacta já sofre com filas de espera de até seis meses, como a Mobiauto contou aqui.
A Mobiauto procurou a Fiat para confirmar as informações passadas pela rede, mas não foi respondida até a publicação desta reportagem. Sobre o site, a marca diz que uma atualização da plataforma retirou as duas versões 1.3, mas que voltarão em breve ao configurador.
Leia também: Avaliação: Fiat Pulse tem requisitos para fazer o mesmo sucesso do Uno?
Versões, preços e entrega
O Fiat Pulse é equipado, nas versões de entrada, com o motor 1.3 Firefly quatro-cilindros 8V aspirado flex. No SUV, ele foi recalibrado para entregar 98/107 cv (gasolina/etanol) e 13,2/13,7 kgfm, por conta do novo conjunto de normas de emissões que vigorará a partir de 2022, o Proconve L7.
Com essa motorização, o Pulse pode ter uma caixa manual de cinco marchas, como já acontece com Argo e Strada, ou automática do tipo CVT, que simula sete marchas. Esta configuração foi estreada pelo modelo e deve ser adotada pela Strada ainda este ano, e pela dupla Argo e Cronos em 2022.
Já nas opções mais caras, o trem de força é o novo motor Turbo 200, um 1.0 turboflex três-cilindros 12V com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III, que rende 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm, sempre gerenciado pelo câmbio automático do tipo CVT.
Leia também: Todas as versões do Fiat Pulse, preços e itens de série
Pulse 1.3 manual: R$ 79.990
Pulse Drive 1.3 CVT: R$ 89.990
Pulse Drive 1.0 Turbo 200 CVT: R$ 98.990
Pulse Audace 1.0 Turbo 200 CVT: R$ 107.990
Pulse Impetus 1.0 Turbo 200 CVT: R$ 115.990
A Stellantis estipula o prazo entre 30 e 90 dias para a entrega do modelo após o pagamento do sinal de R$ 3.000. A marca promete informar o cliente sobre a data de retirada “no ato da compra”.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.