Exclusivo: VW Saveiro terá mudança visual e de motor contra nova Strada

Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo
Por Leonardo Felix
13.07.2021 às 19h:38 • Att. há cerca de cerca de 2 meses
Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo

Como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, o novo conjunto de normas de emissões que entrará em vigor no Brasil em 2022, Proconve L7, acelerará a morte de diversos carros que se tornaram jurássicos em nosso mercado: Fiat Uno, Siena e Doblò, Chevrolet Joy e Joy Plus e VW Fox são alguns exemplos. 

O veterano motor EA111 da Volkswagen também deve dar adeus, assim como a família SPE-4 (1.0, 1.4 e 1.8) da General Motors, o 1.6 Kappa da Hyundai e o 1.8 E-torQ da Stellantis. Contudo, dois ou três dinossauros de nossa indústria devem ser mantidos em linha: os irmãos de plataforma VW Gol e Saveiro, com possibilidades de o Voyage também ser preservado.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O Gol, como já contamos em nosso artigo sobre a extinção dos propulsores EA111, tende a ser mantido apenas na configuração 1.0 MPI (três-cilindros 12V da família EA211), disparada a mais procurada por frotistas nas vendas diretas. A tendência é que o hatch subcompacto siga vivo até 2023, sendo paulatinamente substituído pelo Polo Track.

Já o caso da Saveiro é um pouco mais emblemático. De acordo com nossas mais recentes apurações, a VW já teria decidido mantê-la em linha para seguir como a principal (e única) rival da Fiat Strada no segmento de picapes compactas.

Leia também: 11 carros que estão ameaçados de morte até o fim de 2021

Inicialmente, a fabricante tinha um projeto ultrassecreto de uma nova geração para a Saveiro, com código interno VW247 e que utilizaria a matriz MQB A0 com dianteira do Polo. No entanto, a conta não fechou e a montadora decidiu investir em uma nova reestilização para manter o modelo atual em linha por mais alguns anos, até 2024 ou 25.

Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo

Isso significa uma sobrevida para a matriz PQ24, existente desde 2001 com o Polo de quarta geração e replicada pelo Fox, em 2003, e pela terceira e atual geração do Gol, em 2008, que também deu origem ao Voyage e à atual Saveiro.

Leia também: Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass

Além de mudanças visuais a serem aplicadas especialmente na dianteira, a nova Saveiro deve receber um banho de loja na cabine, com novidades no acabamento interno e em equipamentos. Até central multimídia nas versões de topo deve pintar, além de itens de segurança, como controles de estabilidade e tração, e LED nos faróis e lanternas.

Entre as novidades no desenho do balanço dianteiro, deve constar uma grade com entradas de ar mais robustas, como na atual versão Cross. Isso porque toda a gama será equipada com o motor 1.6 MSI 16V de 110/120 cv (gasolina/etanol). Afinal, o 1.6 8V da família EA111 será tirado de campo.

Leia também: Preço dos combustíveis sobe até 765% mais que a inflação em 2021

O câmbio deve ser sempre manual de cinco marchas, com chances de a caixa automática de seis velocidades da Aisin pintar na versão de topo para brigar com a futura Strada Ranch. O lançamento da Saveiro renovada deve ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2022.

Outra surpresa é que a opção aventureira Cross deve deixar a gama, visto que o visual dianteiro deve passar a ser padronizado em todas as versões. Ela deve ser substituída por uma nova configuração de topo chamada Highline. Já as Saveiro Robust e Trendline devem seguir em linha com cabine simples ou dupla.

Você também pode se interessar por:

Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
Exclusivo: novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos

VW Saveiro
Nova VW Saveiro
VW Saveiro automática
VW Saveiro 1.6 MSI
VW Saveiro cabine dupla
VW Saveiro Highline
VW Saveiro Robust
VW Saveiro Trendline
VW
rosto de óculos escuros

Comentários