Exclusivo: VW Saveiro terá mudança visual e de motor contra nova Strada

Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo
LF
Por
13.07.2021 às 16:38 • Atualizado em 06.08.2021
Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo

Como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, o novo conjunto de normas de emissões que entrará em vigor no Brasil em 2022, Proconve L7, acelerará a morte de diversos carros que se tornaram jurássicos em nosso mercado: Fiat Uno, Siena e Doblò, Chevrolet Joy e Joy Plus e VW Fox são alguns exemplos. 

O veterano motor EA111 da Volkswagen também deve dar adeus, assim como a família SPE-4 (1.0, 1.4 e 1.8) da General Motors, o 1.6 Kappa da Hyundai e o 1.8 E-torQ da Stellantis. Contudo, dois ou três dinossauros de nossa indústria devem ser mantidos em linha: os irmãos de plataforma VW Gol e Saveiro, com possibilidades de o Voyage também ser preservado.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O Gol, como já contamos em nosso artigo sobre a extinção dos propulsores EA111, tende a ser mantido apenas na configuração 1.0 MPI (três-cilindros 12V da família EA211), disparada a mais procurada por frotistas nas vendas diretas. A tendência é que o hatch subcompacto siga vivo até 2023, sendo paulatinamente substituído pelo Polo Track.

Já o caso da Saveiro é um pouco mais emblemático. De acordo com nossas mais recentes apurações, a VW já teria decidido mantê-la em linha para seguir como a principal (e única) rival da Fiat Strada no segmento de picapes compactas.

Leia também: 11 carros que estão ameaçados de morte até o fim de 2021

Inicialmente, a fabricante tinha um projeto ultrassecreto de uma nova geração para a Saveiro, com código interno VW247 e que utilizaria a matriz MQB A0 com dianteira do Polo. No entanto, a conta não fechou e a montadora decidiu investir em uma nova reestilização para manter o modelo atual em linha por mais alguns anos, até 2024 ou 25.

Picapinha construída sobre plataforma de 20 anos atrás ganhará sobrevida com motor 1.6 de 120 cv e novas tecnologias a bordo

Isso significa uma sobrevida para a matriz PQ24, existente desde 2001 com o Polo de quarta geração e replicada pelo Fox, em 2003, e pela terceira e atual geração do Gol, em 2008, que também deu origem ao Voyage e à atual Saveiro.

Leia também: Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass

Além de mudanças visuais a serem aplicadas especialmente na dianteira, a nova Saveiro deve receber um banho de loja na cabine, com novidades no acabamento interno e em equipamentos. Até central multimídia nas versões de topo deve pintar, além de itens de segurança, como controles de estabilidade e tração, e LED nos faróis e lanternas.

Entre as novidades no desenho do balanço dianteiro, deve constar uma grade com entradas de ar mais robustas, como na atual versão Cross. Isso porque toda a gama será equipada com o motor 1.6 MSI 16V de 110/120 cv (gasolina/etanol). Afinal, o 1.6 8V da família EA111 será tirado de campo.

Leia também: Preço dos combustíveis sobe até 765% mais que a inflação em 2021

O câmbio deve ser sempre manual de cinco marchas, com chances de a caixa automática de seis velocidades da Aisin pintar na versão de topo para brigar com a futura Strada Ranch. O lançamento da Saveiro renovada deve ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2022.

Outra surpresa é que a opção aventureira Cross deve deixar a gama, visto que o visual dianteiro deve passar a ser padronizado em todas as versões. Ela deve ser substituída por uma nova configuração de topo chamada Highline. Já as Saveiro Robust e Trendline devem seguir em linha com cabine simples ou dupla.

Você também pode se interessar por:

Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
Exclusivo: novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos

Comentários