BYD Dolphin Mini é o 1º carro elétrico fabricado no Brasil
A BYD apresentou nesta terça-feira (1) seu primeiro carro fabricado no Brasil com o método SKD - em que os veículos são importados em um estado parcialmente montado. Trata-se de uma unidade do Dolphin Mini, elétrico mais vendido do país, e que será peça chave da planta de Camaçari (BA).
Mesmo com a promessa feita pelo vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, de que a fábrica seria inaugurada no dia 26 de junho, o ritmo ainda é lento e tudo indica que deve demorar ainda três meses para estar em pleno funcionamento. Ainda assim, a reportagem de Mobiauto esteve no local, onde antes de fabricava Ka e EcoSport para conhecer o primeiro produto nacional da BYD.
Você também pode se interessar por:
- BYD Dolphin Mini: como seria se o elétrico ganhasse um irmão sedan
- BYD Dolphin Mini 2026 ganha novos itens e tem até pneu novo; veja
- BYD Dolphin Mini Cargo 2026: elétrico barato chinês ganha versão de trabalho
- BYD desbanca Toyota nas vendas e assume 4ª posição no Brasil
Em números, o montadora chinesa prevê entregar 50 mil carros até o final deste ano, 150 mil em 2026 e até 300 mil a partir da construção de outros três galpões que devem abrigar as demais linhas de montagens, previstos para estarem prontos até 2027.
Segundo a própria BYD, a planta, instalada no antigo complexo da Ford, será a maior da empresa fora da Ásia. A expectativa é que, na primeira fase, sejam fabricados 150 mil unidades por ano, enquanto no pleno funcionamento a capacidade fabril passe para 300 mil carros anuais. Ao todo, o projeto poderá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
Além da fábrica de automóveis, o complexo industrial da BYD em Camaçari fará chassis de ônibus elétricos e processamento de lítio e ferro-fosfato, matérias-primas essenciais para baterias.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.