VW T-Cross: os principais problemas, segundo os donos

Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross
Renan Bandeira
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13.04.2021 às 16:59 • Atualizado em 29.05.2024
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Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross

Quem acompanha a Mobiauto já conhece os artigos da série “principais problemas, segundo os donos”. Depois de falar sobre VW Polo e Virtus, Hyundai HB20, Fiat Argo e Onix e Onix Plus, nossa reportagem traz mais informações sobre o Volkswagen T-Cross, primeiro SUV a ter as reclamações contadas aqui.

O utilitário esportivo foi lançado no Brasil em 2019 e já acumula mais de 113 mil emplacamentos até março de 2021. Atualmente, pode ser comprado nas versões 200 TSI (manual ou automática) e Comfortline 200 TSI, movidas pelo motor 1.0 turboflex de 116/128 cv e 20,4 kgfm, ou Highline 250 TSI, empurrada pelo 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm.

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O T-Cross é irmão de plataforma de VW Polo e Virtus, e tem como rivais no mercado nacional: Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Citroën C4 Cactus, CAOA Chery Tiggo 2, Peugeot 2008, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster e Honda HR-V.

Nossa reportagem reuniu as principais falhas apontadas por proprietários do modelo em grupos de redes sociais, para ajudar os interessados a antecipar seus possíveis defeitos. 

A boa notícia é que o SUV tem sido muito elogiado pela maioria dos donos e, mesmo com as reclamações, nenhuma se refere a alguma falha muito grave ou estrutural de projeto. Portanto, o modelo não deixa de ser uma boa opção de compra.

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Barulho interno

Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross

É característico dos carros da Volkswagen. Os proprietários de outros modelos também reclamam do barulho interno e dos estalos que o acabamento em plástico rígido fazem, seja do Up!, do Gol ou até mesmo da Amarok - que é o modelo mais caro da marca alemã no Brasil atualmente.

Geralmente os ruídos vêm das portas e do painel, e podem ser ouvidos mesmo com uma quilometragem baixa de rodagem. Alguns proprietários até afirmam nas redes sociais que levam seus carros em lojas especializadas para dar um trato mais fino ao acabamento e, assim, acabar com a barulheira. 

Relatos: caso 1 e caso 2.

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Faróis embaçados

Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross

Esta é outra questão crônica dos veículos da montadora alemã, e já foi contada nos principais problemas de Polo e Virtus, inclusive. No caso do T-Cross, a Mobiauto presenciou o embaçamento dos faróis ao vivo durante os testes para o comparativo contra o Jeep Renegade - que você pode conferir clicando aqui. 

Isso acontece devido à má vedação do conjunto, que permite a infiltração de água. Com o calor das lâmpadas, o líquido vaporiza dentro da peça e se dissipa até o acrílico, que protege as lâmpadas e o espelho. Aí o farol fica embaçado.

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Suspensão

Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross

O problema da suspensão dianteira do T-Cross afeta unidades fabricadas entre 2019 e 20, e foi responsável por um recall do SUV. Então, se for procurar o veículo no mercado de usados, verifique se o chassi estava envolvido no chamamento e se foi levado à concessionária para resolver o problema.

De acordo com o comunicado, o motivo da campanha é o afrouxamento das porcas superiores que fixam as bieletas nos amortecedores dianteiros, que podem se soltar completamente se não houver um novo aperto, comprometendo a estabilidade do veículo com potencial risco de acidentes.

Ao que parece, a questão foi sanada já na fabricação dos exemplares mais recentes do T-Cross. Mas é bom ficar atento com fortes barulhos na dianteira do veículo, que, segundos os donos, são o principal sintoma do problema.

Relatos: Caso 1 e Caso 2

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Central multimídia

Barulhos internos, faróis embaçados e suspensão que já gerou recall. Veja que tipos de dor de cabeça você pode encontrar em um T-Cross

A principal novidade da linha 2021 do T-Cross é a central multimídia VW Play, de 10 polegadas, que estreou no ano passado no SUV cupê Nivus e deve em breve compor toda a gama de veículos da Volkswagen feitos na América do Sul. O próximo é o Taos, em maio. Depois, chegará a Polo e Virtus reestilizados.

No ano passado, contamos em primeira mão os problemas da nova central, que superaquece, trava, tem apagões aleatórios e até reinicia o sistema por conta própria. Naquele momento, o sistema de entretenimento equipava só o Nivus. 

A marca foi procurada na época e explicou que “o VW Play vem recebendo atualizações de seu sistema operacional. A primeira geração de atualização ocorreu em setembro e, em breve, novas atualizações estarão disponíveis, trazendo novos recursos e proporcionando melhorias de performance no sistema.”

Com a atualização, alguns aparelhos que apresentavam problemas voltaram a funcionar normalmente, de fato, mas ainda existem donos de cabeça quente com o sistema. Então, fique atento.

Relatos: Caso 1 e caso 2

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Recall

Até o momento, o Volkswagen T-Cross está envolvido em dois chamados. Um está relacionado à suspensão, conforme já mencionamos. O outro se refere ao eixo traseiro. Clique aqui para ver os chamados.

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