Exclusivo: VW Taos chega no fim de maio com estratégia à la Nivus

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo
LF
Por
08.03.2021 às 11:16
SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

A Volkswagen está nos preparativos finais para lançar o Taos, SUV compacto-médio que virá importado da Argentina para brigar com Toyota Corolla Cross e novo Jeep Compass. Quando o modelo chegar, porém, os dois rivais já terão sido lançados, visto que o Corolla Cross será apresentado em 11 de março (chegando à rede até o dia 25) e o novo Compass, em 4 de abril.

Já o Taos estará nas lojas apenas entre fim de maio e início de junho. Antes disso, em meados de maio, haverá a pré-venda do modelo. Para tanto, a fabricante adotará a mesma estratégia contemplada pelo Nivus: uma série especial de lançamento (Launching Edition) com pintura cinza exclusiva, rodas aro 18 escurecidas e teto e capas dos retrovisores nas cores pretas. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

Conforme antecipado pela Mobiauto desde setembro do ano passado, o Taos será comercializado em uma lista enxuta formada por apenas duas versões, Comfortline e Highline, como no Nivus. Nossa reportagem, inclusive, já mostrou em primeira mão quais serão as diferenças entre elas.

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

E, assim como o primo menor, o Taos terá uma mesma motorização equipando toda a gama, a 250 TSI – propulsor 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin, sempre com tração dianteira. Aliás, sua estratégia de lançamento também copiará a do SUV cupê do Polo.

Leia também: Caoa Chery Exeed LX, SUV de luxo chinês contra Audi, BMW e Mercedes

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

A diferença, obviamente, estará no porte (sua plataforma é a MQB-A, enquanto o Nivus usa a matriz MQB A0), no posicionamento de mercado e nos preços. De acordo com fontes da rede consultadas, o Taos deve chegar a R$ 170 mil na opção mais cara, partindo de R$ 150 mil.

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

O Taos Comfortline deve trazer de série faróis parcialmente de LED - as luzes de seta, ao centro, são incandescentes –, com acendimento automático e ajuste manual de altura do facho, além de grade simples, com divisória horizontal intermediária em preto fosco. 

Leia também: Indústria monta carros incompletos e busca peças de avião para não parar

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

Suas rodas de liga leve têm uma polegada a menos de diâmetro, 17”, e acabamento em prata simples. Mas suas maçanetas já indicam que a chave possui sensor presencial. Por dentro, trará painel com faixa em acabamento fosco e outra macia ao toque com costuras pespontadas aparentes.

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

Também já virá de fábrica no Taos de entrada: volante multifuncional herdado de Golf 8 e Nivus, quadro de instrumentos 100% digital, central multimídia VW Play, botão de partida do motor, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, manopla de câmbio herdada do T-Cross, entradas USB-C e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial.

Leia também: Chevrolet Onix já começa a faltar nas lojas e a gerar fila de espera

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

O Taos Highline, por sua vez, acrescerá conjunto óptico full-LED com sistema inteligente de iluminação IQ Light, que inclui fachos direcionais, regulagem automática de altura, luzes de neblina integradas, função antiofuscamento para outros veículos e raio de alcance otimizado lateral e longitudinalmente. Além, é claro, da grade com filete iluminado e de rodas aro 18.

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

Por dentro, a faixa superior do painel recebe acabamento brilhante e a de baixo, suave ao toque, em tom mais claro. A configuração mais cara inclui ainda: assistente autônomo de estacionamento; iluminação interna ambiente com mudança da cor; bancos dianteiros elétricos; pedais com alumínio; revestimento estilizado para todos os bancos; teto solar.

Leia também: Documento do carro: já é possível transferir tudo online?

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

De acordo com a VW, o Taos medirá 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.626 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos, números muito similares aos que a Mobiauto já havia antecipado em outubro do ano passado, baseado no utilitário esportivo chinês Tharu, de quem o Taos herda diretamente o projeto.

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

A única grande diferença estará no volume do porta-malas, que no mercado americano será de 498 litros, 43 l a mais do que o oficialmente divulgado para o Tharu na China. Segundo a fabricante, o ganho se deve à adoção de forração e de conjunto de estepe exclusivos para nosso mercado, sem promover modificações no banco traseiro.

Leia também: Os 15 SUVs mais lentos vendidos no Brasil

SUV médio terá pré-venda, série de lançamento, duas versões e uma só motorização, exatamente como o SUV cupê do Polo

Em relação ao Jeep Compass, grande líder de vendas e principal referência do segmento, o Taos é 4,1 cm mais comprido, 2 cm mais largo e 1,5 cm mais baixo. Também possui um entre-eixos quase 4 cm maior e um porta-malas com 88 litros a mais de volume.

Já em relação ao Corolla Cross, serão 0,1 cm, 1,6 cm, 0,6 cm e 4 cm, respectivamente, a mais em comprimento, largura, altura e entre-eixos. E como a Mobiauto já revelou, o rival da marca japonesa terá porta-malas de 440 litros no bagageiro, mesmo com um banco traseiro dotado de dois níveis de angulação. São 58 l de desvantagem para o Taos.

Você também pode se interessar por:

VW Taos faz Tiguan perder motor 1.4 e custar mais de R$ 220.000
Nem T-Cross nem Tiguan: VW Taos ameaça mesmo é o Jetta
VW Taos deve ganhar irmã gêmea picape até 2023
Toyota Corolla Cross chega para ser o que a Fielder não conseguiu


Comentários