Fusca Itamar pouco rodado está à venda pelo preço do VW Tera topo de linha

Clássico dos anos 1990 é simples e rústico, mas está em ótimo estado de conservação
GS
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19.06.2025 às 03:30
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Clássico dos anos 1990 é simples e rústico, mas está em ótimo estado de conservação

O primeiro Volkswagen Fusca feito no Brasil com peças nacionais saiu da linha de produção da antiga fábrica da marca no bairro paulistano do Ipiranga no dia 3 de janeiro de 1959. Antes da nacionalização, cerca de 2.200 Fuscas foram montados no local, entre 1953 e 1958, com componentes importados da Alemanha.

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O Fusca passou por diversas mudanças nas décadas seguintes, mas sem perder a robustez característica do rústico projeto concebido nos anos 1930. O “besouro” foi descontinuado em 1986, mas voltou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP) sete anos mais tarde a pedido do então Presidente da República Itamar Franco.

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Vendido na mesma faixa de preços dos populares da época, o Fusca Itamar” saiu de linha definitivamente em 1996 por não atingir o sucesso esperado devido à concorrência de modelos mais modernos e com preços mais competitivos.

Atualmente, os Fuscas da “era Itamar” são cobiçados por colecionadores, tanto que não é raro encontrar exemplares bem conservados sendo vendidos por preços de carros novos. A loja de veículos antigos GG World, por exemplo, anunciou em seu site um Fusca Itamar 1996 de único dono com preço sugerido de R$ 140 mil.

Reprodução/GG World

Reprodução/GG World

O anúncio diz que o carro rodou apenas 15 mil km e que a sua pintura na cor prata Lunar é original, sem nenhum retoque. Pelas fotos, é possível notar que o Fusca está, de fato, muito bem cuidado. O tecido cinza dos bancos apresenta ótimo estado de conservação, assim como o painel de instrumentos com grafismo idêntico ao dos outros Volkswagen da época. O volante é o mesmo usado no Gol CL entre 1988 e 1995.

O motor instalado na traseira é o conhecido boxer a gasolina de 1.600 cm³ de quatro cilindros opostos refrigerado a ar, que entregava modestos 58 cv de potência e 11,9 kgfm de torque. O câmbio manual tem apenas quatro marchas.

Reprodução/GG World

Reprodução/GG World

Com esse conjunto mecânico, o Fusca Itamar acelerava de 0 a 100 km/h em aproximadamente 15 segundos e atingia a velocidade máxima de 140 km/h, de acordo com os dados de fábrica.

Para efeito de comparação, com os mesmos R$ 140 mil pedidos pelo Fusca é possível comprar a versão topo de linha (High) do recém-lançado Volkswagen Tera, que estreou há algumas semanas com a árdua missão de assumir o posto de carro mais vendido da marca no Brasil - tanto que ostenta na base do vidro traseiro um easter egg que faz referência ao legado iniciado pelos icônicos Fusca e Gol, dois históricos campeões de vendas do mercado brasileiro.

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