VW Fox já queria ser há 20 anos o que o Tera é hoje; entenda

Hatch altinho quase virou SUV, mas projeto não saiu do papel
Renan Bandeira
Por
22.06.2025 às 03:47
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Hatch altinho quase virou SUV, mas projeto não saiu do papel

A Volkswagen poderia ter saído à frente de muitas marcas caso tirasse do papel o projeto do SUV do Fox. Ainda que fosse um hatch altinho, usando boa parte da base do Polo da época, o modelo foi no máximo um crossover aventureiro, mas nunca deixou suas raízes de lado para se tornar um utilitário esportivo.

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Ainda assim poderia ter virado um SUV anos depois de seu lançamento, mais precisamente em 2007, para enfrentar Ford EcoSport, que caminhava sozinho no segmento. Naquele momento, o protótipo foi apresentado como SUW (sport-utility-wagon).

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Ele usava a plataforma Q24, mesma do Fox, e que nasceu a partir do Polo de quarta geração - o primeiro a ser fabricado no Brasil. O projeto foi revelado por Luiz Alberto Veiga, que trabalhou cerca de 40 anos na Volkswagen como desenhista, e que contou em suas redes sociais sobre projetos dos anos 1980, 1990 e 2000.

Eu era responsável por mercados emergentes e fiz esta proposta de SUW usando a plataforma do Fox, comentou Veiga. “Tinha absoluta certeza que as SUW seriam muito bem aceitas, principalmente em mercados como América do Sul e asiáticos, mas mais uma vez acho que eu estava muito adiantado no timing. Na VW não houve interesse, mas a ideia foi parar na Kia, que então criou o Kia Soul, início da onda dos SUW lights em todo mundo”, completou.

Acervo/Luiz Alberto Veiga

Acervo/Luiz Alberto Veiga

A convicção de Veiga estava bem direcionada desde aquele momento. Afinal, os SUVs dominam mais de 50% das vendas de carros novos hoje no Brasil. Caso a Volkswagen tivesse aplicado essa ideia naquele momento, com certeza a marca estaria ainda mais consolidada nesse universo, no qual sempre briga entre os mais vendidos.

Ainda que não tivesse informações reveladas, e fosse apenas um mocape demonstrativo, o SUV do Fox tinha o mesmo objetivo que o VW Tera tem hoje: brigar entre os SUVs compactos. A receita de um carro de suspensão elevada, teto mais alto e capô retilíneo é a mesma usada hoje para transformar hatches em SUVs.

Com isso, passa-se a impressão de um carro maior, mais espaçoso, confortável e seguro, além de ter um valor agregado maior – que permite as montadoras trabalhem com margens de lucro superiores às dos hatches, tornando-se produtos mais vantajosos.

Ou seja, o VW Tera poderia ter “existido” cerca de 20 anos atrás, usando também a base do Polo, mas para iniciar o segmento de SUVs compactos junto do Ford EcoSport.

Passado de Kia Soul

Acervo/Luiz Alberto Veiga

Acervo/Luiz Alberto Veiga

Curiosamente, o projeto tinha linhas parecidas com as usadas pelo Kia Soul. E os modelos têm uma relação até que próxima. Ainda que muitos pensem que o SUV do Fox foi rejeitado e tomado de bandeja pela empresa sul-coreana, a história não é bem assim.

De acordo com Veiga, o SUV do Fox foi desenvolvido em Potsdam em 2006, antes de ser apresentado aos líderes da Volkswagen em 2007. O Kia Soul, então, há havia sido revelado naquele momento.

No entanto, nesse ínterim, Peter Schreyer, que era projetista do grupo Volkswagen, sai da marca com destino à Kia. Ele quem liderou o projeto do Soul, lançado durante o Salão de Paris, em outubro de 2008. Ainda que o conceito do modelo da Kia tenha surgido quase que de forma simultânea ao protótipo da VW, é possível ver uma evolução do produto sul-coreano após a contratação do novo profissional.

Divulgação/Kia

Divulgação/Kia

Com ele, o Kia Soul ganhou portas, capô e tampa traseira convencionais, além de uma frente menos futurista. Ainda que não seja possível cravar que Schreyer colocou no projeto inspirações do SUV do Fox, há indícios de que isso aconteceu por causa da semelhança dos projetos.

Independentemente disso, o projeto da VW poderia ter antecipado os planos da marca alemã em quase 20 anos. E talvez isso tivesse mudado a trajetória do Fox no Brasil, que foi um hatch de sucesso, mas que deixou o mercado vítima da onda forte de SUVs.

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