VW Nivus: donos reclamam de apagão e outras falhas da central VW Play

Proprietários relatam que tela tátil fica preta e comandos deixam de funcionar ao deixar carro estacionado sob o sol
Renan Bandeira
Por
21.12.2020 às 14:11
Proprietários relatam que tela tátil fica preta e comandos deixam de funcionar ao deixar carro estacionado sob o sol

O Volkswagen Nivus é o principal lançamento da marca em 2020 e tem feito sucesso. No final de novembro, um levantamento da Mobiauto mostrou que o novato emplacou 3.149 unidades durante o mês, dando ao modelo a 23º posição da lista geral.

Além de inaugurar a categoria de SUV cupê compacto, o modelo estreou a inédita central multimídia VW Play, desenvolvida no Brasil, entre os veículos da marca alemã. Mas, como todo lançamento, o sistema sofre com alguns problemas e tem sido alvo de reclamações constantes de consumidores.

Na página da Volkswagen no site Reclame Aqui, a maior parte das postagens é sobre a central. Nos grupos de proprietários em redes sociais não é diferente: muitos dos relatos se referem a uma pane do equipamento, que, após ficar exposto ao sol - e aquecer -, apresenta um "apagão" na tela, que passa a não ligar mais, apesar de o restante do sistema aparentar funcionamento normal.

Leia também: Exclusivo: VW e-Up! será o primeiro carro elétrico da marca no Brasil

Segundo proprietários que conversaram com nossa reportagem, o simples fato de estacionar o veículo por poucas horas na rua sob o sol é o suficiente para a VW Play colapsar e deixar o dono sem ter como ligar a tela ou acionar algum comando, mesmo pelo volante multifuncional.

Proprietários relatam que tela tátil fica preta e comandos deixam de funcionar ao deixar carro estacionado sob o sol

Um dos casos é do analista de sistemas Gustavo Ribeiro, de São Paulo (SP). “Liguei o carro e abaixei os vidros [para amenizar o calor]. O som ligou automaticamente, já pareando com meu smartphone via bluetooth, e começou a tocar as músicas", relatou o proprietário. 

"Logo que saí do local, quis trocar de música pelo controle do volante e não aconteceu nada. Tentei aumentar e diminuir o som e também não tive resposta. Tentei fazer o procedimento via central, nada acontecia e continuei dirigindo”, seguiu.

“Depois de mais ou menos três minutos, a tela ficou preta. Voltou logo em seguida, mas sem aquela barra lateral à esquerda e com o som ainda sem obedecer comando algum. Passou mais um tempo e ela reiniciou sozinha, voltando a funcionar. Esse procedimento deve ter durado uns 15 minutos”, concluiu Ribeiro.

De acordo com ele, após o problema, foram realizados novos testes no veículo para observar qual seria o comportamento da central multimídia, mas sem que o carro estivesse no sol, e o resultado foi o funcionamento normal.

Após o relato do analista em um grupo de proprietários de Nivus, um outro dono afirmou ter passado pelo mesmo problema. Segundo Jean Orlando, também analista de sistemas, mas de Franca (SP), seu Nivus ficou um tempo no sol e teve de aguardar a VW Play reiniciar para voltar ao normal.

Leia também: Fiat Argo: os principais problemas, segundo os donos

Proprietários relatam que tela tátil fica preta e comandos deixam de funcionar ao deixar carro estacionado sob o sol

“Comigo também aconteceu. [O Nivus] ficou estacionado no sol. Fui sair, a central ‘bugou’ toda, ficou preta, mas reiniciou sozinha e voltou ao normal. Não fiz nada, só aguardei”, disse o analista.

No Reclame Aqui, proprietários com identidade protegida relatam este e outros problemas. A reportagem da Mobiauto apurou as reclamações feitas no site e observou que defeitos como aquecimento excessivo, travamento, funções inoperantes, não funcionamento ou até não desligamento da VW Play foram registrados.

Em uma situação mais complexa, um dono de Nivus afirmou que o veículo já estava há 24 horas com as portas travadas e desligado e a central multimídia seguia ligada e operando normalmente.

Boa parte dos clientes afirma já ter levado o veículo até uma concessionária para fazer a manutenção, mas que a rede não tem conseguido sanar os problemas. Segundo os donos, a rede costumeiramente pede para que o veículo seja deixado no local para testes com o sistema.

O autônomo Luciano Macedo, de Cristinápolis (SE), afirma: “Desde a primeira semana que peguei o carro que ela [VW Play] fica travando. Às vezes o bug deixa a tela escura, às vezes a câmera de ré fica escurecendo a imagem, ou a imagem fica com algumas listras. Fico impossibilitado de ver a imagem nítida. Fui na concessionária e me informaram que o carro teria que ficar dois dias para fazer diagnóstico.”

Leia também: Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos

Segundo proprietários, a rede pede o prazo para forçar a central multimídia a travar e, com isso, conseguir relatar o defeito à marca alemã para, enfim, descobrir o procedimento que deve ser feito para arrumar o problema. No entanto, as lojas não têm oferecido o empréstimo de um carro reserva para substituir o SUV cupê enquanto ele fica no conserto.

Proprietários relatam que tela tátil fica preta e comandos deixam de funcionar ao deixar carro estacionado sob o sol

Questão parecida aconteceu com o vendedor Jonas José Alves, de Itabuna (BA), que viu a tela da VW Play ficar apagada por cerca de 15 minutos após deixar o carro no sol para ir ao trabalho.

“Eu deixei o carro no sol, próximo ao meu trabalho, e quando liguei a tela ficou toda escura. Continuei dirigindo e não voltava. Liguei o ar-condicionado no máximo, gelou o carro e nada. Ficou uns 15 minutos com a tela apagada e depois voltou aos poucos. mesmo assim, ficou tipo aquelas televisões que saem do ar. A câmera de ré estava com uma falha na imagem”, disse Alves.

Nesse caso, houve um final feliz. Após relatar o problema à concessionária, a central multimídia foi atualizada e a questão não foi resolvida. Sem melhora, a marca alemã liberou que o aparelho fosse substituído por um novo.

Em contato com as concessionárias da rede para obter mais informações sobre o problema do VW Play, as orientações passadas são desencontradas. Parte das lojas afirma não ter conhecimento sobre o caso, enquanto outras falam sobre atualização e até recall branco dos veículos para acabar com a pane.

Leia também: Exclusivo: todos os Fiat ficarão mais caros em janeiro. Veja quanto

A reportagem buscou um posicionamento da Volkswagen sobre os casos. A fabricante diz que novas atualizações serão disponibilizadas para melhorar o funcionamento da central. Confira o posicionamento na íntegra:

“O VW Play é um sistema de infotainment que muda a experiência a bordo, trazendo tecnologias e serviços inéditos para dentro do carro.

Assim como ocorre em smartphones, o VW Play vem recebendo atualizações de seu sistema operacional. A primeira geração de atualização ocorreu em setembro e, em breve, novas atualizações estarão disponíveis trazendo novos recursos e proporcionando melhorias de performance no sistema.

A Volkswagen segue à disposição para atender os clientes e esclarecer o funcionamento do veículo.”

Você também pode se interessar por:

As 6 melhores picapes 4x4 cabine dupla entre R$ 50 mil e R$ 60 mil
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
Picapes explodem em vendas na crise e viram queridinhas do mercado
As picapes médias mais fortes do Brasil 

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro


VW Play
Volkswagen
Central multimidia
VW Nivus
Central multimídia do Nivus

Comentários