Hyundai Alcazar: tudo que já sabemos sobre o SUV de 7 lugares do Creta

Hyundai Alcazar é apresentado com disfarce e a maioria das informações ainda são um mistério. Mas já queremos saber se o SUV de 7 lugares vem para o Brasil.
Por Camila Torres
10.04.2021 às 11h:00 • Att. há 28 dias
Hyundai Alcazar é apresentado com disfarce e a maioria das informações ainda são um mistério. Mas já queremos saber se o SUV de 7 lugares vem para o Brasil.

Depois de muita espera, como a maioria dos grandes lançamentos do mercado automotivo, o Hyundai Alcazar foi apresentado esta semana na Índia. Só que, diferentemente do esperado, o SUV de sete lugares derivado da nova geração do Creta (que chega ao Brasil ainda este ano) resguarda mais mistérios do que revelações. 

Informações básicas como preço, dimensões e performance, por exemplo, ainda são uma incógnita. Sabe-se quais serão os motores, mas não os tempos de 0 a 100 km/h.

Tem-se o entre-eixos, mas nenhuma informação sobre comprimento, largura e altura. Já foi mostrada a terceira fileira de assentos, e inclusive um opcional que transforma a posição central da segunda fileira em console, mudando a configuração para seis assentos, mas o tamanho do porta-malas não foi divulgado. 

Leia também: 22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021

Tornou-se comum as marcas lançarem um carro a conta-gotas, para despertar ainda mais curiosidade no público. Mas a Hyundai optou por fazer a apresentação do Alcazar com o carro ainda camuflado. É como conhecer alguém em um baile de máscaras. 

Para tentar montar o quebra-cabeça de quem é o Hyundai Alcazar - que, por ser derivado direto do Creta e ser anunciado como um modelo “global” pela Hyundai, tem chances de ser trazido ao Brasil -, reunimos as informações já existentes sobre o modelo. Se tiver mais alguma pista a respeito dele, não deixe de apontar nos comentários.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Design

Na própria foto de divulgação, é possível perceber que o Alcazar é praticamente um Creta de nova geração tamanho G. A marca investiu em mudanças nas dimensões de comprimento e entre-eixos para que o SUV comporte uma terceira fileira de lugares. 

Até o momento, só temos imagens de alguns ângulos do Alcazar, como a parte traseira, com a carroceria camuflada, o que dificulta identificarmos detalhes mais sutis. Mas, esteticamente falando, a maior diferença na parte dianteira está na grade. Enquanto ela possui divisórias por barras no Creta, no Alcazar elas são pontilhadas, à la Kia Stinger. 

Leia também: Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?

A linha do teto também ajuda a diferenciar os modelos: no Creta, ela tem uma caída acentuada no porta-malas, mas no Alcazar ela se mantém reta para não prejudicar o espaço para a cabeça de quem senta atrás. Como a maioria dos SUVs de sete lugares, o Alcazar também conta com teto solar panorâmico. 

Na traseira, parte da carroceria em que os modelos mais se distinguem, as lanternas são muito diferentes. No Alcazar, elas formam uma peça única, mais conservadora, e se estendem até a lateral. A do Creta é cheia de invencionismos.

Leia também: Novo Jeep Compass flex terá 185 cv com etanol e será controlado pela Alexa

Motor

Para agradar a gregos e troianos, o Hyundai Alcazar terá duas opções de motorização. O propulsor 2.0 aspirado a gasolina é o mesmo usado no Tucson, porém ligeiramente recalibrado. Ele entrega 159 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, levando o SUV de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, de acordo com a fabricante. 

A segunda opção é um motor 1.5 turbodiesel de 115 cv 25,4 kgfm. Os dois motores são combinados a uma caixa de câmbio automática de seis velocidades, mas não há indícios de tração 4x4, nem mesmo na versão a diesel. 

Leia também: Os 10 melhores carros de até R$ 100 mil com motor turbo

Estrutura

O Hyundai Alcazar usa a mesma plataforma da segunda geração do Creta. No entanto, para melhor acomodar a terceira fileira de bancos, o entre-eixos foi alongado em 15 cm. O balanço traseiro também é mais longo, embora o comprimento total não tenha sido informado. Tampouco a marca disse quais são os dados de largura, altura e volume do porta-malas. 

Itens de série

A lista de itens de série do modelo é outro mistério que a Hyundai manteve. Porém, pelas fotos e pelo teaser, o que identificamos é que o Alcazar herdará a central multimídia de 10,25 polegadas Android Auto e Apple CarPlay do novo Creta, assim como o painel de instrumentos digital, o carregamento de telefone sem fio e o ar-condicionado digital. 

Leia também: Toyota Corolla Cross híbrido visitará o posto mais do que você imagina

Quem são seus rivais?

Engana-se quem acha que o novo Hyundai Alcazar vem para competir com VW Tiguan Allspace, Caoa Cherry Tiggo 8 ou até mesmo com o novo Jeep de sete lugares. O Alcazar não tem tamanho para competir com eles, pois será um bocado menor em altura e largura. 

Caso desembarque no Brasil, seu concorrente mais próximo seria o substituto do Chevrolet Spin, que vem sendo desenvolvido para lançamento nos próximos anos. Quase sem rivais diretos, o Alcazar poderia ganhar consumidores de SUVs de cinco lugares na faixa de R$ 150.000, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, que querem um modelo com dois lugares extras para quando precisarem.

Leia também: Jeep de 7 lugares: vimos o SUV de perto e desvendamos alguns segredos

O Hyundai Alcazar vem para o Brasil?

Essa pergunta ainda não foi respondida pela Hyundai. Então, o que nos resta é especular. Considerando que o Alcazar usa a mesma plataforma do Hyundai Creta e outros motivos citados acima, pode ser interessante para a fabricante coreana trazê-lo para o Brasil, o que resta saber é se ela está disposta a investir. 

Para isso, a marca precisa ter evidências de que o modelo traria grandes retornos e arrumar um espaço na fábrica de Piracicaba (SP), que possui capacidade limitada de produção, já muito bem dividida entre HB20, HB20S, HB20X e o próprio Creta. 

Será que o Alcazar cairia nas graças do brasileiro? Temos indícios que sim, pois o próprio Creta já criou uma boa reputação no mercado. O modelo seria um bom meio termo para quem não consegue decidir entre um SUV compacto ou médio. Mas estas são apenas divagações. A resposta, mesmo, quem pode dar é só a Hyundai.

Talvez você também se interesse: 

Novo Jeep Compass flex terá 185 cv com etanol e será controlado pela Alexa
VW Nivus tem preço novamente reajustado e já passa de R$ 110 mil
Comparativo: VW T-Cross e Jeep Renegade, os SUVs mais vendidos no Brasil
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele

Hyundai AlcazarSUVCarroLançamentoSUV de sete lugares

Comentários