VW Nivus 200 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção

Saiba quanto custa manter o SUV cupê construído sobre a plataforma do Polo e equipado com o motor 1.0 TSI três-cilindros turboflex
JC
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13.09.2021 às 13:08
Saiba quanto custa manter o SUV cupê construído sobre a plataforma do Polo e equipado com o motor 1.0 TSI três-cilindros turboflex

Por Fernando Vasconcellos

Lançado em primeira mão no Brasil, em junho de 2020, o Volkswagen Nivus é peça-chave para aumentar a participação da marca no segmento de SUVs compactos no país. Em pouco mais de um ano de mercado, o modelo já figura entre os 15 carros zero-quilômetro mais vendidos de 2021, no acumulado entre janeiro e agosto.

O Nivus é fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na mesma linha de produção onde também são feitos o hatch Polo e o sedan Virtus, modelos com os quais compartilha a plataforma modular MQB A0. A estrutura também dá origem ao T-Cross, SUV compacto produzido em São José dos Pinhais (PR).

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Desde o lançamento, o Nivus é vendido em apenas duas versões: Comfortline 200 TSI (parte de R$ 104.060) e Highline 200 TSI (R$ 120.690). 

A designação 200 TSI se refere à única motorização disponível para o Nivus, a 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que entrega 116 cv de potência com gasolina ou 128 cv quando abastecida com etanol. O torque máximo desse propulsor é de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis.

Tanto a versão Comfortline 200 TSI como a Highline 200 TSI são equipadas sempre com o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque e função Tiptronic da Aisin. A tração é sempre dianteira.

Desde a configuração Comfortline 200 TSI, o Nivus vem de série com - além dos obrigatórios airbags frontais, freios ABS, ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, cintos de três pontos e encostos de cabeça em todas as posições:

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Seis airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas; assistente de partida em rampa; sensores de estacionamento traseiros; faróis e lanternas de LED; controle de cruzeiro; direção elétrica; ar-condicionado; volante multifuncional; câmera de ré; rodas de liga leve de 16”, racks de teto na cor preta; trio elétrico; vidros com função um-toque e antiesmagamento.

Como opcionais, a versão oferece a central multimídia Compostition Touch de 6,5” com projeção de celulares via cabo (R$ 1.830) ou o pacote VW Play & Tech (R$ 4.580), que adiciona: central VW Play de 10”, aletas para trocas de marchas no volante; carregador de celular por indução (sem fio); controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência a velocidades de até 50 km/h. 

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Já o Nivus Highline 200 TSI traz de série todos os itens da versão anterior mais as tecnologias do pacote VW Play & Tech, e ainda: chave com sensor presencial; botão de partida do motor no console central; bancos de couro; painel digital Active Info Display; faróis com acendimento automático; sensores de chuva, de fadiga do motorista e de estacionamento dianteiros; ar-condicionado automático digital; faróis de neblina em LED com função de iluminação em curvas; rodas de 17” e racks de teto cromados.

Os únicos opcionais disponíveis para o Nivus Highline 200 TSI são os racks de teto pintados de preto (sem custo adicional) e o pacote Bicolor (R$ 1.790), que aplica teto, retrovisores e logotipos na cor preto Ninja e rodas de liga leve de 17” com acabamento diamantado.   

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Quanto custa manter o VW Nivus Highline 200 TSI

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Pesquisamos os custos de revisões e peças da versão topo de linha do Nivus, por ser equipada com mais equipamentos de série.

Reunimos os valores de revisões até os 60.000 quilômetros. Essas manutenções são feitas anualmente ou a cada 10.000 quilômetros rodados. 

A exemplo de outros modelos da Volkswagen, as três primeiras revisões do Nivus não têm custo ao proprietário se o veículo não precisar de algum reparo que não esteja previsto no plano de manutenção. 

Revisão 1 ano/10.000 km: gratuita Revisão 2 anos/20.000 km: gratuita Revisão 3 anos/30.000 km: gratuita Revisão 4 anos/40.000 km: R$ 1.140,42 Revisão 5 anos/50.000 km: R$ 575,81 Revisão 6 anos/60.000 km: R$ 649,91 Total: R$ 2.366,41* *Observações: revisões básicas e mão de obra base para a cidade de São Paulo (SP).

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Os valores das revisões do Nivus são os mesmos que a Volkswagen cobra para o T-Cross com a mesma motorização 200 TSI, que mostramos aqui recentemente. Além dos custos de revisão até os 60.000 quilômetros, levantamos os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes: 

Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. 

A soma ficou em R$ 5.245,75, valor consideravelmente inferior aos R$ 8.705,29 pedidos pelos componentes do T-Cross Comfortline 200 TSI. 

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VW Nivus Highline 200 TSI – Cotação de seguro

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Consultamos também o valor médio de seguro para o SUV, utilizando o seguinte perfil como base de cálculo: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.

As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros. Para o Nivus Highline 200 TSI flex, o preço médio das apólices ficou em R$ 2.915,75, com valor médio de franquia de R$ 5.773,04.

A cotação mais barata foi a da Plano Básico da Sompo Seguros (R$ 2.122,51), com franquia de R$ 7.831,80. A cobertura prevê carro reserva durante sete dias e indenizações de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. 

A apólice mais cara, Plano Top da Porto Seguro, ficou em R$ 3.916,05, com franquia de R$ 4.002, mais carro reserva e cobertura de R$ 75 mil para danos corporais e materiais.

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VW Nivus Highline 200 TSI – Consumo (Inmetro)

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Consumo T-Cross Comfortline 200 TSI flex: 7,7 km/l (etanol) / 10,7 km/l (gasolina) na cidade e 9,4 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 52 litros): 489 km (etanol) / 686 km (gasolina) 

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