Motores turbo x motores aspirados: qual dura mais?
Os motores turbo têm ganhado cada vez mais espaço no mercado automotivo, se tornando uma verdadeira tendência entre consumidores que buscam desempenho, economia e eficiência. Mas os motores aspirados continuam firmes no mercado, e isso não acontece à toa.
Para entender as diferenças entre esses dois tipos de motorização e esclarecer dúvidas sobre a durabilidade e manutenção de cada um, a Mobiauto conversou com Pedro Luiz Scopino, especialista em mecânica automotiva.
Você também pode se interessar por:
- Quilometragem fantasma: por que ela pode afetar a manutenção do carro
- Uso severo do carro: o que é, como identificar e por que você deve se preocupar
- Com qual combustível devo abastecer meu carro?
- Carros elétricos: tem diferença entre os motores?
Motor Aspirado
De maneira simplificada, o motor aspirado funciona como uma bomba de ar. “No movimento descendente dos pistões, ele puxa o ar para dentro do motor. Depois entra o combustível, ocorre a compressão, combustão e o escapamento”, explica Scopino.
Trata-se de um sistema mais simples, com menos componentes e, por isso, teoricamente menos sujeito a falhas e com revisões mais baratas. No entanto, peca em eficiência, já que o motor aspirado entrega menos potência, especialmente em condições de rotações mais baixas.
Motor Turbo
Já o motor turbo trabalha com um componente extra que faz toda a diferença: o turbocompressor. Ele não apenas puxa o ar, mas também o empurra para dentro do motor. Isso significa mais ar na câmara de combustão, o que gera uma queima de combustível mais eficiente, resultando em mais potência com menos esforço.
“É uma geração de energia mais limpa, mais eficiente e que exige menos esforço do motor”, detalha Scopino.
Além disso, motores turbinados entregam torque em baixas rotações, o que melhora o desempenho e tende a aumentar a economia de combustível.
Qual motor oferece mais durabilidade?
A resposta é simples: não há diferença significativa na vida útil entre um motor turbo e um aspirado, desde que ambos recebam os cuidados recomendados.
“Se for um turbo original, com manutenção em dia, ele dura tanto quanto um aspirado”, afirma Scopino.
Ou seja, os motores aspirados ainda marcam presença pelo custo de manutenção mais baixo e simplicidade mecânica, enquanto os motores turbo estão ganhando cada vez mais espaço pela eficiência energética e desempenho. Mas no quesito durabilidade, os dois estão no mesmo patamar.