Diesel no motor a gasolina ou flex. E agora, o que fazer?

Abastecimento equivocado é mais comum do que se imagina
Por
18.06.2025 às 00:52 • Atualizado em 27.06.2025
Compartilhe:
Abastecimento equivocado é mais comum do que se imagina

Você já se imaginou passando por aquele perrengue no posto de combustível, quando o frentista se confunde e abastece seu carro a gasolina ou flex com diesel por engano? Ou já ficou curioso(a) para saber o que acontece com o motor do seu carro se essa situação acontecer?

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Pensando em esclarecer essa dúvida, a Mobiauto conversou com o mecânico e professor Pedro Luiz Scopino, da Scopino Auto Club, empresa com mais de 50 anos de experiência com seriviços automotivos, e preparou este conteúdo explicando as diferenças entre os motores a gasolina e a diesel, o que acontece quando os combustíveis são trocados e o que fazer caso isso aconteça com você.

Você também pode se interessar por:

Como funcionam os motores a gasolina e a diesel?

Para entender o que acontecerá caso os combustíveis sejam trocados é necessário antes entender como cada um deles funciona, visto que eles têm funcionamentos diferentes.

Ambos os motores funcionam com base no mesmo ciclo de 4 tempos: admissão, compressão, combustão (ou explosão) e escape (ou exaustão). A grande diferença está na forma como a queima do combustível ocorre.

Os dois tipos de motores funcionam no mesmo ciclo de 4 tempos: admissão, compressão, combustão (ou explosão) e exaustão (ou escape). A principal diferença está na forma como a queima de combustível acontece.

Nos motores movidos a gasolina, o combustível é volátil, ou seja, ele se mistura bem com o ar, por isso, nele a ignição ocorre através de uma centelha gerada pela vela.

Enquanto nos motores à diesel, o combustível não é muito volátil e não se mistura com facilidade com o ar. A combustão ocorre por compressão: o ar é comprimido até ficar muito quente e, só então, o diesel é injetado e explode espontaneamente.

Essa diferença muda tudo. No motor a gasolina, a mistura de ar e combustível precisa estar pronta antes da explosão. Já no motor a diesel, a mistura acontece durante a explosão. É por isso que motores a diesel não usam velas de ignição, e sim injetores de alta pressão.

Além disso, motores a gasolina costumam ser mais silenciosos e suaves, enquanto os a diesel vibram mais e são mais ruidosos. Para compensar isso, os motores a diesel têm construção mais robusta e, muitas vezes, usam volantes mais pesados para equilibrar a produção de energia.

E se colocar diesel no motor a gasolina?

A resposta é simples, o carro não vai funcionar. O diesel não se mistura bem com o ar e não queima com faísca, como a gasolina. Isso faz com que o motor falhe, engasgue, possivelmente nem ligue e, se insistir, pode causar danos internos. Além disso, o diesel pode contaminar todo o sistema de combustível e até escorrer para o cárter, diluindo o óleo do motor e prejudicando a lubrificação. Isso pode levar a problemas como a famosa batida de pino, ou auto-detonação.

O especialista Scopino alerta que essa situação acontece com bastante frequência, e costuma danificar rapidamente filtros, bomba de combustível, bicos injetores e toda a linha de alimentação. O motor para de funcionar, o diesel não queima e, provavelmente,será necessária uma manutenção geral, que será cara e trabalhosa.

O que fazer se abastecer com o combustível errado?

  • Não ligue o carro: Se perceber o erro ainda no posto, não tente dar partida.
  • Esvazie o tanque: Leve o carro direto para uma oficina, de preferência com um guincho.
  • Faça a limpeza completa: Será necessário limpar todo o sistema de combustível, os filtros e, se o diesel tiver escorrido, até o cárter do motor.

E se colocar gasolina no motor a diesel?

A situação oposta também causará problemas. Dentro do  motor a diesel, que é preparado para trabalhar com ar-comprimido, a gasolina, por ser bastnate volátil, entrará em processo de combustão descontrolada. E essa queima pode resultar em detonações significatibas e danificação de componentes internos.

Além disso, a gasolina no motor a diesel também aumenta o risco de préi-ignição, ou seja, do combustível entrar em combustão antes da hora. Processo que pode comprometer significativamente o motor.

Pensando nisso, abastecer com o combustível errado é um erro grave que pode sair muito caro. Os sistemas de injeção e combustão dos motores a gasolina e diesel são totalmente diferentes, e essa troca pode causar danos irreversíveis. Por isso, atenção redobrada no posto e, se o erro acontecer, siga os passos certos para evitar um prejuízo ainda maior.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: