SUV do “Elon Musk chinês” supera Audi e VW em teste de segurança europeu

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos
Renan Bandeira
Por
10.09.2021 às 12:57
SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

A NIO é a primeira empresa chinesa a se aventurar no segmento de carros elétricos premium. A Mobiauto, inclusive, já contou mais detalhes da marca e de seu CEO, William Li, uma espécie de Elon Musk chinês, que tenta mudar a reputação dos veículos chineses globalmente.

A tentativa parece estar dando certo. Com o sucesso no mercado asiático, onde conta com três veículos entre os 20 elétricos mais vendidos até o momento, a NIO tenta expandir seu campo de atuação para atacar a Europa. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

O SUV ES8, que leva até sete passageiros, agora pode ser comprado na Noruega e, por isso, passou pelo rigoroso teste de colisão do Euro NCAP, o programa de segurança viária do Velho Continente que inspirou o nosso Latin NCAP.

O órgão avalia, além da segurança da carroceria, o funcionamento de tecnologias semiautônomas de condução, como frenagem de emergência ativa, que ainda não são cobradas pelo nosso Latin NCAP.

Leia também: Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos

SUV chinês surpreende nos sistemas autônomos

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

O resultado final foi a nota máxima de cinco estrelas e a oitava melhor avaliação do ano para a Europa na classificação geral. 

Só não ficou em posições melhores por causa da proteção mediana para adultos no impacto lateral, que deixou o SUV com 82% por cento de aproveitamento no teste. Na proteção para pedestres e ciclistas, foram 72%.

Entretanto, no quesito “Safety Assist”, que avalia as assistência de segurança, o NIO ES8 registrou o melhor desempenho do ano, com 96%, deixando para trás os tecnológicos VW ID.4 e Audi e-tron Sportback.

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

Leia também: Como as mortes ligadas ao Autopilot viraram um risco para a Tesla

De acordo com o Euro NCap, o sistema de frenagem automática apresentou um bom desempenho, evitando ou mitigando praticamente todas as situações de colisão contra outros veículos. Além disso, o sistema de alerta de mudança de faixa involuntária com correção foi bem avaliado por atuar “suavemente”.

O SUV ainda conta com aviso de não afivelamento do cinto de segurança com detecção de ocupante em todos os assentos, monitora a fadiga do motorista e controla a velocidade por meio de uma câmera capaz de ler as placas de sinalização da via.

Destaca-se, ainda pela carroceria que é inteiramente feita com alumínio de alta resistência.

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

Leia também: Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla

Testes enfrentados pelo NIO ES8

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

A estrutura do SUV elétrico passou pelos testes de impacto frontal contra uma barreira rígida a 50 km/h; impacto frontal parcial contra uma barreira móvel a 50 km/h; impacto lateral contra poste a 32 km/h; impacto lateral contra uma barreira móvel rígida a 60 km/h. 

O NIO teve o balanço dianteiro e capô testados para avaliar como é a proteção para impactos contra cabeça, pélvis e pernas de ciclistas e pedestres. Além disso, passou por uma rodada de avaliações de frenagem autônoma em situações diurnas e noturnas contra pedestres e ciclistas.

Por fim, o Euro NCap testou os sistemas de assistência a velocidade, monitoramento do status do motorista, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência contra outros veículos.

Você também pode se interessar por:

Etanol pode salvar nossa indústria mesmo quando vier o carro elétrico
Avaliação: JAC e-JS1, elétrico chinês com peças de VW e toque de Mercedes
Fiat 500e: elétrico com porte de Mobi será mais caro que a Toro
Avaliação: Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira


Comentários