Fiat SUV cupê 376 é o mais próximo que teremos de uma nova perua

Projeção de modelo irmão gêmeo do Pulse, baseada em flagras com carroceria definitiva, mostram um balanço traseiro espichado, típico das station wagon
LF
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10.09.2021 às 10:28
Projeção de modelo irmão gêmeo do Pulse, baseada em flagras com carroceria definitiva, mostram um balanço traseiro espichado, típico das station wagon

O Fiat 376, código provisório de projeto usado para designar um SUV cupê compacto-médio que vai brigar com o VW T-Cross em faixa de preço no mercado brasileiro a partir do ano que vem, resolveu sair da toca em protótipos com carroceria definitiva. 

O primeiro flagra foi publicado pelo amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos e confirma a informação que a Mobiauto vem divulgando há praticamente um ano: que o 376 terá porte maior que o do irmão Pulse, com quem compartilhará a plataforma MLA (uma evolução da base MP de Argo e Cronos).

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Será, assim, o modelo “tamanho M” em um projeto no qual a Stellantis planeja lançar três SUVs da marca Fiat no mercado nacional. O primeiro, “P”, é o Pulse, cuja chegada às lojas ocorrerá em novembro. O segundo é o próprio 376 e o terceiro, “tamanho G”, um SUV derivado da picape Toro, com lançamento previsto para 2023.

Voltando a falar do 376, o designer Kleber Silva, do @kdesignag, preparou duas projeções baseadas nos últimos flagras. Nelas, propõe um SUV cupê de balanço traseiro bem espichado, como nos protótipos, e balanço dianteiro parecido com o do Pulse, até porque o veículo camuflado possui os mesmos capô e faróis do irmão.

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Projeção de modelo irmão gêmeo do Pulse, baseada em flagras com carroceria definitiva, mostram um balanço traseiro espichado, típico das station wagon

Dianteira deve herdar muitos elementos do próprio Pulse, porém com soluções visuais exclusivas para diferenciar os modelos (Kleber Silva/KDesignAG)

Ao que tudo indica, o 376 herdará do Pulse – e, consequentemente, de Argo e Cronos – uma boa dose de elementos de estamparia, incluindo portas laterais, colunas A e B, para-brisa e teto. Do Pulse, especificamente, virão o capô e o underbody reforçado com aços de maior resistência, fator que levou a anunciar uma nova plataforma para os dois modelos.

Entrementes, os para-lamas devem ser mais abaulados; as bitolas, mais compridas; as suspensões, reforçadas; os conjuntos roda-pneu, com diâmetro e banda de rodagem maiores, além de terem cinco pontos de fixação no lugar de quatro. Tudo para deixar o 376 alguns centímetros mais alto e largo que o Pulse.

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Os reforços de suspensões servirão ainda para suportar o maior peso do 376 em relação a Pulse, Cronos e Argo, principalmente por conta do balanço traseiro mais robusto. Com toda esta receita, o 376 deve medir perto de 4,40 m de comprimento (quase o mesmo que um Jeep Compass), 1,76 m de largura e 1,60 m de altura.

Porém, ao que tudo indica, a distância entre os eixos será mantida na casa de 2,53 m, o que inclusive ajuda a explicar por que o balanço traseiro do protótipo é tão espichado e faz o veículo passar a sensação de ser uma perua com a camuflagem ainda tão pesada.

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Projeção de modelo irmão gêmeo do Pulse, baseada em flagras com carroceria definitiva, mostram um balanço traseiro espichado, típico das station wagon
Traseira do Fiat 376 será inspirada no conceito Fastback, do Salão do Automóvel de SP de 2018 (Divulgação)

De qualquer forma, conforme nossa rep­­ortagem vem adiantado desde setembro do ano passado, o Fiat 376 ficará posicionado acima do Pulse no mercado. Enquanto este brigará diretamente com o VW Nivus na faixa de R$ 90.000 a R$ 120.000, aquele tentará encarar as versões mais caras do VW T-Cross, já na casa dos R$ 150.000.

Por isso, o SUV cupê deve vir equipado com os dois motores turboflex com quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e sistema MultiAir da família GSE: o 1.0 T3 (três-cilindros), com cerca de 130 cv e 20,5 kgfm, e o 1.3 T4 (quatro-cilindros).

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Quanto à usina de maior capacidade cúbica, fica a dúvida sobre se será com calibração de 180/185 cv, como nos atuais Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro, ou 150 cv, conforme existe em alguns modelos na Europa. O torque de 27,5 kgfm deve ser mantido, assim como o câmbio automático de seis marchas da Aisin, seja qual for o motor.

Tal qual o Pulse, o 376 terá tração dianteira com bloqueio de diferencial dianteiro (TC+), central multimídia com projeção sem fio de celulares, Wi-Fi a bordo, quadro de instrumentos digital e sistema Fiat Connect Me, incluindo a possibilidade de comandar funções do veículo via comando de voz através do assistente do Google ou da Alexa.

A chegada do Fiat 376 está programada para meados de 2022, com produção em Betim (MG). Vale lembrar que 376 é um código de projeto, assim como era o 363, e que o nome definitivo do modelo deve ser revelado antes do lançamento.

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