Novo VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000
LF
Por
12.05.2021 às 20:24 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (12) a versão alongada, conhecida na Europa como Allspace, do novo Tiguan. Tal configuração, com entre-eixos esticado para 2,79 metros e uma terceira fileira de assentos, é a que a marca importa para o Brasil, a partir do México.

Por isso mesmo, é este o Tiguan renovado que estará em breve nas nossas ruas. Sua chegada estava originalmente prevista para o segundo semestre deste ano, mas o cronograma atrasou por conta da pandemia do coronavírus e deve ficar para o primeiro semestre de 2022.

Como já se esperava, o visual é quase idêntico ao do novo Tiguan de cinco lugares, com direito a uma grade mais larga, ao estilo do T-Cross, e faróis afilados como no Golf 8, sendo divididos em dois nichos de projetores contornados por lâminas de LED. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

A diferença é que a segunda das quatro divisórias horizontais da grade é iluminada, como no Taos e o novo Polo europeu. Além disso, o miolo do recorte estilo osso de cachorro do para-choque possui detalhes diferentes e uma predominância maior da cor preta.

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

Nas laterais e na parte traseira, o desenho é o mesmo de antes, com novidades apenas nas novas rodas de liga leve, com aros entre 17 e 20 polegadas, nos arranjos internos das lanternas e nos traços do aplique da base do para-choque, que traz agora refletores integrados numa barra só e falsas saídas duplas de escapamento.

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

Por enquanto, a VW revelou apenas que o Tiguan Allspace norte-americano manterá o motor 2.0 TSI, porém numa calibração de 187 cv e 30,5 kgfm. O SUV comercializado atualmente em nosso mercado rende 220 cv e 35,7 kgfm.

Leia também: Carro elétrico mais vendido no Brasil é um Porsche de até R$ 1 milhão

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

Novo Tiguan que vem até nós será híbrido 

Porém, como a Mobiauto vem adiantando há alguns meses, o novo Tiguan Allspace que a marca alemã deve trazer ao nosso catálogo é a inédita versão eHybrid, ainda a ser apresentada. Trata-se de um dos cinco carros eletrificados que a VW promete lançar no país nos próximos anos.  

O novo Tiguan eHybrid usará o mesmo trem de força do novo Golf GTE europeu, unindo o conhecido propulsor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm a outro elétrico de 109 cv e 33,6 kgfm, gerando 245 cv e 40,8 kgfm de potência e torque combinados. O câmbio é o famoso DSG-6, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Resta saber se a fabricante apostará todas as suas fichas no novo Tiguan Allspace híbrido, estratégia na qual a Mobiauto aposta, ou se trará também alguma versão convencional a combustão ao país. 

Leia também: Audi A3 compra passagem de volta ao Brasil por R$ 284.990

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

Venha como vier, o novo Tiguan chegará recheado de novas tecnologias a bordo, incluindo faróis IQ Light (LEDs matriciais, com controle inteligente de altura e intensidade do facho a depender da circunstância) e central multimídia MIB3, que inclui carregador de celular por indução, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo e chip para Wi-Fi a bordo.

Na parte de segurança, o novo Tiguan trará o pacote IQ Drive, dotado de controle de cruzeiro adaptativo com reaceleração automática após parada total de até 3 segundos, frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, leitor de placas de sinalização, monitoramento de ponto cego e assistente de estacionamento.

Leia também: Pedágio de livre passagem é o fim do Sem Parar? Entenda o projeto aprovado

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

Até aí, nada demais. Os destaques mesmo são os sistemas de condução semiautomatizada em rodovias, que permite que o veículo rode em modo quase 100% autônomo em rodovias adequadas para tal (desde que o motorista mantenha as mãos ao volante), e o assistente de emergência, que freia gradativamente o carro sozinho, mantendo-o dentro de sua atual faixa de rolagem, ao não detectar nenhuma interferência do motorista sobre o volante ou pedais. 

Nos EUA, o novo Tiguan será lançado no terceiro trimestre deste ano. O Brasil deve recebe-lo no princípio de 22, como já dissemos. O SUV chegará para brigar com os também vindouros Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8 Plus no segmento de utilitários esportivos médios para sete passageiros. O preço deve ficar entre R$ 200.000 e R$ 250.000.

Você também pode se interessar por:

VW Polo Track: como deve ser o substituto de Gol, Fox e Up!
Não pode comprar um T-Cross ou Tiguan? Assine um por R$ 1.900
VW T-Cross: os principais problemas, segundo os donos
Encher o tanque até a boca prejudica o carro e até a sua saúde

Comentários