Novo VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus
A Volkswagen revelou nesta terça-feira (12) a versão alongada, conhecida na Europa como Allspace, do novo Tiguan. Tal configuração, com entre-eixos esticado para 2,79 metros e uma terceira fileira de assentos, é a que a marca importa para o Brasil, a partir do México.
Por isso mesmo, é este o Tiguan renovado que estará em breve nas nossas ruas. Sua chegada estava originalmente prevista para o segundo semestre deste ano, mas o cronograma atrasou por conta da pandemia do coronavírus e deve ficar para o primeiro semestre de 2022.
Como já se esperava, o visual é quase idêntico ao do novo Tiguan de cinco lugares, com direito a uma grade mais larga, ao estilo do T-Cross, e faróis afilados como no Golf 8, sendo divididos em dois nichos de projetores contornados por lâminas de LED.
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A diferença é que a segunda das quatro divisórias horizontais da grade é iluminada, como no Taos e o novo Polo europeu. Além disso, o miolo do recorte estilo osso de cachorro do para-choque possui detalhes diferentes e uma predominância maior da cor preta.
Nas laterais e na parte traseira, o desenho é o mesmo de antes, com novidades apenas nas novas rodas de liga leve, com aros entre 17 e 20 polegadas, nos arranjos internos das lanternas e nos traços do aplique da base do para-choque, que traz agora refletores integrados numa barra só e falsas saídas duplas de escapamento.
Por enquanto, a VW revelou apenas que o Tiguan Allspace norte-americano manterá o motor 2.0 TSI, porém numa calibração de 187 cv e 30,5 kgfm. O SUV comercializado atualmente em nosso mercado rende 220 cv e 35,7 kgfm.
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Novo Tiguan que vem até nós será híbrido
Porém, como a Mobiauto vem adiantando há alguns meses, o novo Tiguan Allspace que a marca alemã deve trazer ao nosso catálogo é a inédita versão eHybrid, ainda a ser apresentada. Trata-se de um dos cinco carros eletrificados que a VW promete lançar no país nos próximos anos.
O novo Tiguan eHybrid usará o mesmo trem de força do novo Golf GTE europeu, unindo o conhecido propulsor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm a outro elétrico de 109 cv e 33,6 kgfm, gerando 245 cv e 40,8 kgfm de potência e torque combinados. O câmbio é o famoso DSG-6, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
Resta saber se a fabricante apostará todas as suas fichas no novo Tiguan Allspace híbrido, estratégia na qual a Mobiauto aposta, ou se trará também alguma versão convencional a combustão ao país.
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Venha como vier, o novo Tiguan chegará recheado de novas tecnologias a bordo, incluindo faróis IQ Light (LEDs matriciais, com controle inteligente de altura e intensidade do facho a depender da circunstância) e central multimídia MIB3, que inclui carregador de celular por indução, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo e chip para Wi-Fi a bordo.
Na parte de segurança, o novo Tiguan trará o pacote IQ Drive, dotado de controle de cruzeiro adaptativo com reaceleração automática após parada total de até 3 segundos, frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, leitor de placas de sinalização, monitoramento de ponto cego e assistente de estacionamento.
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Até aí, nada demais. Os destaques mesmo são os sistemas de condução semiautomatizada em rodovias, que permite que o veículo rode em modo quase 100% autônomo em rodovias adequadas para tal (desde que o motorista mantenha as mãos ao volante), e o assistente de emergência, que freia gradativamente o carro sozinho, mantendo-o dentro de sua atual faixa de rolagem, ao não detectar nenhuma interferência do motorista sobre o volante ou pedais.
Nos EUA, o novo Tiguan será lançado no terceiro trimestre deste ano. O Brasil deve recebe-lo no princípio de 22, como já dissemos. O SUV chegará para brigar com os também vindouros Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8 Plus no segmento de utilitários esportivos médios para sete passageiros. O preço deve ficar entre R$ 200.000 e R$ 250.000.
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Jornalista Automotivo