Start-Stop: saiba quais são as vantagens e desvantagens

Entenda como funciona o sistema que já equipa boa parte dos carros 0 km
MC
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22.05.2025 às 00:28 • Atualizado em 26.06.2025
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Entenda como funciona o sistema que já equipa boa parte dos carros 0 km

Se você comprou um carro 0 km nos últimos cinco anos é bem provável que ele já venha com o sistema Start-Stop de série. Presente em grande parte dos modelos zero quilômetro, a tecnologia promete mais eficiência e menor emissão de poluentes, mas divide opiniões principalmente por um detalhe: o impacto no conforto térmico do veículo.

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Afinal, vale a pena usar o Start-Stop no dia a dia? A Mobiauto conversou com Pedro Luiz Scopino, especialista em mecânica automotiva, que explica como funciona o sistema e quais são seus prós e contras na prática.

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Como funciona o Start-Stop

O Start-Stop é um sistema inteligente que desliga automaticamente o motor do carro quando ele está parado, em momentos como semáforos ou congestionamentos, e religa assim que o motorista retoma a condução, seja soltando o freio ou acelerando. Seu objetivo é evitar o desperdício de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes em situações de trânsito intenso.

“É uma tecnologia pensada justamente para o anda e para das grandes cidades, ao desligar o motor nessas paradas rápidas, o sistema ajuda a economizar combustível e a poluir menos.” Explica Scopino.

Vantagens

Segundo o especialista, os carros equipados com o sistema Start-Stop podem economizar até 1 quilômetro por litro, podendo veriar de acorodo com o modelo e condições de uso.

"Um carro que fazia 9 km/l passa a fazer 10 km/l. Um que fazia 7 km/l pode alcançar 8 km/l", explica o especialista, Scopino.

Além da melhora na eficiência energética do veículo, essa tecnologia também contribui para a sustentabilidade do planeta, visto que ela reduz a emissão de poluentes.

Desvantagens

Apesar dos benefícios, o Start-Stop tem uma desvantagem que pesa especialmente em países de clima quente como o Brasil. Quando o motor é desligado, o compressor do ar-condicionado, que é movido por uma correia ligada ao motor, também para de funcionar. E, consequentemente, o ar deixa de ser refrigerado, o ventilador até continua funcionando, mas o ambiente interno do carro esquenta rapidamente.

“Esse é o principal incômodo relatado pelos motoristas. Não é um defeito do sistema, mas uma consequência do funcionamento. E, para muita gente, isso acaba sendo decisivo,” explica o especialista.

E se desativar?

A boa notícia é que o sistema pode ser desativado manualmente na maioria dos modelos, sem causar danos ao veículo. No entanto, ao fazer isso, o motorista abre mão da economia de combustível e da menor emissão de poluentes.

“É uma escolha. Você gasta um pouco mais, polui um pouco mais, mas mantém o conforto do ar-condicionado o tempo todo. Nada drástico, mas é bom estar ciente”, completa.

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