VW T-Cross 200 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção

Saiba quanto custa manter o SUV compacto construído sobre a plataforma de Polo e Virtus quando equipado com o motor 1.0 três-cilindros turboflex
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24.08.2021 às 08:00
Saiba quanto custa manter o SUV compacto construído sobre a plataforma de Polo e Virtus quando equipado com o motor 1.0 três-cilindros turboflex

Por Guilherme Silva

Lançado em fevereiro de 2019 para inserir a marca no disputado segmento de SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross já é um sucesso de vendas. Tanto que terminou 2020 como o modelo mais vendido da categoria, superando os já consolidados Honda HR-V e Jeep Renegade.

O T-Cross é fabricado em São José dos Pinhais (PR) a partir da plataforma modular MQB A0, que também serve de base a outros modelos compactos da marca, como o hatch Polo, os sedan Virtus e o SUV cupê Nivus, todos fabricados no Brasil.

Atualmente, o T-Cross é comercializado nas versões Sense 200 TSI (R$ 93.390), 200 TSI Manual (R$ 106.430), 200 TSI Automática (R$ 115.290), Comfortline 200 TSI (R$ 130.190) e Highline 250 TSI (R$ 139.890).

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Todas com a designação 200 TSI são equipadas com a motorização 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que entrega 116 cv de potência com gasolina ou 128 cv quando abastecida com etanol. O torque máximo é de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis.

Já a configuração topo de linha é a única que leva sob o capô o propulsor 1.4 turboflex de quatro cilindros, também da família TSI (EA211) e com injeção direta. Este gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque tanto com o combustível derivado do petróleo quanto com o de origem vegetal.

Saiba quanto custa manter o SUV compacto construído sobre a plataforma de Polo e Virtus quando equipado com o motor 1.0 três-cilindros turboflex

Tirando a configuração 200 TSI, que pode trazer uma caixa manual de seis marchas, as demais são equipadas com a transmissão automática com conversor de torque de seis marchas da Aisin, com função Tiptronic. Em todos os casos, a tração é dianteira.

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Desde a versão Sense 200 TSI, o o T-Cross traz de série: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles de estabilidade e tração; repetidores de seta nos retrovisores; lanternas traseiras em LED; computador de bordo; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “um toque”, entre outros.

Na configuração 200 TSI, o T-Cross recebe: indicador de pressão dos pneus; sistema de frenagem automática pós-colisão; central multimídia VW Play, com tela tátil de 10,1 polegadas, projeção de Android Auto e Apple CarPlay (este último, sem fio), central de apps e roteamento de internet pelo celular.

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Já a Comfortline 200 TSI acrescenta: ar-condicionado digital; câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; descansa-braço central com porta-objetos; saídas de ar e duas portas USB para o banco traseiro; quadro de instrumentos digital de 10,25” Active Info Display; rodas de liga leve de 17 polegadas.

Por fim, a Highline 250 TSI adiciona, além do motor mais potente: grade dianteira em preto brilhante com detalhes cromados; faróis full-LED com projetores e acendimento automático; sensor de chuva; chave presencial com botão de partida do motor no console central; sistema Start & Stop.

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Quanto custa manter o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI

Saiba quanto custa manter o SUV compacto construído sobre a plataforma de Polo e Virtus quando equipado com o motor 1.0 três-cilindros turboflex

Levantamos os custos de revisões e peças da versão intermediária do T-Cross, por combinar uma quantidade maior de equipamentos de série com a motorização 1.0 turboflex utilizada na maior parte da gama.

Reunimos os valores de revisões até os 60.000 quilômetros. Essas manutenções são feitas anualmente ou a cada 10.000 quilômetros rodados. 

A exemplo de outros modelos da Volkswagen, as três primeiras revisões do T-Cross não têm custo ao proprietário se o veículo não precisar de algum reparo que não esteja previsto no plano de manutenção. 

Revisão 1 ano/10.000 km: gratuita
Revisão 2 anos/20.000 km: gratuita
Revisão 3 anos/30.000 km: gratuita
Revisão 4 anos/40.000 km: R$ 1.140,42
Revisão 5 anos/50.000 km: R$ 575,81
Revisão 6 anos/60.000 km: R$ 649,91
Total: R$ 2.366,41*
*Observações: revisões básicas e mão de obra base para a cidade de São Paulo (SP).

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Além dos custos de revisão até os 60.000 quilômetros, levantamos os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes: 

Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. A soma ficou em R$ 8.705,29, valor um pouco superior ao da cesta do Chevrolet Tracker Premier 1.0 turboflex, que apresentamos anteriormente.

Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI flex – Cotação de seguro

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Cotamos o valor médio de seguro para o SUV, utilizando o seguinte perfil como base de cálculo: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.

As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros. Para o Taos Highline 250 TSI flex, o preço médio das apólices ficou em R$ 3.635,40, com valor médio de franquia de R$ 6.142,73.

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A cotação mais em conta foi a da Sompo Seguros (R$ 2.414,81), com franquia de R$ 8.319,78. A cobertura prevê carro reserva durante sete dias e indenizações de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. 

A apólice mais cara, da Zurich Seguros, ficou em R$ 5.419,14, com franquia de R$ 4.407,02, carro reserva e cobertura de R$ 75 mil para danos corporais e materiais.

Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI flex – Consumo (Inmetro)

Consumo T-Cross Comfortline 200 TSI flex: 7,6 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina) na cidade e 9,5 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 52 litros): 494 km (etanol) / 697 km (gasolina) 

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