Hyundai Santa Cruz: entenda as chances de picape rival da Toro vir ao Brasil
A Hyundai Santa Cruz é a primeira concorrente direta lançada no mercado global para encarar a Fiat Toro. Depois dele, haverá uma picape da Chevrolet chegando no primeiro semestre do ano que vem. Mais adiante, teremos Ford Maverick e VW Tarok.
Pelas suas dimensões e pela receita utilizando chassi monobloco, através da plataforma da mais nova geração do Tucson (outro projeto ainda distante do mercado brasileiro), é notório como a Fiat Toro, pioneira no segmento compacto-médio, serviu de parâmetro para que a marca coreana desenvolvesse o seu modelo.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Curiosamente, enquanto a Toro foi pensada para o mercado brasileiro, a Santa Cruz desbravará por enquanto os Estados Unidos, país no qual a Toro não é vendida. Mas se a fórmula e o porte são parecidos, espera-se que ambas rivalizem diretamente em algum lugar, não é mesmo? E bem poderia ser o Brasil.
Já faz anos que a Hyundai namora com esse nicho de mercado. Em 2015, apresentou a Santa Cruz na forma de conceito no Salão do Automóvel de Detroit. Em 2016, mostrou na feira de São Paulo o Creta STC Concept, uma picape que replicava no Creta o mesmo que a Renault fez com a Duster Oroch em relação ao Duster.
Leia também: Avaliação: Ford Bronco Sport é tudo que o EcoSport queria ter sido
Enquanto o projeto da Creta STC foi congelado, até por conta do fracasso da Oroch, a Santa Cruz seguiu adiante e ganhou vida. A Mobiauto já contou como ela ficou e mostrou até alguns truques curiosos presentes em sua cabina e caçamba.
A grande questão é: há chances de a Santa Cruz ser vendida em nosso mercado? Neste vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista, explicamos quais as possibilidades e os fatores que podem dificultar a vinda da picape. Assista:
Você também pode se interessar por:
Hyundai Alcazar: tudo que já sabemos sobre o SUV de 7 lugares do Creta
Novo Hyundai Creta terá visual ainda mais polêmico que o HB20
Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo para chegar?
Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos
Jornalista Automotivo