Novo Hyundai Creta terá visual ainda mais polêmico que o HB20

Segunda geração do SUV chegará ao país no fim de 2021 sem medo de arriscar no design e com motor 1.0 turbo para ser mais eficiente
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21.12.2020 às 20:35 • Atualizado em 29.05.2024
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Segunda geração do SUV chegará ao país no fim de 2021 sem medo de arriscar no design e com motor 1.0 turbo para ser mais eficiente

Ao que parece, não haverá jeito: a segunda geração do Hyundai Creta (ou pelo menos como sua profunda reestilização será chamada, apesar de não trocar de plataforma, assim como acontece com o HB20) terá mesmo um visual polêmico no Brasil.

Um flagra publicado no início deste mês pelo perfil @voltarapida no Instagram mostra um protótipo do modelo circulando pelas ruas de nosso país. Embora a camuflagem ainda seja pesada, traços dos polêmicos conjuntos de iluminação dianteiro e traseiro já se deixam entrever e tiram qualquer dúvida sobre o que vem por aí.

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Divisórias da grade mudam de acordo com o mercado, e no Brasil também deve ser diferentes

Afinal, o novo Creta já é realidade há dois anos na China, onde se chama ix25, e também na Índia, tendo sido lançado no ano passado. E se a marca coreana arriscou com o design do atual HB20, com o novo Creta ela tentará ser ainda mais ousada.

Tanto os faróis quanto as lanternas serão segmentados e contornados por guias de LED na forma de J. No caso da grade, os traços devem ser os mesmos, mas as divisórias internas do protótipo visto no Brasil diferem tanto do ix25 chinês quanto do novo Creta indiano.

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A traseira talvez seja o ponto mais controverso, pois traz uma tampa de porta-malas abaulada e com lanternas e nicho de placa rebaixados em relação ao que se costuma ver em SUVs. Isso fora o já mencionado excesso de criatividade no desenho do conjunto de luzes.

Por dentro, a evolução é ainda maior e, desta vez, sem muita margem para torcer o nariz. Painel, console central, volante e bancos seão totalmente novos e mais refinados. A central multimídia terá tela maior e ficará mais conectada. Também haverá novas tecnologias e assistências semiautônomas de condução.

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Apesar de manter a base J5, herdada da penúltima geração do Elantra, o novo Creta terá as dimensões levemente incrementadas. O SUV deve crescer 3 cm em comprimento (4,30 m), 1 cm em largura (1,79 m) e 2 cm na distância entre-eixos (2,61 m). Internamente, o projeto é denominado SU2B.

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021, a segunda geração do Hyundai Creta terá com outra grande novidade a adoção do motor 1.0 TGDi do HB20, um três-cilindros turboflex com injeção direta que, no hatch, rende 120 cv e 17,5 kgfm com qualquer combustível. 

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As versões de topo devem manter o 2.0 quatro-cilindros aspirado flex de 166 cv e 20,5 kgfm. Já a 1.6 aspirada de 130 cv tem boas chances de deixar a gama. Os dois motores virão sempre aliados ao câmbio automático de seis marchas.

Será que o SUV com visual peculiar fará sucesso por aqui? Na Índia, desde que foi lançado o novo Creta tem sido líder do mercado de SUVs, emplacamento aproximadamente 12 mil unidades por mês. Sinal promissor para a Hyundai.

Veja mais detalhes do projeto e do visual em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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