Ford Maverick vai virar picape de shopping para brigar com a Fiat Toro
Quem não se recorda do saudoso Ford Maverick, um cupê trazido pela Ford nos anos 1970 para bater de frente com o Chevrolet Opala?
O modelo ficou em linha por apenas seis anos, de 73 a 79, sendo oferecido nas configurações cupê, sedan e perua, e não fez o sucesso esperado em nosso mercado. Ainda assim, é lembrado até hoje como sinônimo de carro esportivo.
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Pois o Maverick vai voltar ao país, mas do jeito ao qual estamos acostumados. Ele vai se transformar numa picape compacta-média, e sua meta será encarar de frente a Fiat Toro – que, por sinal, será renovada já este ano.
Ainda tem dúvidas quanto a isso? Pois um protótipo do utilitário foi flagrado durante a finalização de sua montagem na fábrica de Hermosillo (México), onde ela será produzida em série.
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Achou que o "Mavecão" original voltaria à vida? Não: ele vai virar uma picape urbana
A Maverick picape utilizará a mesma plataforma C2 do Bronco Sport, SUV quadradão que será lançado no Brasil ainda este ano. Compartilhará com ele, inclusive, toda a metade dianteira da cabine, ganhando elementos exclusivos apenas da coluna B para trás.
Só que, diferentemente do Bronco Sport, que terá faróis arredondados, a Maverick trará uma dianteira com visual próprio, inspirado na nova geração da picapona F-150.
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Outro flagra, do site americano Motor1, mostra a carroceria do modelo ostentando o nome “Maverick” grafado em baixo relevo na tampa da caçamba. Para visualizar, basta clicar no link. Não as mostraremos aqui por questão de direitos de imagem.
Com produção no México e estágio final de desenvolvimento (tanto que a fábrica já está produzindo protótipos dela de maneira experimental, como a imagem comprova), a Maverick deve ser apresentada ao público americano no fim deste ano, chegando ao mercado em 2022.
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Visual será inspirado na nova geração da F-150
E é em meados do ano que vem que ela deve ser trazida ao Brasil, como um dos primeiros produtos que enfim chegarão para tentar acabar com o reinado solo da Toro no segmento de picapes compactas-médias.
Depois dela, até 2023 devemos receber a versão de produção da VW Tarok, com produção no Brasil ou na Argentina, uma picape da Chevrolet construída a partir da plataforma do novo Tracker, fabricada em São Caetano do Sul (SP), e possivelmente a Hyundai Santa Cruz, caso a Caoa decida trazê-la importada ou montá-la em Anápolis (GO).
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A motorização da Maverick ainda é um mistério. A plataforma C2 permite a aplicação de tração 4x4 integral, o que a Maverick certamente terá. O propulsor favorito para compô-la em nosso mercado é o 1.5 três-cilindros Dragon Ecoboost, em calibração de 180 cv e 26,3 kgfm, aliado a câmbio automático.
O 2.0 EcoBoost de 248 cv que estará no Bronco Sport a ser vendido no Brasil pode aparecer numa eventual versão de topo.
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Jornalista Automotivo