Peugeot 1008 era SUV barato que morreu no papel por culpa de Fiat e Jeep
SUV. Essa talvez seja a categoria mais falada dos últimos cinco anos no Brasil, e no mundo. Atualmente é responsável por cerca de metade do volume de emplacamentos anual, e a cada ano que passa, mais modelos da categoria são lançados. Um deles seria o 1008, um compacto rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Tera.
Conhecido como Projeto P44, o Peugeot 1008 era um dos projetos cotados, lá em 2021, para a marca francesa lançar no mercado. Naquele momento, PSA e FCA haviam acabado de selar o acordo da fusão para formação da Stellantis – que mudaria alguns planos a partir daí.
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O modelo seria criado sobre a plataforma CMP, mesma usada em Peugeot 208 e Peugeot 2008 vendidos no Brasil. E a ideia seria de construí-lo para mercados emergentes, como é o mercado brasileiro e de parte do continente asiático. A expectativa era de que uma versão elétrica seria lançada neste ano.
No entanto, ao que tudo indica o plano não evoluiu. O Peugeot 1008 nunca mais foi mencionado por qualquer portal de notícias automotivas do mundo, e seu projeto certamente foi engavetado.
Os motivos para isso podem ser muitos. No caso da Stellantis, parece uma questão estratégica de catálogo de veículos. Isso porque além do Peugeot 1008, que é um SUV compacto, o conglomerado já tinha em desenvolvimento outros dois produtos: Fiat Pulse e Jeep Avenger.
Curiosamente, um já é vendido no Brasil, que é o Fiat Pulse, o primeiro SUV fabricado por aqui da marca italiana. O segundo é o Jeep Avenger, um modelo que também usa a base CMP, e que é vendido no mercado europeu. Este último deverá ser apresentado por aqui no próximo ano.
Fato é que com a existência desses dois produtos, pouco sentido fazia seguir com um outro modelo do mesmo porte em paralelo. E posicionar a marca da Peugeot como um produto mais bem acabado que Fiat e Citroën, fazia parte da estratégia da Stellantis. Com isso, deixar de construir o 1008, deu mais margem para Pulse e Avenger serem vendidos, e aliviou o catálogo das marcas para reposicionamento da Citroën.
Um Peugeot 1008 não seria má ideia por aqui. Afinal, embora o 2008 seja um SUV derivado do 208, o 1008 poderia ter medidas mais comedidas e um rival para incomodar VW Tera, Renault Kardian e primos mais próximos como Fiat Pulse e Jeep Avenger.
Projeção: Kleber Silva/KDesignAG
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.