VW Tiguan sai de linha na Índia e indica caminho no Brasil

SUV já tem nova geração vendida nos Estados Unidos, México e Europa com versões de cinco e sete lugares
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28.03.2025 às 13:27 • Atualizado em 30.06.2025
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SUV já tem nova geração vendida nos Estados Unidos, México e Europa com versões de cinco e sete lugares

O Volkswagen Tiguan Allspace R Line saiu de linha na Índia. Mas o que isso influencia a venda do SUV de sete lugares no Brasil? Muita coisa. Isso porque o mercado indiano é emergente como o nosso e costuma adiantar alguns carros que chegaram por aqui, como por exemplo, Citroën Basalt e Hyundai Creta, que são vendidos no país asiático.

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Dito isso, o Tiguan de sete lugares que é vendido no Brasil está com os dias contados, como a Mobiauto apurou com exclusividade. Não só isso, nossa reportagem também conseguiu apurar que a nova geração do Tiguan deve chegar ao Brasil híbrida.

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Como tudo isso faz sentido? De início, o Tiguan vendido atualmente no Brasil é importado do México, onde o SUV já saiu do configurador e foi substituído pela nova geração. Nos Estados Unidos, o novo Tiguan também é vendido, apesar da versão Allspace R Line ainda estar disponível. Mas, por lá, até versão de despedida já foi lançada.

Esse caminho pode ser seguido pelo Brasil para manter o modelo de 7 lugares antigo enquanto durarem os estoques, preparando a chegada para a nova geração.

Vale lembrar que a depender do mercado, o SUV também é chamado de Tayron, como na Europa onde o Tiguan é o SUV de cinco lugares e o Tayron tem sete assentos.

Atualmente, o VW Tiguan Allpace R-Line é oferecido na configuração de sete lugares. O motor é o 300 TSI, um 2.0 turbo de 186 cv de potência e 30,4 kgfm de torque. Nessa volta ao Brasil, o Tiguan perdeu potência, tração 4x4, além da mudança no câmbio para um automático de oito velocidades.

Na nova geração, o Tiguan já ostenta diferentes motorizações, inclusive com conjunto híbrido. Nesse caso, estamos falando do motor 1.5 TSI Evo 2, uma evolução do 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O 1.5 oferece a mesma cavalaria e torque, mas pode ser combinado com sistema híbrido leve e plug-in.

Outro detalhe é que o 1.5 Evo 2 faz parte dos R$ 9 bilhões de investimentos da Volkswagen para o Brasil, ou seja, ele vai começar a ser fabricado em São Carlos (SP) dentro do próximo biênio (2026-2028).

Caso o novo Tiguan seja um híbrido leve, o 1.5 será combinado com sistema elétrico de 48V, enquanto o SUV como híbrido plug-in pode ter entre 204 cv e 272 cv, com o propulsor elétrico alimentado por uma bateria 19,7 kWh.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.