Flagras do novo VW Polo têm detalhes que estão nos enganando

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo
Por Leonardo Felix
16.01.2021 às 15h:24 • Att. há cerca de 2 meses
Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo

A reestilização de meia vida do VW Polo resolveu sair da toca. Protótipos do modelo com visual renovado têm sido flagrados agora com certa frequência na Europa. No Brasil, desde o ano passado a fabricante já trabalha na remodelação das peças que serão modificadas junto a fornecedores, conforme a Mobiauto já contou.

O que mais chama a atenção é que os carros flagrados vêm rodando praticamente sem nenhuma camuflagem, exibindo despudoradamente uma frente com faróis, grade e para-choque redesenhados, em clara inspiração à oitava geração do Golf – que, por sinal, está longe do Brasil.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo

Na traseira, há um claro decalque na cor da carroceria escondendo um prolongamento das lanternas traseiras na tampa do porta-malas. É uma estratégia usada tipicamente pela VW em tempos atuais. Isso significa que as peças se tornarão bipartidas, como no Golf 8. 

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo

Só que há um detalhe ali, aparentemente ainda bem escondido, que muitos designers de todo o mundo não estão considerando na hora de rabiscar os traços reais do novo Polo. Projeções de todo o mundo estão mantendo as lanternas atuais do Polo no desenho traseiro, aplicando apenas o prolongamento na tampa do porta-malas.

Leia também: Assinar um Fiat ou Jeep custará de R$ 1.350 a R$ 4.730 por mês

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo

Ocorre que o visual dos protótipos, ostentando as lanternas antigas no topo dos para-lamas traseiros... também é um decalque! E está ali para esconder o desenho real da parte exterior das lanternas, que também vai mudar. Pelo menos na Europa.

No momento, talvez a projeção que mais se aproxime do que serão as lanternas de verdade seja a do perfil russo @kolesaru, percebemos que as lanternas possuem um miolo sobressalente por baixo do adesivo que emula o desenho dos componentes atuais.

Leia também: Em 23 anos, Ford Ka mudou de porte, foi esportivo e até blindado

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo
Projeção do site russo Kolesa é a que mais se aproxima, no momento, de como deve ficar a traseira do novo Polo

O para-choque traseiro também possui uma camada que parece ali inserida para esconder os reais traços na parte central da peça. Mas esse truque visual não está sendo aplicado apenas no balanço traseiro do hatch: na dianteira, a VW também pode estar nos enganando um pouco.

Se parece ponto pacífico que os faróis ficarão mais estreitos em sua porção interna, e que a grade ficará mais afilada, a transição entre esses elementos ainda está escondida por outro par de decalques. No modelo real, o conjunto óptico dianteiro deve invadir mais a grande do que os flagras aparentam.

Leia também: Entenda por que já era hora de a Ford deixar o Brasil

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo
Aposta do site russo Kolesa sobre a dianteira do novo Polo, como base nos recentes flagras

Os elementos de estilização e tomada de ar centrais do para-choque frontal também estão parcialmente cobertos por adesivos, o que significa que também devem ostentar um visual diferente quando a reestilização for apresentada por completo.

O novo Polo deve ser lançado na Europa e no Brasil no segundo semestre deste ano. Vale lembrar que o nosso Polo atual possui diferenças visuais em relação ao europeu. Ou seja: não há garantias de que o nosso hatch siga à risca as mudanças visuais vistas nos protótipos flagrados lá no Velho Continente.

Leia também: Busca pelo Troller T4 aumenta após Ford anunciar fechamento

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo
Inspiração visual do novo Polo será a oitava geração do Golf na dianteira...

Mecanicamente, não devemos esperar por nenhuma grande novidade: o hatch reestilizado deve manter os motores 1.6 MSI de 117 cv (quatro-cilindros aspirado) e 1.0 TSI (três-cilindros turbo com injeção direta) de 128 cv, ambos flex e aliados a câmbio automático de seis marchas. No caso do 1.6, será mantida a opção manual.

Hatch reestilizado tem sido pego quase sem camuflagem rodando com a frente inspirada no Golf 8, mas nem tudo nele pode ser como está parecendo
...E também na traseira

O propulsor 1.0 MPI, tricilindro naturalmente aspirado e flexível de 84 cv, deve ser mantido apenas na configuração de entrada Track, revelada em primeira mão pela Mobiauto, e que deve preservar o visual antigo. 

O A produção do novo Polo e do sedan Virtus será compartilhada entre as fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté (SP).

Você também pode se interessar por:

VW Nivus tem fila de 3 meses, atrasos e confusão sobre versão de lançamento
Avaliação: VW Nivus, vale mais a pena a versão Comfortline ou Highline?
VW Nivus: donos reclamam de apagão e outras falhas na central VW Play 

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro.

novo VW PoloVW Polo 2022flagra novo VW PoloVolkswagen PoloVW Polocarro hatchhatch compacto
Comentários