Nova Yamaha Ténéré 700 ganha mudanças importantes e entra em pré-venda
Apresentada ao público global pela primeira vez em 2024 no
Salão de Milão (EICMA), a nova Yamaha Ténéré 700 está de cara nova e com
novidades na pilotagem.
Sua fabricação para o público brasileiro será em Manaus (AM), e começará a partir de agosto deste ano e a estimativa é de que seu preço fique em torno de R$ 72.990. Quem quiser garantir o modelo, poderá comprá-lo na pré-venda, que começa na próxima segunda-feira (31) a partir das 12 horas (horário de Brasília).
Você também pode se interessar por:
- Fevereiro tem crescimento de quase 15% nas vendas de motos
- Yamaha Lander 250: prós, contras e os principais problemas
- Nova Yamaha Fluo usa sistema híbrido à lá Fiat Pulse para rodar 50 km/l
- Yamaha lança nova R3 Connected com visual inspirado na MotoGP
A nova Yamaha Ténéré 700 foi oficialmente lançada em 2018 com a proposta de trazer o melhor dos dois mundos, uma experiência genuína off-road com uma pilotagem aventureira e conforto e adaptabilidade para viagens longas.
Ainda com design vertical, a motocicleta mantém o visual clássico de “torre de rali” com a dianteira e traseira compacta. Essa distribuição acontece para que o piloto tenha ampla visibilidade, conforto e proteção no posicionamento, especialmente para pilotagem off-road em pé. Ainda pensando em uma melhor dirigibilidade, o tanque de combustível de 16,2 litros foi movido para a frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal.
Além de um design pensado para uma melhor distribuição de peso na condução, a nova Ténéré também ganhou novos faróis de LED, agora com quatro projetores individuais empilhados em uma estrutura de alumínio no estilo dos modelos de rali contemporâneos da Yamaha, com a montagem do suporte em forma de "Y".
Sua motorização de estreia permanece, porém com mudanças de potência. O motor bicilíndrico crossplane de 689 cilindradas continua, porém com 4,5 cv de potência e 0,3 kgfm de torque a menos. Antes com 73,4 cv e 6,9 kgfm de torque e agora com 68,9 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. Para compensar essa diferença, a Yamaha colocou um novo acelerador eletrônico (Yamaha Chip Conrolled Throttle) que proporciona respostas mais rápidas e precisas.
Sua nova roda dianteira de 21 polegadas foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com bastante distância do solo e suspensão de longo curso configurada para absorver até as condições mais desafiadoras.
A nova Ténéré 700 também conta agora com um novo sistema de suspensão dianteira e traseira. Na frente, os novos garfos invertidos - ajustáveis para situações off-road e com regulagem precisa de amortecedores – foram projetados para enfrentar até mesmo terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para 240 mm de distância do solo.
Já a suspensão traseira foi projetada para oferecer um passeio suave e estável em condições severas e na estrada. Ela combina um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno.
Para melhorar o desempenho off-road, a nova Ténéré 700 também tem um novo sistema de freio ABS e controle de tração comutáveis, que agora podem ser desligados manualmente, para dar o máximo de controle em qualquer superfície ao piloto.
O controle de tração pode ser configurado para ligar ou desligar através do menu do painel TFT. Enquanto o controle de configurações do ABS é controlado por um botão grande lateral no painel que possui três modos, um deles ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, o outro desativa o sistema apenas na traseira e o terceiro entrega o controle total de frenagem ao piloto.
O novo painel da Ténéré 700 de 6,3 polegadas com conectividade de espelhamento USB-C além de possuir novas funções de controle da motocicleta, ganhou uma nova opção de temas. O clássico analógico agora se chama Street, enquanto a novidade pensada para elevar a experiência de condução off-road mais dinâmica e intuitiva, se chama Explorer
Complementando o novo painel TFT estão os novos comandos do guidão, que oferecem mais funcionalidade e tornam a navegação pelas muitas funções fácil e intuitiva.
Projetados ergonomicamente para fácil operação, circuitos impressos flexíveis são usados para permitir que cada comando manipule mais funções por meio do uso de um joystick de cinco direções. Além disso, os indicadores de direção foram atualizados, com novos recursos adicionados ao comutador do lado esquerdo: a seta pode ser configurada para sinalizar três vezes e apagar ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.
Para participar da pré-venda da nova Yamaha Ténéré 700 deve ficar de olho no site oficial da marca na próxima segunda feira e efetuar a reserva com o pagamento de R$ 7 mil.