BYD Dolphin Mini: garantia da bateria é de 500.000 km, mas pode ser mais
Carro elétrico mais vendido em 2024, o BYD Dolphin Mini somou 21.968 emplacamentos. Junto do subcompacto elétrico, os veículos movidos a energia elétrica somaram um crescimento de 89% em relação a 2023, conforme Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Mas sempre que um carro elétrico é o assunto, a desconfiança por conta do preço e durabilidade da bateria surge quase que instantaneamente.
A Mobiauto já até detalhou quanto custa manter um Dolphin Mini por ano. A própria BYD mudou sua política em 2024 e decidiu dar seis anos de garantia para todos os seus veículos híbridos e elétricos, até os que já foram vendidos antes da mudança. Tudo para aumentar a confiança nos seus produtos.
Você também pode se interessar por:
- BYD Dolphin Mini 2025: quanto custa manter o hatch elétrico por ano?
- Brasileiros fazem gambiarra para melhorar suspensão do BYD Dolphin Mini
- Novo BYD Dolphin Mini ganha novo visual e deve chegar ao Brasil
- BYD Dolphin Mini: os principais problemas, segundo os donos
Mas existem itens cruciais no Dolphin Mini que podem reduzir esses seis anos, os quais são o motor elétrico e a bateria do subcompacto, tanto que no Manual de Garantia do Dolphin Mini, a dupla de componentes está na classe dos itens especiais.
Na página 32 do manual, a tabela de garantia divide os termos em duas categorias: uso normal e comercial. No primeiro caso é mais simples, 96 meses (8 anos), enquanto o uso do Dolphin Mini para fins além de um veículo de passeio (comercial) está descrito 96 meses ou 500.000 km, o que ocorrer primeiro.
Enquadra-se na categoria de uso comercial as seguintes atividades:
Para o motor elétrico também ocorre a mesma divisão de categorias. O uso normal tem como garantia 96 meses ou 200.000 km, enquanto o uso comercial 72 meses (seis anos) ou 150.000 km.
Voltando a falar sobre a bateria do Dolphin Mini, o hatch compacto tem uma autonomia declarada pelo Inmetro de 280 km. Um estudo feito pela Mobiauto mostrou que o brasileiro roda em média com seu carro 15.000 km por ano, o que dá cerca de 41 km por dia.
Nesse cenário, ao fim dos 96 meses de garantia sem uso comercial, o dono terá rodado com o Dolphin Mini nada menos do que 1.436.640 km com hatch. Fica a dúvida se a bateria do elétrico mais vendido do Brasil chegará nessa quilometragem, só o tempo dirá.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.