Avaliação: Toyota Yaris Hatch 2023 segura a onda do Honda City Hatch?
A vida dos hatches compactos no Brasil não está fácil. Os modelos ainda são os preferidos no mercado nacional, num geral, mas estão perdendo cada vez mais espaço para os SUVs. Os preços cada vez mais altos tampouco ajudam.
Isso não quer dizer que as marcas desistiram do segmento. Tanto que praticamente todas as opções vendidas aqui dessa categoria terão novidades neste ano - como já contamos neste outro artigo. O Toyota Yaris é um dos que já foram renovados.
A missão do hatch da marca japonesa ficou ainda mais complicada. Comercializado no Brasil desde 2018, ganhou um pequeno tapa no visual no início deste ano e teve o motor atualizado para encarar de frente o inédito Honda City Hatch, que chegou recentemente às lojas e vai travar mais um duelo entre as fabricantes japonesas.
Construído sobre a plataforma do extinto Etios, que por sua vez remonta a uma base do final dos anos 1990, o Yaris manteve o já conhecido motor 1.5 aspirado com injeção indireta multiponto de combustível.
São 105/110 cv de potência (gasolina/etanol) e 14,3/14,9 kgfm (gasolina/etanol) em uma usina já atualizada para se adequar ao Proconve L7. Com esse propulsor, o hatch é até espertinho para andar, não vibra tanto quanto rivais 1.0 três-cilindros turbo e, junto do câmbio CVT, garante uma direção bastante confortável.
O Yaris ainda ganhou itens interessantes de segurança na linha 2023, como o alerta de evasão de faixa, o sistema de frenagem pré-colisão e o aviso de não afivelamento do cinto de segurança para todos os ocupantes.
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Pela pedida, na faixa dos R$ 100 mil (mar/2022), fica devendo uma central multimídia com interface mais atualizada e um acabamento com menos plástico rígido, ou que ao menos tenha um contraste entre as peças, como vemos no Chevrolet Onix Premier, por exemplo.
Por outro lado, entrega o melhor porta-malas da categoria, com 310 litros, um bom espaço interno, dirigibilidade decente (como já se via no Etios) e a confiabilidade de um Toyota.
Será que o Yaris Hatch 2023 tem o suficiente para segurar a onda do City Hatch? A Mobiauto avaliou a versão intermediária, XS, durante uma semana e conta tudo em mais um vídeo do Mobiauto Avalia. Veja:
Ficha técnica - Toyota Yaris Hatch XS - 2023
Preço: Toyota Yaris Hatch XS: R$ 100.790 + pintura perolizada (Branco Lunar) R$ 1.860 = Total: R$ 102.650
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 105/110 cv a 5.600 rpm
Torque: 14,3 / 14,9 (G/E) kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 10,2 kg/cv
Peso/torque: 75,5 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo Inmetro: 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol. 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.
Consumo Mobiauto: 7,8 km/l com etanol em uso 100% urbano, mesclando o uso do ar-condicionado.
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Dimensões: 4.145 mm de comprimento, 2.550 mm de entre-eixos, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura, 310 litros de porta-malas, 45 litros do tanque de combustível, 1.125 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambores (traseira), 11 m de diâmetro de giro, 150 mm de vão livre do solo, ângulo de ataque, ângulo central e ângulo de saída não divulgados.
Itens de série - Toyota Yaris XS 1.5 AT 2023
Visual: aplique preto na coluna B, aerofólio traseiro, espelhos retrovisores na cor da carroceria, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis com projetor e luzes halógenas, luz de condução diurna de LED, acabamento do volante e manopla do câmbio em couro, acabamento interno em tecido preto, maçanetas internas na cor prata.
Conforto: porta-malas com abertura elétrica, abertura interna da tampa do tanque de combustível, ar-condicionado automático e digital, direção elétrica progressiva, duas entradas USB traseiras (2,1 Ah) para carga lenta, entrada 12 V no console central, Eco Driving (indicador de direção econômica), vidros elétricos em todas as portas com acionamento um-toque, banco traseiro com rebatimento 60:40, chave presencial e partida por botão, descansa braços com porta-copos na segunda fileira, aletas para trocas de marchas atrás do volante e regulagem de altura na coluna de direção.
Tecnologia: painel de instrumentos analógico, computador de bordo com 12 funções e central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré com guias auxiliares e projeção no sistema multimídia, computador de bordo com tela de TFT de 4,2” e controle de velocidade de cruzeiro.
Segurança: sete airbags, apoio de cabeça e cinto três pontos para todos os ocupantes, aviso de não afivelamento do cinto de segurança em todos os assentos, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com distribuição EBD, desembaçador do vidro traseiro, sistema Isofix e trava elétrica automática (após 20 km/h), sistema de pré-colisão frontal com uso de radar e câmera, com aviso sonoro e visual, além de uma carga extra no sistema de freios, se necessário, e alerta de evasão de faixa.
Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.