Lexus NX350h é tudo que queremos da futura Toyota Corolla picape
O Lexus NX350h é praticamente um Toyota RAV4 de luxo. Os modelos compartilham plataforma e motores. No entanto, obviamente, cumprem propostas diferentes no mundo automotivo.
Enquanto o NX350h é um carro intermediário da Lexus, o RAV4 é praticamente o topo de linha na gama Toyota se desconsiderarmos Hilux e SW4, que possuem propostas menos urbanas, com ambos sendo baseados em chassi tipo escada.
Você também pode se interessar por:
- Picape do Toyota Corolla: como será a nova rival da Fiat Toro no Brasil
- Toyota Hilux foi a picape mais vendida fora dos EUA em 2024
- Nova geração da Fiat Toro está atrasada para desenvolver Strada global
- Toyota Corolla Cross XRX 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
No entanto, o NX350h pode inspirar outro carro da Toyota. Estamos falando da futura picape do Toyota Corolla, que terá um apelo mais urbano. O utilitário em questão terá base de Corolla Cross, mas terá conjunto híbrido com outro motor.
O propulsor mais especulado até o momento é justamente o 2.5 aspirado de quatro cilindros que atende pelo código A25A-FXS. Esse motor é utilizado também pelo Toyota RAV4.
Como estamos falando de aplicações híbridas, nos dois SUVs o motor, que entrega 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm, se associa a outros dois motores elétricos, sendo um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgfm e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgfm. Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total, mas o torque combinado não é revelado pela Toyota.
Esse conjunto entrega bom desempenho no Lexus NX350h. Não espere por arrancadas vigorosas, afinal, o carro é desenvolvido para a economia de combustível. No entanto, de maneira geral, o desempenho é mais do que suficiente, tanto que o 0 a 100 km/h é feito em 7,7 segundos.
Outra boa notícia para a futura picape do Corolla fica pelo consumo. O Lexus faz bons 15,3 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro. Os números devem piorar, afinal, o projeto da Toyota prevê motorização flex para a picape, que já foi até mostrada para os concessionários, sem contar ainda a questão aerodinâmica geralmente pior em uma caminhonete, seja pela área frontal mais alta ou pela turbulência causada pela área da caçamba.
Se a picape do Corolla entregar desempenho e consumo similar ao Lexus NX350h, já são bons indícios. E se a Toyota for além e trouxer, por exemplo, os sistemas de telas do Lexus, que engloba uma central multimídia de 14 polegadas e painel de instrumentos com display digital, com qualidade maior em relação ao Corolla, dará mais um motivo para os compradores não escolherem Fiat Toro ou Ram Rampage, a depender do preço.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.