Ford Maverick híbrida 2024: testamos o consumo da picape na cidade
Primeira picape híbrida do Brasil, a Ford Maverick híbrida 2024 (ou Hybrid se considerarmos o nome oficial da versão) aposta no visual esportivo como a versão 2.0 turbo e ainda apela à economia de combustível. Agora pegamos a versão com motor 2.5 híbrido para uma avaliação na cidade, onde ela se mostrou ainda mais econômica – o que já era previsto, mas ainda assim surpreendeu.
Vale lembrar que realizamos um teste desta mesma versão no ano passado na Mobiauto, ocasião na qual colocamos a picape para rodar na estrada em uma longa viagem para esvaziar o tanque. O resultado foi de nada menos do que quase 900 km com um tanque, algo louvável para a picape. Neste caso agora rodamos na cidade, cenário ideal para um veículo híbrido-pleno, como é o caso da Maverick híbrida.
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Importante dizer que atualmente a Ford Maverick 2.5 híbrida tem preço tabelado em R$ 239.500, ou exatamente R$ 10.000 mais cara que sua configuração com motor 2.0 turbo de 253 cv que privilegia desempenho em detrimento do consumo. Veja adiante nossas impressões.
Ford Maverick híbrida – Consumo
Segundo dados do Inmetro no PBEV, a Ford Maverick híbrida é capaz de fazer 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, números que por si só a deixa em larga vantagem em comparação a outras picapes que brigam diretamente com ela, à exemplo da Fiat Toro e Ram Rampage, que contam com opções de motores a diesel na mesma faixa de preço.
Com
percurso estritamente urbano a bordo da Maverick híbrida, ela mostrou sua real
vocação – e de qualquer híbrido pleno que se preze. Equipada com motor 2.5
aspirado atrelado a outro propulsor elétrico, a picape utiliza por uma boa
parte do tempo seu motor elétrico, que oferece um bom torque de 23,9 kgfm por
uma boa parte do tempo quando se está ao volante.
O mais interessante é que no próprio painel de instrumentos há a indicação da rodagem total da Maverick utilizando somente o motor elétrico de forma separada da quilometragem acumulada. Basta ver na imagem a seguir: dos 22,4 km totais do trajeto realizado entre casa e trabalho, nada menos do que 15,1 km foram utilizando apenas o propulsor elétrico. Fica fácil notar isso durante a condução, já que a Maverick híbrida aponta em seu lado esquerdo do painel quando de força está em uso ao dirigir – se o ponteiro ficar na parte verde, temos apenas o motor elétrico em ação.
Como pode-se notar na mesma foto deste dia, a Maverick híbrida fez nada menos do que 19,8 km/l, consumo melhor do que muito carro 1.0 turbo do mercado. Vale dizer que durante toda a avaliação a picape foi utilizada com ar-condicionado sempre ligado em dias de calor intenso e passando sempre dos 30ºC na capital paulista. O modo de condução Eco também estava ativado para atingirmos a melhor média de consumo.
Em nossa rodagem urbana pegamos trânsito muito congestionado em ruas e avenidas, além de algumas vias expressas que auxiliaram nos bons números de consumo. A média de quase 20 km/litro não foi difícil de alcançar, mas importante dizer que o trânsito mais fluído desse dia na via expressa ajudou, mas mesmo em dias de trânsito carregado e em situações de para e anda, momento no qual há mais esforço do motor por conta da inércia, o consumo ainda surpreendeu: a média geral ficou na casa dos 16,2 km/l, superando um pouco os dados do Inmetro.
Dessa forma, a picape rodaria nada menos do que 923,4 km com um tanque cheio – o que significa uma ida rara ao posto de combustível. É uma média que curiosamente fica próxima da obtida em nosso teste em rodovia, mas que coloca a picape como um modelo equilibrado e muito e econômico, ainda mais se consideramos que sua aerodinâmica não favorece tanto.
Em relação a condução da Maverick com motor 2.5 híbrido, chama a atenção em como o trabalho das duas motorizações é suave. Você praticamente nem sente quando o motor elétrico faz sua transição para 2.5 aspirado, a não ser quando o motorista mete o pé embaixo no pedal do acelerador: aí o ruído vai invadir um pouco a cabine e quebrar o silêncio interior. Mas na maior parte do tempo o sossego impero se você dirigir a picape como um clássico híbrido, ou seja, de forma progressiva e sem arrancadas bruscas.
Por outro lado, a picape híbrida não vai negar fogo se você precisar de uma pronta resposta. Nos dias de nossa avaliação procuramos sempre conduzir a caminhonete de forma suave, mas tivemos que testar se ela era muito mais fraca que a Maverick 2.0 turbo. E o resultado chamou a atenção, já que a usina elétrica entrega um torque muito bom na aceleração inicial, auxiliando a baixar o tempo de 0 a 100 km/h que é feita em 8,7 segundos, segundo dados de fábrica. Para comparação, a versão turbo cumpre a prova em 7,2s.
Ford Maverick – Preços e versões
- Maverick Lariat FX4: R$ 229.500
- Maverick Hybrid: R$ 239.500
Principais rivais:
- Fiat Toro Ranch 2.2 turbodiesel: R$ 224.990
- Ram Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel: R$ 237.990
Ford Maverick híbrida – Ficha técnica
Motor: 2.5,
dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina,
duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de
compressão 13:1
Potência (combinada): 194 cv a 5.500 rpm
Torque: 21,4 kgfm de 3.000 rpm
Potência motor elétrico: 128 cv
Torque motor elétrico: 23,9 kgfm
Bateria: 1,1 kWh
Peso/potência: 8,76 kg/cv
Peso/torque: 79,4 kg/kgfm
Câmbio: eCVT
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitado eletronicamente)
Consumo Inmetro: 15,7 km/litro na cidade e 13,16 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões: 5.073 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura, 938 litros de porta-malas, 57 litros de tanque de combustível, 1.700 kg de peso
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção(traseira) com braços de alumínio; freios a discos ventilados (dianteiros) e a discos sólidos (traseiros); diâmetro de giro não divulgado; Cx não divulgado; vão livre do solo, 221 mm; ângulo de ataque, 20°; ângulo central, 16,6°; ângulo de saída, 21°; capacidade de carga, 659 kg; pneus 225/60 R18.
Ford Maverick híbrida – Itens de série
- Direção elétrica
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Freio a disco nas quatro rodas
- Freio de estacionamento eletrônico
- Sistema auto hold
- Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista
- Alerta de colisão frontal
- Sistema de assistência de frenagem e freio automático após impacto
- 5 modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/Transporte
- Piloto automático
- Sistema Auto Start/Stop
- 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) Itens externos
- Rodas de liga leve de 18", pneus 225/60 R18 All Season e estepe full-size
- Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna
- Travas elétricas das portas e da caçamba
- Retrovisores elétricos com repetidor de seta
- Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote
- Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas Itens internos
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)
- Abertura das portas por código sem chave (Keypad)
- Volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro
- Bagageiro sob o banco traseiro
- Câmera de ré
- Vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque
- Vidro elétrico da caçamba
- Painel de instrumentos com tela colorida de 6,5"
- Seletor de marchas rotativo (E-Shifter)
- Para-brisa acústico
- Console central com porta-objetos e descansa-braço
- Tomada de 12 V na traseira Multimídia
- Sistema Sync com tela touch-screen de 8"
- Compatível com Android Auto e Apple CarPlay
- Comandos de áudio e voz no volante
- Bluetooth; Rádio AM/FM; 6 alto-falantes
- 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras) Conectividade FordPass
- Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)
- Travamento e destravamento remoto
- Partida remota com acionamento do ar-condicionado
- Partida remota agendada
- Sistema de localização do veículo
- Alerta de acionamento do alarme
- Alertas de funcionamento do veículo Segurança
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Alarme perimétrico com imobilizador
- Cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente; ganchos Isofix; 3 alças de segurança dianteira e traseiras
Ford Maverick híbrida – Vale a pena comprar?
Com visual praticamente igual ao da versão turbo, exceto pelas rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho próprio, a Maverick híbrida torna-se uma das melhores opções de veículos híbridos no mercado nacional. Sua economia de combustível chama a atenção para uma picape e se coloca numa prateleira antes impensável para uma caminhonete a gasolina.
Posicionada entre as picapes intermediárias com base monobloco derivada de carro de passeio, a Maverick híbrida mantém as características muito boas da versão turbo como posição de dirigir mais baixa, suspensão macia, bom espaço interno e dirigibilidade acima da média que mais lembra um sedan, mas com a vantagem de ter uma caçamba para quem procura isso.
A receita econômica fica ainda mais surpreendente quando lembrados que o motor 2.5 aspirado é da família Duratec de motores da marca do oval azul, que carrega bons anos no mercado e que equipou até o antigo Ford Fusion híbrido no passado. Isso mostra que um trabalho de engenharia aperfeiçoado com o tempo numa receita mais antiga pode atingir resultados tão inesperados quanto uma tecnologia mais recente.
Para quem quer uma picape de visual que não passa despercebido na rua (ainda mais nessa cor azul) que seja prática e ainda econômica como um carro 1.0, a Maverick híbrida pode ser talvez o ponto fora da curva na hora de fechar negócio. Mas fique ligado, pois nos Estados Unidos ela já foi atualizada e certamente não deve demorar para desembarcar por aqui importada do México com boas novidades como painel digital, central multimídia maior e mais equipamentos de segurança - quem sabe não venha finalmente um sensor de estacionamento e um ADAS no horizonte.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.