Como Lexus RX450h+ consegue ter custo-benefício mesmo custando R$ 610 mil

Modelo faz parte da divisão de luxo da Toyota e é o modelo mais caro da companhia vendido por aqui
Renan Bandeira
Por
22.02.2025 às 20:30 • Atualizado em 06.03.2025
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Modelo faz parte da divisão de luxo da Toyota e é o modelo mais caro da companhia vendido por aqui

É possível um carro custar R$ 610 mil e ter custo-benefício? No mercado de luxo, sim. Um ponto importante para entender sobre o que estamos falando é levar em consideração que por trás da Lexus está a Toyota, e que os modelos de luxo da companhia contam com tecnologias e processo de construção de veículos bem parecido da fabricante de Corolla e Corolla Cross. 

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A Mobiauto testou por sete dias um RX450h+, que é hoje o carro mais caro do grupo Toyota vendido aqui. Mas como ele consegue ser um veículo de cifras altas e com bom custo-benefício? O primeiro passo é entender que a Lexus é uma marca que concorre com Volvo, BMW, Audi e Mercedes. 

Seus concorrentes diretos por porte são: 

  • Volvo XC90: preços a partir de R$ 621 mil 
  • BMW X5: preços a partir de R$ 758.950 
  • Audi Q7: preços a partir de R$ 691.990 
  • Mercedes Benz GLE: preços a partir de R$ 744.900 

Como podemos ver, seus concorrentes são todos mais caros. E o Lexus RX450h+ não fica devendo para esses outros produtos. Afinal, uns podem ter um visual mais agressivo, outros peças mais requintadas por dentro, no entanto, o SUV da marca japonesa tem visual sóbrio, consegue passar despercebido e entregar mesmo nível de conforto. 

O Lexus RX450h+ é um SUV espaçoso. São 2,85 metros de entre-eixos bem aproveitados com capacidade para levar cinco ocupantes sem apertos para ombros, cabeça e joelhos. Ainda tem de se levar em consideração que ocupantes da primeira fileira vão confortáveis, e ainda sobra espaço para 612 litros para o porta-malas. 

Dentro da cabine, o acabamento é requintado. Os bancos são de couro e têm um material macio e confortável, além de revestir um bom volume de espuma. Já os painéis de porta e frontal são todos revestidos com material macio ao toque. De uma maneira geral, vemos algo próximo ao que a Volvo aplica, mas sem minimalismo excessivo. 

Quando falamos de telas, temos um painel de instrumentos misto com tela digital de 7 polegadas e partes analógicas. Já a multimídia tem 14 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Elas são interligadas por uma peça em black piano, e junto do console central elevado, passam mais sofisiticação para cabine. 

Mas o coração do modelo é o que faz a diferença. Nesse segmento, motores grandes e desempenho de sobra fazem a diferença. O Lexus pode não ser o mais potente, mas entrega desempenho bom para o dia a dia e estrada, mesmo com acelerações e retomadas mais agressivas. Ele chega aos 100 km/h em 6,5 segundos. Mobiauto não realizou testes para aferir o tempo para atingir essa velocidade, no entanto, o modelo se mostrou ágil e rápido em respostas ao pisar no acelerador. 

A Lexus informa apenas dados de potência combinada. São 308 cv de potência. Vale lembrar que o modelo tem motorização composta por três motores, sendo o 2.5 aspirado a gasolina de 187 cv e 23,6 kgfm, e outros dois elétricos, sendo um dianteiro de 182 cv e 27 kgfm, e o traseiro com 54 cv e 12,1 kgfm. 

Ele é um híbrido do tipo plug-in, o que é uma boa notícia. Afinal, tem boa capacidade de entregar conforto ao rodar suave como um elétrico sem tantas entradas do motor a combustão na cidade. E nos deixa pensativos de como Toyota Corolla e Corolla Cross híbridos poderiam ser mais potentes e ter melhores desempenhos com uma motorização da mesma linhagem.  

Mesmo sendo um SUV “banheirão” por causa de suas dimensões, o Lexus é estável e tem boa dirigbilidade. Ainda é um carro fácil de manobrar e passa despercebido na cidade. Pode não ter o esmero e status de BMW, Audi e Mercedes, por exemplo, mas é um carro de potencial familiar, principalmente para aqueles que buscam requinte, espaço e desempenho, e uma boa dose de segurança. 

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