ACC: o que é e como funciona o controle de cruzeiro adaptativo

Cada vez mais comum em modelos brasileiros, tecnologia faz o carro acelerar e frear sozinho para manter distância segura do veículo da frente
FV
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16.03.2022 às 09:00
Cada vez mais comum em modelos brasileiros, tecnologia faz o carro acelerar e frear sozinho para manter distância segura do veículo da frente

Automóveis, caminhões e ônibus mais modernos podem contar com uma tecnologia muito útil para os motoristas que dirigem longos trajetos durante horas, tanto em rodovias com trânsito livre quanto nos congestionamentos das grandes cidades: o controle de cruzeiro adaptativo (também chamado de piloto automático adaptativo).

Conhecido ainda pela sigla ACC (Adaptative Cruise Control), o sistema, basicamente, acelera e freia o carro sozinho, de acordo com a distância e a velocidade do veículo da frente. Caso não haja outro carro à frente, o ACC mantém a velocidade pré-definida pelo motorista e até aciona os freios, se necessário.

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Como o ACC funciona

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Um radar de alta precisão instalado na dianteira do veículo monitora a distância, os movimentos e a velocidade de objetos à frente do carro. Esses dados são enviados à uma central eletrônica que determina o momento de acelerar ou frear (nos modelos com câmbio automático é possível até mesmo parar o veículo completamente).

O controle de cruzeiro adaptativo pode ter diferentes níveis de precisão. Quanto mais potente, maior a distância que o ACC pode atuar – os mais modernos detectam objetos a mais de 300 metros de distância.

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Esses ACCs mais avançados também são capazes de identificar ciclistas e pedestres, permitindo a combinação de outras tecnologias, como as câmeras de alta resolução que atuam em conjunto com a frenagem autônoma emergencial.

Em alguns carros da sueca Volvo, aliás, o controle de cruzeiro adaptativo pode funcionar junto com uma tecnologia que assume a direção do veículo em manobras evasivas para desviar de obstáculos, animais ou pedestres na via, por exemplo, se o motorista não tomar uma decisão a tempo de evitar uma colisão.

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Como usar o ACC

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Utilizar o controle de cruzeiro adaptativo é simples. Basta o motorista acionar a tecla que ativa o sistema, geralmente localizada no volante do carro, e ajustar a velocidade e a distância que deseja manter do veículo da frente. Geralmente, há três níveis de distância - que podem variar de acordo com a marca ou modelo do veículo - medidos em dois, três ou quatro segundos.

No trânsito urbano, o ACC da maioria dos carros é capaz de frear e retomar a aceleração conforme o veículo da frente vai andando. No entanto, a tecnologia não é infalível, exigindo atenção do motorista em algumas situações, como outros veículos mudando de faixa repentinamente.

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Na estrada, a tecnologia favorece o conforto do motorista em longas viagens, uma vez que controla sozinho a aceleração e a frenagem do veículo. 

Ainda assim, é importante o motorista se manter focado na condução do veículo, pois o ACC não detecta outros carros a mais de 200 metros de distância. Em caso de congestionamento ou parada repentina de veículos à frente, o controle de cruzeiro adaptativo pode acionar os freios bruscamente para evitar um acidente.

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Mitsubishi foi a primeira a marca a usar o ACC

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Se atualmente os ACCs são controlados por radares, nos primórdios, essa tecnologia utilizava o laser de um dispositivo chamado “lidar”. O equipamento media a distância do veículo da frente como se fosse uma trena eletrônica, mas apenas alertava o motorista sobre a aproximação, sem atuar nos freios e no acelerador. O Mitsubishi Debonair foi o primeiro carro equipado com o lidar, em 1992.

Mais tarde, em 1995, a marca japonesa introduziu uma versão mais arcaica do ACC no modelo Diamante. No sedã, o recurso controlava a velocidade atuando no acelerador e na redução de marcha, mas ainda não acionava os freios – funcionalidade incorporada pela Toyota em 1999.

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No mesmo ano a Subaru desenvolveu um controle de cruzeiro adaptativo que utilizava câmeras para controlar a velocidade do modelo Lancaster. Até 2006, os ACCs funcionavam somente a partir de 30 km/h. Abaixo dessa velocidade, o sistema era desativado e alertava o condutor a necessidade de assumir o controle do veículo.

O Lexus LS 460 foi o primeiro carro a ser equipado com ACC que, de fato, parava o carro. O sistema utilizava radar e funcionava a até 100 km/h.

Imagens: Shutterstock

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