Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025: testamos o consumo do SUV na cidade
Lançado nos últimos meses de 2024, o novo Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid chegou como o primeiro carro híbrido-leve da marca junto do Fastback, que recebeu a mesma motorização. À época do lançamento dessa nova motorização do SUV a Fiat prometeu uma redução no consumo de combustível, embora o sistema híbrido-leve (chamado de MHEV) seja mais conhecido por ajudar na questão de emissões.
Vale lembrar que na estreia do Pulse T200 Hybrid a Fiat divulgou que o SUV chegava a obter uma economia de até 10,7% tanto com gasolina quanto com etanol, isso quando comparamos a variante híbrida-leve com a versão a combustão – que ainda é vendida pela marca. Com isso a Mobiauto resolveu testar na prática qual o consumo urbano do Pulse Impetus T200 Hybrid, versão topo de linha convencional do SUV compacto hoje (abaixo só do esportivo Pulse Abarth).
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Testamos o SUV estritamente pela cidade, afinal o ganho de consumo divulgado pela marca na época foi nesse cenário, sem contar que híbridos-leves ou mesmo híbridos plenos costumam ter sua vantagem principalmente no anda e para do trânsito carregado ou em velocidades mais baixas. Vale lembrar que o modelo testado estava com gasolina no tanque e, como spoiler, podemos dizer que ele terá que passar mais vezes no posto do que o imaginado. Abaixo, veja como foi o teste de consumo.
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 – Consumo
Antes de detalhar nossas impressões e o teste de consumo com o Pulse híbrido-leve, vamos relembrar quais são os dados de consumo no PBEV. De acordo com o Inmetro, o Pulse com motor T200 Hybrid faz 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol no tanque, enquanto que na gasolina esses números sobem para 13,4 km/l e 14,4 km/l, respectivamente.
Em nosso teste exclusivamente na cidade, rodamos o total de 156,2 quilômetros a bordo do Pulse Impetus T200 Hybrid. O SUV foi utilizado durante os trajetos de casa ao trabalho e vice-versa, bem como no final de semana. Rodamos com ar-condicionado ligado por todo o tempo, além de enfrentar de congestionamento pesado na parte da manhã e um pouco mais fluído em alguns dias após as 21h – algo não tão comum na cidade de São Paulo (SP).
Equipado com câmbio automático tipo CVT com simulação de sete marchas, o SUV entrega um comportamento agradável ao volante, sem contar com aquele famoso delay que muitos carros turbo estão apresentando após a nova norma de emissões do Proconve, em vigor desde janeiro deste ano. Em nossa condução priorizamos sempre uma direção mais suave possível (algo padrão nos testes), ou seja, com pouca carga no pedal e o suficiente para aproveitar a melhor faixa de torque no motor 1.0 T200, que neste caso está disponível desde 1.750 rpm.
Mesmo com todo esse cenário, podemos dizer que o Pulse T200 Hybrid ficou muito aquém do esperado na economia de combustível, pois ele fez apenas 8,2 km/l na cidade com gasolina no tanque. Na prática, um número bem distante dos 13,4 km/ na cidade divulgados pelo Inmetro, uma diferença de nada menos do que 5,2 km/litro – que é um tanto considerável. Com esse consumo de 8,2 km/l, a autonomia do SUV fica em apenas 369 km – bem longe dos 603 km esperados.
Fiat Pulse 2025– Preços e versões
- Pulse Drive 1.3 manual: R$ 107.990
- Pulse Drive 1.3 CVT: R$ 116.990
- Pulse Audace T200: R$ 123.990
- Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 129.990
- Pulse Impetus T200: R$ 138.990
- Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 144.990
- Pulse Abarth T270: R$ 152.990
Principais rivais:
- Renault Kardian Premiere Edition: R$ 138.990
- VW Nivus Comforline 200TSI: R$ 143.490
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 - Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação inteligente na admissão (MultiAir III), injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Motor elétrico: 12V, dianteiro, transversal
Potência motor elétrico: 3 kW (4 cv)
Torque motor elétrico: 10 nm (1 kgfm)
Peso/potência: 9,5 kg/cv
Peso/torque: 60,6 kg/kgfm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,7/9,4 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 187/189 km/h
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, 196 mm de altura mínima do solo, 20,5 graus ângulo de ataque, 21,3 graus de ângulo central, 31,4 graus ângulo de saída. Tanque de combustível: 47 litros.
Consumo Inmetro: 9,3 km/l (E) e 13,4 km/l (G) na cidade. 10,2 km/l (E) e 14,4 km/l (G) na estrada.
Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 1.579 mm de altura, 1.774 mm de largura e 2.532 mm de entre-eixos. Porta-malas: 370 litros (medição em litros de água).
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 - Itens de série
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático e digital
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
- Bancos revestidos em couro
- Barras longitudinais no teto
- Brake light
- Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Cluster de 7" full digital
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Estepe temporário
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
- Faróis em LED
- Freios ABS com EBD
- Função "Follow me Home"
- Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Keyless Entry'n Go
- LED DRL
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
- Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça)
- Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Novo Motor Turbo 200 Flex Hibrido com 130 cv
- Paddle-shifters
- Partida Remota via chave canivete
- Piloto automático (Cruise Control)
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Roda de liga leve R17 x 6,0 com acabamento diamantado
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de navegação GPS
- TC+ (Electronic Locker)
- Tapetes de carpete
- Teto bicolor
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com revestimento em couro
- Volante em couro com regulagem de altura e profundidade
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 - Vale a pena comprar
Durante o lançamento pudemos ter boas impressões acerca da dirigibilidade do novo Pulse Impetus T200 Hybrid, cujo sistema híbrido-leve de 12V não entrega uma potência ou torque adicional ao SUV, mas apenas desonera o motor 1.0 turbo em algumas situações. Como tínhamos pontuado, a impressão é que o modelo roda mais “solto” no trânsito e que a aceleração é mais progressiva, sendo bem melhor que o atual VW Nivus – que incomoda pelo delay no pedal do acelerador.
A questão é que o Pulse T200 Hybrid manteve suas boas qualidades, tanto de dinâmica ao volante, conforto e pacote de equipamentos, mas pisou no tomate por prometer um consumo melhor – algo que não constatamos em nosso teste. Afinal, nem próximo do número do Inmetro ele conseguiu chegar, ficando um tanto abaixo da tabela oficial de consumo.
Junte isso aos relatos de mau funcionamento do motor T200 Hybrid que proprietários de Pulse e Fastback vêm apontando, como revelado pelos colegas da Quatro Rodas. As queixas se dão porque os SUVs ficam sem o impulso elétrico, ou seja, deixam de funcionar como um híbrido-leve, voltando a ser na prática carros com motor 1.0 turbo convencional. Tal situação é ainda mais complexa porque a Fiat revelou em comunicado que esse funcionamento é considerado normal, sendo uma “característica do produto”.
Com preço atual de R$ 144.990, o Pulse Impetus T200 Hybrid não teve êxito em nosso teste de consumo por ter ficado atrás dos números do Inmetro e por não ter obtido os 10% de economia de combustível esperados. Dessa forma fica fácil de dizer que vale levar para casa sua versão homônima, o Pulse Impetus T200 que sai por R$ 6.000 a menos e traz o mesmo desempenho e pacote de equipamentos.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.