Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada
Renan Bandeira
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17.03.2022 às 12:00
Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

O Chevrolet Onix é um sucesso de vendas, isso ninguém pode negar. Mas a vida do hatch não está tão fácil agora, como era em anos anteriores. 

Afinal, além da Fiat Strada - que se tornou a sua maior pedra no sapato - terá de enfrentar os novos Hyundai HB20, VW Polo, Fiat Argo e Toyota Yaris hatch, renovados, e o novo Honda City hatch. Tudo isso, sem receber qualquer tipo de ajuste no visual ou revisão de sua lista de equipamentos.

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Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

A fabricante segue apostando na boa reputação do Onix e no preço mais baixo em relação à concorrência para voltar a ponta da tabela. Afinal, concorrentes como Polo, Yaris e City têm etiquetas bem mais elevadas, e deixam o hatch da Chevrolet ainda mais interessante. Apenas Argo e HB20 são páreos nesse quesito.

Além disso, tem ao seu favor o motor 1.0 turboflex de 116 cv (G e E) e 16,3/16,8 kgfm (G/E), que é bem espertinho e reage bem às acelerações - embora sinta falta às vezes de um sistema de injeção direta. Ele é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas, que é sutil nas trocas e também contribui para a agilidade do modelo.

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

O visual com pegada mais esportiva e com ar mais sofisticado que o dos concorrentes é outra carta na manga, e a central multimídia MyLink de 8 polegadas, que conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio, garante uma boa interação dos usuários, sendo uma das melhores da categoria. 

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Será que ele consegue retomar a liderança de emplacamentos com toda a concorrência de cara nova? A Mobiauto avaliou o Chevrolet Onix na versão Premier -  que já passa dos R$ 100 mil - por uma semana e responde essa pergunta em mais um vídeo do quadro Mobiauto Avalia.

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

Preço: Onix Premier: R$ 102.310 + pintura metálica (Cinza Satin Steel) R$ 1.600 = Total: R$ 103.910.

Ficha técnica - Chevrolet Onix Premier 1.0T AT

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção multiponto de combustível

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,3 / 16,8 (G/E) kgfm a 2.000 rpm

Peso/potência: 9,6 kg/cv

Peso/torque: 68,3 / 66,25 (G/E) kg/kgfm

Câmbio: automático, seis marchas 

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h (limitados eletronicamente)

Consumo (Inmetro): 8,3 km/l  com etanol e 11,9 km/l com gasolina, na cidade; 10,7 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina, na estrada.

Consumo Mobiauto: 10,8 km/l em uso 20% urbano e 80% rodoviário.

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Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

Dimensões: comprimento, 4.163 mm; entre-eixos, 2.551 mm; largura, 1.730 mm; altura, 1.476 mm; porta-malas, 275 litros; tanque de combustível, 44litros; peso em ordem de marcha, 1.113 kg.

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; Cx: 0,33; vão livre do solo, 128 mm; ângulo de ataque, ângulo de transposição e ângulo de saída, não divulgados; pneus 195/55 R16.

Itens de série - Chevrolet Onix Premier 1.0T AT

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

Visual: luz de condução diurna de LED, maçanetas externas da cor da carroceria, maçanetas internas cromadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante com base reta e lanternas de LED.

Conforto: banco do motorista com ajuste de altura manual, banco traseiro bipartido e rebatível, cinto de segurança com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, descansa-braço para a primeira fileira, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, abertura das portas por aproximação da chave, partida sem chave, retrovisores externos com ajustes elétricos, travas elétricas e vidros elétricos com acionamento um-toque em todas as portas.

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

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Tecnologia: acendimento automático dos faróis, controle de cruzeiro, computador de bordo, sistema de som com seis alto falantes, portas USB para carga lenta na segunda fileira, faróis dianteiros com projetores, central multimídia MyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema OnStar, painel de instrumentos de 3,5 polegadas para o computador de bordo, ar-condicionado automático e digital, carregador por indução e sistema easy park. 

Segurança: seis airbags, assistente de partida em rampa, aviso sonoro e visual de não afivelamento do cinto de segurança, apoios de cabeça e cinto três pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade e tração, Isofix, alerta de ponto cego e  sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral. 

Hatch bom de vendas sofreu um bocado com matéria prima, perdeu a liderança e agora tenta retomar ritmo para enfrentar concorrentes renovados e Fiat Strada

Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto - Placas: Fernanda Pardo/Mobiauto

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