Avaliação: Nova Fiat Toro 2.2 turbodiesel ganha o gás que faltava

Picape ficou mais potente que a Ranger Black e promete incomodar na faixa da esquerda
Diego Dias
Por
17.02.2025 às 14:21 • Atualizado em 18.02.2025
Compartilhe:
Picape ficou mais potente que a Ranger Black e promete incomodar na faixa da esquerda

Depois de revelar no começo deste mês a nova motorização 2.2 turbodiesel, começa a ser vendida nesta semana a Fiat Toro 2.2 turbodiesel 2025. Tivemos um primeiro contato com a picape no último dia 11 de fevereiro, que agora traz o novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage debaixo do capô, que por sua vez também passou a equipar o Jeep Commander Overland.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Durante nosso contato, foi possível dar somente três voltas na nova Fiat Toro Ranch 2.2 turbodiesel na pista de teste do Circuito Panamericano da Pirelli, localizada na cidade de Elias Fausto (SP). Durante a ocasião ainda deu para relembrar o comportamento no fora de estrada da Toro por uma volta no trajeto off-road disponível também. Confira abaixo as novidades e nossas primeiras impressões com a picape equipada com o motor mais potente.

Você também pode se interessar por:

Fiat Toro 2025 – Preços e versões

  • Toro Endurance T270 flex: R$ 155.990
  • Toro Freedom T270 flex: R$ 165.990
  • Toro Volcano T270flex: R$ 182.990
  • Toro Ultra T270 flex: R$ 194.490
  • Toro Volcano 2.2 turbodiesel: R$ 206.990
  • Toro Ranch 2.2 turbodiesel: R$ 224.990

Novo motor 2.2 turbodiesel

Sob o capô da Fiat Toro 2025 sai de cena o antigo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque para chegar o novo 2.2 turbodiesel que estreou na Ram Rampage. Esse novo motor é da família da Ducato, mas conta com deslocamento maior (2.184 cm³ para ser exato), entregando assim uma força extra com nada menos do que 200 cv a 3.500 rpm e 45,9 kgfm de torque, disponíveis desde 1.500 rpm.

Na prática a nova Toro 2.2 turbodiesel teve um ganho expressivo de potência torque, afinal são 30 cv e 9,3 kgfm de torque a mais. Segundo dados de fábrica, isso permitiu uma aceleração de 0 a 100 km/h caindo de 11,6s para 9,6 segundos (2s a menos), enquanto a retomada de 80 km/h a 120 km/h caiu de 9,4s para 7,9s – ocasião que certamente vai deixar a picape mais esperta em ultrapassagens.

Fica o destaque para a nova relação peso/potência da Toro de 9,73 kg/cv, ou seja, índice que melhorou 14% quando comparado ao modelo antigo, que tinha 11,35 kg/cv. Essa redução veio mesmo coma a picape ganhando uns quilos extras – ficou 15 kg mais pesada na variante Ranch, que tem agora 1.945 kg. Para efeito de comparação, a nova Toro 2.2 turbodiesel ficou mais forte até do que a picape média Ford Ranger Black, que entrega 170 cv e 41,3 kgfm com seu 2.0 turbodiesel.

Vale dizer ainda outras alterações além do motor novo, já que para lidar com a maior força e peso um pouco maior a Fiat revisou os freios da picape, que agora traz o mesmo sistema da Rampage com discos de 330x28. O câmbio automático de nove marchas da ZF segue o mesmo, mas a Fiat revela que as relações de marchas foram aumentadas.

Impressões ao volante

Como dissemos lá no início, nosso contato com a nova Toro 2.2 turbodiesel foi bem breve e em ambiente de pista fechada, o que dificulta uma avaliação mais detalhada em um teste real. Mas as primeiras impressões com a picape foram bem positivas, já que a potência e torque extras são muito perceptíveis ao menor toque no pedal do acelerador.

Um dos fatores principais é que aquele leve delay que caracterizava a versão 2.0 turbodiesel não existe mais. Assim a picape está muito mais reativa, algo que se prova num tempo de aceleração de 0 a 100 km/h 2 segundos mais baixo – o que significa muito em um modelo deste porte. Para efeito de comparação, a Ford Ranger V6 3.0 de 250 cv cumpre a mesma prova em 9,2 s (pouco à frente da Toro, com 9,6s).

Com reserva de potência extra, a Toro sem dúvidas vai ser uma picape muito mais reativa no uso diário e, principalmente, na estrada. Quando tiver carregada também é de se imaginar que a maior oferta de torque vai fazer a picape se esforçar menos em situações de subidas mais íngremes ou mesmo em terrenos fora de estrada. No circuito off-road a picape saiu com facilidade no teste de rampa e no trecho alagado, o que revela o torque expressivo e a manutenção da boa capacidade off-road.

Por fim, podemos destacar ainda o baixo nível de ruído mesmo com o uso de um motor de maior litragem – que naturalmente é mais barulhento. Segundo a marca, houve uma revisão no sistema de exaustão da picape para lidar com isso. Vale falar também que o motor funciona em giro baixo em velocidades mais altas com as novas relações de marchas: a cerca de 100km/h/120 km/h, por exemplo, o 2.2 turbodiesel está a apenas 1.500 rpm.

Com motor mais potente e “torcudo”, a Fiat Toro 2.2 turbodiesel deve ajudar a picape a manter as boas vendas. A ressalva talvez fique pelo preço de R$ 224.990 cobrado pela variante mais cara Ranch, que fica a frente até da Ford Ranger Black, uma picape média. Mas como sabemos, a Fiat costuma praticar boas promoções para sua gama, o que deve fazer sua tabela não ser tão praticada assim.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp