Mercedes-AMG GLE 63S Coupé 2025: 5 destaques do SUV de R$ 1,3 milhão
No mundo dos superesportivos, cada detalhe conta. Assim podemos dizer que o Mercedes-AMG GLE 63S Coupé está na prateleira daqueles carros esportivos que se atenta aos detalhes, mas com a vantagem de ser ainda um modelo usável no dia a dia. Mobiauto avaliou o SUV cupê recentemente e agora traz 5 destaques do modelo que custa R$ 1,3 milhão.
Pelo mercado nacional o Mercedes-AMG GLE 63S Coupé (acostume-se com esse extenso nome) tem rivais de peso no segmento de utilitários de luxo que andam junto de superesportivos. Concorrentes não faltam e listamos outros que custam nesta faixa de preço como o BMW X6 M Competition (R$ 1.298.000), Audi RS Q8 (R$ 1.200.000) e o Porsche Cayenne Coupe Turbo GT (R$ 1.410.000).
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Preço
- Mercedes-AMG GLE 63S Coupé: R$ 1.299.900
- Pintura designo Vermelho Hyacinth: R$ 14.500
Como spoiler, podemos dizer que dentre esses quatro modelos o que combina melhor esportividade ao luxo é o SUV-cupê da Mercedes-AMG, que traz mimos um tanto bem-vindos para quem não se preocupa somente com desempenho. Abaixo, confira os destaques do utilitário esportivo – na melhor acepção da palavra.
Motor V8 4.0 biturbo
Em tempos de downsizing, está ficando cada vez mais difícil manter os motores de litragem mais elevada. Mas no mundo dos esportivos e superesportivos isso ainda é possível de encontrar, como o V8 4.0 biturbo do GLE 63S Coupé, que junto de um pequeno motor elétrico entrega nada menos do que 612 cv de potência a 5.750 rpm e 86,7 kgfm de torque – disponíveis desde 2.500 rpm. O pequeno motor elétrico é responsável por 22 cv e 25,5 kgfm extras para o SUV-cupê, que segundo a empresa acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge os 280 km/h de velocidade máxima.
Em nosso uso diário ficou notável o quanto de força esse utilitário peso-pesado (tem 2.505 kg) nos causa um nó na cabeça, tamanha sua capacidade de aceleração e retomada. A sensação é de se estar em um carro menos pesado e menor do que realmente ele é. Mas além de acelerar muito com direito a colar as costas no banco como uma boa montanha-russa, também é civilizado quando se dirige no modo Comfort, que até desativa quatro cilindros na (tentativa) de economizar combustível.
Seletor AMG
Outro ponto de destaque são os dois seletores no volante, sendo um responsável por alterar os modos de condução à direita, enquanto o seletor esquerdo permite uma personalização interessante. Por ele, é possível configurar diversos parâmetros do SUV esportivo alemão, como sistema de escape, suspensão adaptativa (por bolsas a ar), além do motor e transmissão. O mais bacana ainda é que esses seletores são sensíveis ao toque, já que trazem uma pequena tela – inclusive com cores diferentes para ficar fácil na hora de visualizar. No lado esquerdo o motorista pode escolher entre deixar a válvula do escapamento mais fechada ou com o ronco do V8 borbulhando sem restrição ou mesmo deixar a suspensão mais macia ou rígida. Vai do gosto do freguês.
Painel de instrumentos
Apesar deste jornalista não ser o maior fã das telas digitais que mais lembram tablets nas cabines dos carros, é preciso reconhecer que os diversos layouts do painel de instrumentos digital do SUV são bem interessantes. Pode-se escolher entre o modo clássico azul, outro minimalista, além de um modo esportivo, além de outro para arrancada que exibe números de força G e tempo de aceleração. As animações do painel ao dirigir e a definição da imagem também encantam aos olhos, ainda mais quando se colocar os dados na central multimídia.
Bancos massageadores
Nada como dar aquela relaxada depois de um dia de trabalho intenso ou mesmo na volta para casa depois de um dia de trackday com o Mercedes-AMG GLE 63S Coupé. Os dois bancos dianteiros contam com uma função massagem digna dos melhores spas pela cidade, já que o nível de intensidade da massagem nas costas é bem generoso. Aliás, não só os encostos dos bancos têm a função como todo o banco, com direito até a um modo em que o assento fica aquecido – há ventilação também. Só cuidado para não relaxar demais e dormir ao volante.
Portas
Conhecida função dos clássicos sedans ultraluxuosos da Rolls-Royce, as portas que se fecham sozinhas estão presentes também no GLE 63S Coupé 2025. É um sistema de sucção que termina de fechar a porta corretamente quando alguém não coloca a força necessária para tal. Com isso, serão raros os casos de aviso de porta aberta no painel.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.