Fiat Fastback: flagras revelam diferenças entre as versões do SUV cupê
A Stellantis continua a preparar terreno e mídia para a chegada do Fiat Fastback, SUV cupê irmão do Pulse que, conforme antecipado pela Mobiauto, deve ser lançado no mercado brasileiro ainda na primeira quinzena de setembro, com campanha de pré-venda para chegar efetivamente às lojas em outubro.
Após revelar o visual exterior do modelo na última quarta-feira (3), a fabricante liberou a rodagem pública de protótipos sem nenhum tipo de camuflagem.
Unidades de diferentes cores e versões vêm sendo flagradas sem nenhum tipo de camuflagem, aos borbotões, por Belo Horizonte (MG), visto que a fábrica onde o Fastback será produzido fica em Betim, na Região Metropolitana da capital mineira. Também houve exemplares fotografados durante filmagens comerciais em São Paulo (SP).
Frente de Pulse Abarth
O material, de diferentes procedências, vem sendo reunido no perfil do Instagram @fiatfastback. A partir de lá, foi possível identificar unidades de três versões diferentes nos flagras: Audace Turbo 200 (intermediária), Impetus Turbo 200 (intermediária) e Imperius Turbo 270 (de topo). Faltou apenas a de entrada, Drive Turbo 200.
No geral, agora está claro que o Fastback receberá o mesmo para-choque dianteiro e a mesma grade do Pulse Abarth, com acabamento na cor preta e divisórias em colmeia. Com isso, a Stellantis terá uma otimização de custos ao compartilhar peças entre ambos.
Porém, a adoção de um balanço traseiro exclusivo permitiu o uso de um para-choque traseiro, uma tampa de porta-malas e para-lamas traseiros inéditos. Por conta disso, a Fiat pôde até implantar uma portinhola exclusiva para o bocal do tanque de combustível, em formato de paralelogramo e não de círculo, como em Pulse, Argo e Cronos, seus irmãos de plataforma.
Leia também: VW Virtus 2023 nacional será assim e terá motores 170, 200 e 250 TSI
Rodas pequenas demais?
As molduras das caixas de roda são ligeiramente diferentes das do Pulse e chamaram a atenção dos seguidores da página, justamente por parecerem largas demais. Em contrapartida, os para-lamas traseiros enormes têm gerado estranheza quanto ao tamanho das rodas, consideradas pequenas para sua silhueta.
Vale lembrar que as portas laterais e caixas de roda, bem como capô, farós e todo o balanço dianteiro são praticamente idênticos aos do Pulse, que por sua vez deriva do Argo. Ou seja, o Fastback nasce da base de um hatch compacto, por isso não possui espaço suficiente para um conjunto roda-pneu de dimensões maiores.
Fastback Audace Turbo 200
Nas imagens de um exemplar estacionado ao lado de uma Ram 1500 Classic, outro produto da Stellantis prestes a ser lançado, temos um Fastback da versão Audace. As rodas são de liga leve e diamantadas aro 17, em um desenho palitado com cinco raios mais grossos.
Faróis e lanternas já são de LED, mas a grade vem em preto fosco, assim como os enxertos dos para-choques. O filete que emoldura o topo dos faróis e da grade aparenta ser em cromo acetinado. As capas dos retrovisores estão em preto brilhante, mas a carroceria possui uma pintura em tom único de Cinza Silverstone (metálico).
Leia também: Fiat Pulse 1.3 2023 perde rodas de liga, mas ganha novos avisos sonoros
Fastback Impetus Turbo 200
Já o flagra duplo de São Paulo traz um Fastback Impetus e outro Imperius. O primeiro traz rodas palitadas aro 18, com múltiplos raios bem finos, também diamantados. Um detalhe que nos desagradou, aqui, foi o desalinhamento entre o farol direito e a grade na imagem dianteira.
Sua cor também é Cinza Silverstone, mas há diferenças para a anterior: a lâmina cromada na base do para-choque frontal é mais grossa e há outras duas barras verticais cromadas na peça. Já a grade recebe acabamento em preto brilhante.
Fastback Imperius Turbo 270
Por fim, as unidades Branco Banchisa e Cinza Strado (ambas pinturas sólidas) são da versão de topo, Imperius Turbo 270. Nelas, os logotipos da Fiat passam a vir escurecidos, enquanto os faróis e lanternas ganham máscaras negras.
A barra no topo do conjunto óptico dianteiro e da grade adota um tom preto brilhante, o mesmo da grade, enquanto o teto passa a vir na cor preta. As rodas de liga são aro 18, assim como a versão anterior, mas com cinco raios em forma de Y e abertura bem maior. Só não espere por teto solar, ausente em todos os protótipos.
Em um dos flagras, o perfil no Instagram sugere que a versão Imperius será vendida com uma série especial de lançamento chamada Abarth Edition.
Leia também: Fiat Toro 2023 ganha volante do Pulse e ressuscita pacote S-Design
Um Pulse com dimensões maiores
apesar do uso da plataforma MLA, a mesma do Pulse, que na verdade é uma evolução estrutural do sedan compacto Cronos e sua base MP, o Fiat Fastback tentará emular o porte de um carro médio.
Tal estratégia já vinha sendo apontada por nossa reportagem há quase dois anos. Tanto que, dentro da Stellantis e entre fornecedores, o Fastback é tratado como SUV do segmento C (compacto-médio, como o Jeep Compass) e não B (compacto, como o Jeep Renegade). Seu objetivo será roubar clientes do VW T-Cross, enquanto o Pulse brigará com o Nivus.
A justificativa para isso estará em seu balanço traseiro esticado, que lhe deixará com quase 4,40 metros de comprimento (o Pulse mede 4,10 m). Largura e altura serão um pouco maiores que os 1,77 m e 1,58 m, respectivamente, do irmão, enquanto a distância entre eixos deve ser exatamente a mesma: 2.532 mm.
Com a traseira espichada, a capacidade volumétrica do porta-malas deve superar os 500 litros. A abertura do bagageiro, aliás, será enorme, conforme evidencia esta outra imagem.
Leia também: Fiat Argo 2023 muda em doses homeopáticas. Veja o quê
Motores 1.0 e 1.3 turbo, mecânica reforçada
Na parte de motorização, também conforme antecipado pela Mobiauto desde setembro de 2020, o Fastback trará no cofre os motores 1.0 T3 (três-cilindros) e 1.3 T4 (quatro-cilindros) da família GSE turbo, sempre flex, com quatro válvulas por cilindro, injeção direta e sistema MultiAir III, que varia tempo e nível de abertura das válvulas de admissão de forma inteligente.
O 1.0 turboflex, de 125/130 cv e 20,4 kgfm (gasolina/etanol), virá sempre aliado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas fornecido pela Aisin. Será usado pelas versões mais básicas do SUV cupê: Drive, Audace e Impetus.
Já o 1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, gerenciado por uma caixa automática epicíclica de seis velocidades, também de fabricação da fornecedora japonesa, ficará reservado à configuração Imperius e sua possível edição Abarth.
A tração será sempre dianteira, mas as suspensões (McPherson à frente e eixo de torção atrás) serão reforçadas, a fim de suportar o peso extra da carroceria. Isso deve alterar sua altura do solo em relação ao Pulse.
Pelo mesmo motivo, e também devido ao maior torque enviado pelo motor 1.3 turboflex, as rodas possuem cinco furos nos cubos e não apenas quatro, como a de Pulse, Argo e Cronos.
Leia também: Fiat Fastback da vida real será bem diferente do conceito de 2018
Como será o interior do Fiat Fastback?
Em termos de equipamentos, o Fastback contará com faróis e lanternas de LED, luzes de seta dinâmicas no mesmo filete do DRL (luzes diurnas) e freios traseiros a tambor.
Embora a Stellantis ainda não tenha revelado, imagens vazadas em março deste ano já haviam mostrado que a parte superior do painel será mais bem texturizada e preenchida que a do Pulse, tentando emular a do Compass.
Além disso, o console central será mais elevado que o do irmão, incluindo acabamento em preto brilhante, porta-copos pentagonais, freio de estacionamento eletrônico e sistema Auto-Hold.
A chave, do tipo inteligente, será a mesma do Renegade, permitindo a partida do motor e o acendimento dos faróis remotamente. Haverá assistências ativas de segurança, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
O Fiat Fastback deve contar ainda com os recursos do sistema Fiat Connect Me, como Wi-Fi a bordo para até oito aparelhos simultâneos (pago à parte) e possibilidade de obter informações em tempo real ou mexer em comandos do veículo via aplicativo de celular, assistente do Google ou Alexa.
Imagens: Reprodução/@FiatFastback
Você também pode se interessar por:
Fiat quer dobrar vendas do Cronos com motor 1.0 e câmbio CVT
Fiat Strada 2023 ganha cor cinza do Pulse e ar digital a até R$ 125.990
Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil
Avaliação: Fiat Pulse turbo tem estofo para repetir o sucesso do Uno?
Jornalista Automotivo