Flagra: Fiat Fastback terá o interior que o irmão Pulse sempre quis ter

Imagens vazadas do SUV cupê mostram que interior herda muitas peças do Pulse, mas carrega mimos do Renegade para justificar preço maior
Renan Bandeira
Por
06.03.2022 às 21:45
Imagens vazadas do SUV cupê mostram que interior herda muitas peças do Pulse, mas carrega mimos do Renegade para justificar preço maior

Com Leonardo Felix

O Fiat Fastback, nome de produção que deve ser usado para o projeto 376 - conforme descoberto pela Mobiauto em setembro do ano passado -, está cada vez mais perto de ser lançado por aqui. Tanto que novos detalhes do irmão do Pulse finalmente começam a escapar.

Já sabemos que sua carroceria será cupê, como a do VW Nivus, mas os detalhes externos ainda estão escondidos sob a forte camuflagem dos protótipos. Sabe-se que ele terá uma dianteira muito similar à do Pulse, além de herdar dele (e da dupla Argo e Cronos) as portas laterais e os 2,53 metros de entre-eixos. 

Porém, com uma traseira totalmente inédita, inspirada no conceito Fastback apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Interior com peças de Pulse e Renegade

Imagens vazadas do SUV cupê mostram que interior herda muitas peças do Pulse, mas carrega mimos do Renegade para justificar preço maior

Um flagra publicado pela página Fca_Fan_Brazil, no Instagram, com imagens gentilmente cedidas à Mobiauto, confirma que o Fastback terá muitos elementos compartilhados com o Pulse.

Volante, painel, quadro de instrumentos digital de 7”, central multimídia flutuante de 10,1” (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), manopla de câmbio, ar-condicionado digital e carregador por indução vêm do irmão.

Porém, a fim de se diferenciar do SUV menor e justificar o tíquete médio mais alto (entre R$ 110.000 e R$ 150.000), o Fastback terá a parte superior do painel texturizada e uma faixa prateada horizontal abaixo da tela do sistema de entretenimento.

Além disso, seu console central será mais parecido com o do Jeep Renegade, incluindo acabamento em preto brilhante, porta-copos pentagonais, freio de estacionamento eletrônico e sistema auto-hold.

Até a chave, que aparece jogada num dos porta-copos em uma das fotos, é a mesma do Renegade, incluindo partida remota do motor (comando “2x”) e acendimento remoto dos faróis.

O Fiat Fastback deve contar ainda com os recursos do sistema Fiat Connect Me, como Wi-Fi a bordo para até oito aparelhos simultâneos (pago à parte) e possibilidade de obter informações em tempo real ou mexer em comandos do veículo via aplicativo de celular, assistente do Google ou Alexa.

Infelizmente as fotografias não pegaram o interior completo para revelar mais detalhes do novato. No entanto, pode-se esperar que essa seja a cabine da versão de topo do modelo, por causa do nível de acabamento e dos equipamentos disponíveis.

Leia também: Exclusivo: Fiat Fastback deve ser o nome do SUV cupê 376

Um Pulse com traseira esticada

Imagens vazadas do SUV cupê mostram que interior herda muitas peças do Pulse, mas carrega mimos do Renegade para justificar preço maior

Assim, como o Pulse, o Fastback usará uma plataforma chamada pela Stellantis de MLA, que é uma evolução da base MP de Argo e Cronos. A principal diferença exterior estará na traseira esticada, que trará lanternas de LED e nicho de placa aparentemente na tampa do porta-malas.

Por isso, ele deve medir perto de 4,40 metros de comprimento, mantendo os cerca de 1,76 m de largura e 1,60 de altura do Pulse. E, assim como o irmão, herdará boa parte da estamparia de Argo e Cronos, como portas laterais, para-lamas, colunas A e B, para-brisa e teto. 

Em contrapartida, terá a estrutura reforçada no underbody com aços de maior resistência, além de receber molduras externas, sistema de direção, de climatização e bancos do próprio Pulse.

Suas suspensões manterão as arquiteturas McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), mas serão reforçadas com braços mais grossos, bitolas ligeiramente maiores e conjunto roda-pneu maior que o do Pulse, incluindo banda de rodagem mais larga e cinco pontos de fixação.

Na parte de motorização, receberá o conjunto Turbo 200 do próprio Pulse nas versões de entrada, formado pelo motor 1.0 GSE T3 (três-cilindros 12V turboflex com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III) de 125/130 cv (G/E) e 20,4 kgfm (qualquer combustível) e pelo câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Nas de topo, terá o Turbo 270 da Fiat Toro, reunindo o propulsor 1.3 GSE T4 (quatro-cilindros 16V) de 180/185 cv e 27,5 kgfm a uma caixa automática de seis velocidades com conversor de torque. 

Aliás, como bem atentaram os colegas do Autoo, a presença da tecla start-stop indica que o protótipo com o interior fotografado contava com o motor 1.3 turbo. Em ambos os casos, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial e câmbio fornecido pela Aisin. Em ambos os casos, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial e câmbio fornecido pela Aisin.

Leia também: Exclusivo: Jeep reduz preços em até R$ 16.000 com novo IPI. Veja tabela

Traseira de Nivus, rival do T-Cross

Imagens vazadas do SUV cupê mostram que interior herda muitas peças do Pulse, mas carrega mimos do Renegade para justificar preço maior

Isso significa que o Fastback fará uma dupla invertida com o Pulse em relação aos VW Nivus e T-Cross. Enquanto o SUV pequeno da Fiat encara o SUV cupê da rival, o SUV cupê da marca italiana rivalizará com o SUV compacto convencional da fabricante alemã.

É por isso que, para custar mais caro, o Fastback terá que ser mais equipado. Outra diferença é que seu porta-malas deve ser bem mais generoso. Com produção em Betim (MG), o modelo deve ser apresentado no Brasil nos próximos meses.

Imagens: FCA_Fan_Brazil
Projeções: Kleber Silva/Mobiauto

Você também pode se interessar por:

Novo Citroën C3 terá dedo da Fiat e ares de SUV para renascer no Brasil
Fiat Fastback será SUV cupê como o Nivus, mas brigará com o T-Cross
Fiat Pulse tem 1º recall com 4 meses de vida por falha em sensores
Avaliação: Fiat Pulse tem requisitos para fazer o mesmo sucesso do Uno?

Comentários