Brasil pode ter mais de 17 marcas chinesas de carros; entenda o cenário
BYD, GWM, Caoa Chery, Jac Motors, Omoda Jaecoo, Neta… antes de você perder a conta, ao todo são 11 marcas de origem chinesa, entre as que já operam ou tem investimentos anunciados para o Brasil. E esse número pode ser ainda maior.
Durante o Fórum Direções Quatro Rodas: conexão Brasil-China, na última terça-feira (25), a terceira rodada de discussões destacou a atuação das marcas chinesas e a transformação da indústria brasileira.
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Os convidados foram Sergio Habib, CEO da Jac Motors Brasil, Fernando Varela, VP da Leapmotor na América do Sul, Oswaldo Ramos, consultor C-Level do setor e Milad Kalume Neto, consultor independente do mercado automotivo.
Vale lembrar que foram 61.615 carros elétricos vendidos em 2024, um crescimento de 219% em relação ao ano anterior, com 19.310 emplacamentos. Volume que pode aumentar neste ano, principalmente com a chegada de novas marcas que vendem produtos do tipo.
Durante o debate um dos pontos que mais chamaram atenção, claro, foi sobre a oportunidade de novas marcas chinesas chegarem ao mercado nacional, quando Milad Kalume afirmou que ”de 14 a 16 marcas tem chance de entrar no mercado brasileiro.”
O número elevado pode causar estranheza, embora o mercado brasileiro seja visto com bons olhos pelos chineses. No entanto, Kalume já soma as montadoras que estão entre nós. Ou seja, são GWM, BYD, Caoa Chery e as demais anunciadas, que somarão a outras que chegarão por aqui.
“A indústria chinesa hoje possui mais de 140 marcas. Atualmente no Brasil já se encontram: JAC, Chery, BYD, GWM (Haval, Ora e agora Tank), Neta, SAIC, GAC, JAECCO | OMODA, Seekr, Leapmotor e Geely que já anunciaram algum tipo de plano para o Brasil.”, explica o consultor.
“Só até aqui são 14 marcas sob o guarda-chuva de 11 corporações [no Brasil]. Se considerar as maiores chinesas em vendas naquele mercado, teríamos no mínimo mais 3 corporações com potencial pleno para vir para o Brasil e neste caso chegaríamos a 14 corporações com no mínimo 17 marcas”, finalizou.
Ainda não se sabe quais outras marcas podem chegar ao nosso mercado, mas com a ascensão de produtos chineses no Brasil, podemos fazer fabricantes desembarcarem rapidamente por aqui entre este ano e o próximo.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.