Segredo: Fiat prepara misterioso SUV cupê contra VW T-Cross Highline
O grupo FCA prepara uma leva de lançamentos para expandir ainda mais sua participação no mercado brasileiro nos próximos anos. Além das reestilizações de Fiat Toro e Jeep Compass, e da adoção de motores turbo por esses dois modelos e também por Jeep Renegade e Fiat Argo e Cronos, vêm por aí também três produtos para atuar em segmentos diferentes.
O primeiro é o SUV compacto derivado do Argo, projeto 363, que chega no primeiro semestre de 2021 para se posicionar abaixo do Renegade, como principal rival do VW Nivus. Além da plataforma MP1, herdará do hatch boa parte da estrutura, como portas laterais, para-brisa, colunas A e B, distância entre os eixos e parte dos recortes dos para-lamas.
Também no ano que vem será lançado o projeto 598, um SUV médio de sete lugares da Jeep. Apesar de aproveitar base, bitolas, suspensões, portas laterais dianteiras, motorização e muitos outros elementos do Compass, ele terá dianteira e traseira com visual exclusivos, além de entre-eixos maior para acomodar a terceira fileira de assentos.
Há ainda no radar um terceiro modelo, que deve ficar para 2022. Chamado projeto 376, será um SUV cupê também nascido da matriz MP de Argo e Cronos. Só que, diferentemente do 363, o projeto 376 será mais comprido e largo, com bitolas e entre-eixos espichados. Por isso mesmo, quase todos os elementos de sua estrutura monobloco serão exclusivos.
Assim, ele atuará no segmento de SUVs tipo “C”, ou médios, e não no de compactos. Em faixa de preços, deve ficar posicionado entre o Renegade flex e o Compass flex. E, apesar de ser um SUV cupê, sua missão não será encarar o Nivus, mas sim o T-Cross, especialmente em sua versão mais cara, a Highline 250 TSI.
É por isso que o Fiat 376 usará o motor 1.3 Firefly turboflex 16V com potência estimada em 150 cv, aliado a um câmbio tipo CVT com engrenagem para arrancadas, pelo menos em suas versões de topo. As de entrada podem contar com o 1.0 turboflex 12V de cerca de 125 cv.
A produção ocorrerá em Betim (MG) e o visual (especialmente na traseira) será inspirado no conceito Fastback, do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Além de todos esses produtos, segundo o site Autos Segredos, a FCA também já teria retomado para lançar no fim de 2022 o SUV da Toro, com motores 1.3 turboflex de 180 cv e 2.0 turbodiesel acima de 170 cv, em configuração para sete lugares. Ele terá visual já atualizado em relação à picape.
Arte: Breno Ozawa
Talvez você também se interesse:
Fiat Toro, Argo e Cronos 2021 terão grade inspirada na nova Strada
Toyota Corolla: 12 curiosidades sobre o carro mais vendido no mundo
Fiat Strada: 4 em 5 unidades vendidas já são da nova geração
Vira-lata adotado por loja é o "vendedor de carros" mais popular do Brasil
Leonardo Felix
Jornalista Automotivo
Comentários
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Ford Everest: como é o SUV da Ranger que deve vir ao Brasil contra Toyota
- Novidades sobre carros
Honda City e HR-V terão versões híbridas que já existem em outros lugares
- Novidades sobre carros
Novo Peugeot 2008 aparece com pouca camuflagem e quer tomar espaço do Renegade
- Novidades sobre carros
Nissan confirma “picape de meia tonelada” contra Fiat Toro
- Novidades sobre carros
Toyota Hilux elétrica terá autonomia menor que BYD Dolphin Mini
- Novidades sobre carros
Novo Citroën Basalt é revelado como mistura de C3 Aicross e Fiat Fastback
- Novidades sobre carros
BYD Yuan Up: preço abaixo do Dolphin e acabamento superior a T-Cross e Kicks
- Novidades sobre carros
Nissan Frontier tem desconto de R$ 60 mil e acirra guerra de preços
- Novidades sobre carros
Flagra: novo Honda City aparece reestilizado pela primeira vez no Brasil