Jeep Avenger ganha futuro sistema híbrido da Fiat Toro antes de chegar ao Brasil
O Jeep Avenger, também conhecido como “baby” Jeep, acaba de ganhar uma configuração híbrida na Europa. O SUV agora conta com a versão 4xe que utiliza tecnologia MHEV – apresentada no Brasil em 2023 - e que deverá equipar a Fiat Toro ainda neste ano, acompanhando a reestilização da picape.
No conjunto híbrido, o Jeep Avenger combina o motor 1.2 de 136 cv de potência com outro dois motores de 21 kW (um em cada eixo), gerando um ganho de 48V, rendendo 145cv combinados, ou seja apenas 9 cv de acréscimo.
Você também pode se interessar por:
- Jeep Avenger terá receita de Peugeot 2008, mas venderá mais; entenda
- Novo Jeep Avenger é um “mini-Renegade” e será o SUV mais barato da marca
- Jeep Avenger, o "baby Jeep", será híbrido flex feito no Brasil
- Jeep Avenger: o que esperar do futuro SUV híbrido flex nacional
O motor conta ainda com uma configuração inteligente. No modo Auto, até 30 km/h, o veículo ativa o propulsor e os dois motores elétricos, garantindo uma divisão de torque em 50:50. Entre 30 e 90 km/h, o motor traseiro é ativado sob necessidade ficando conectado as rodas traseiras. Acima dos 90 km/h, o motor do eixo traseiro desengata do eixo, otimizando o consumo de combustível do SUV.
Vale ressaltar que, além do modo Auto, o Jeep Avenger conta com os modos: Neve, Areia e Lama e, por fim, o modo esporte, que maximiza o potencial do sistema 4xe.
Fiat Toro híbrida
Como a Mobiauto já trouxeem outro artigo, a Fiat Toro será mais um modelo da marca italiana a receber o sistema MHEV. No caso da picape, o sistema será de 48V, sendo mais robusto que Pulse e Fastback – que recebem sistema de 12V.
Na picape, o conjunto de 48V será acoplado ao motor 1.3 turbo, com um ganho estimado de cerca de 30 cv, é possível que a Fiat Toro com conjunto híbrido atinja os 215 cv de potência. Com a alteração do propulsor, o câmbio também será alterado.
Dessa forma, a picape deixará o câmbio automático de seis marchas por um automatizado de dupla embreagem, chamado de e-DCT. O lançamento da nova Fiat Toro deverá ocorrer em agosto de 2025.
Jeep Avenger no Brasil
Vale ressaltar que o Jeep Avenger também não ficará fora da dança e deverá ser lançada no Brasil nos próximos meses ou até mesmo no fim desse ano. O SUV viria para ser opção de entrada da marca, elevando o patamar do Jeep Renegade.
O “baby” Jeep, é construído sobre a plataforma CMP (a mesma encontrada no Peugeot 2008), e conta com as seguintes dimensões: 4,08 metros de comprimento, 2,56 m entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,53 m de altura.
Além do mais, em nosso mercado, o SUV poderá receber outra inspiração do SUV francês. Estamos falando motor Turbo 200, 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com o acréscimo de algum sistema MHEV.
Jornalista Automotivo