Exclusivo: VW Saveiro terá mudança visual e de motor contra nova Strada
Como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, o novo conjunto de normas de emissões que entrará em vigor no Brasil em 2022, Proconve L7, acelerará a morte de diversos carros que se tornaram jurássicos em nosso mercado: Fiat Uno, Siena e Doblò, Chevrolet Joy e Joy Plus e VW Fox são alguns exemplos.
O veterano motor EA111 da Volkswagen também deve dar adeus, assim como a família SPE-4 (1.0, 1.4 e 1.8) da General Motors, o 1.6 Kappa da Hyundai e o 1.8 E-torQ da Stellantis. Contudo, dois ou três dinossauros de nossa indústria devem ser mantidos em linha: os irmãos de plataforma VW Gol e Saveiro, com possibilidades de o Voyage também ser preservado.
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O Gol, como já contamos em nosso artigo sobre a extinção dos propulsores EA111, tende a ser mantido apenas na configuração 1.0 MPI (três-cilindros 12V da família EA211), disparada a mais procurada por frotistas nas vendas diretas. A tendência é que o hatch subcompacto siga vivo até 2023, sendo paulatinamente substituído pelo Polo Track.
Já o caso da Saveiro é um pouco mais emblemático. De acordo com nossas mais recentes apurações, a VW já teria decidido mantê-la em linha para seguir como a principal (e única) rival da Fiat Strada no segmento de picapes compactas.
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Inicialmente, a fabricante tinha um projeto ultrassecreto de uma nova geração para a Saveiro, com código interno VW247 e que utilizaria a matriz MQB A0 com dianteira do Polo. No entanto, a conta não fechou e a montadora decidiu investir em uma nova reestilização para manter o modelo atual em linha por mais alguns anos, até 2024 ou 25.
Isso significa uma sobrevida para a matriz PQ24, existente desde 2001 com o Polo de quarta geração e replicada pelo Fox, em 2003, e pela terceira e atual geração do Gol, em 2008, que também deu origem ao Voyage e à atual Saveiro.
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Além de mudanças visuais a serem aplicadas especialmente na dianteira, a nova Saveiro deve receber um banho de loja na cabine, com novidades no acabamento interno e em equipamentos. Até central multimídia nas versões de topo deve pintar, além de itens de segurança, como controles de estabilidade e tração, e LED nos faróis e lanternas.
Entre as novidades no desenho do balanço dianteiro, deve constar uma grade com entradas de ar mais robustas, como na atual versão Cross. Isso porque toda a gama será equipada com o motor 1.6 MSI 16V de 110/120 cv (gasolina/etanol). Afinal, o 1.6 8V da família EA111 será tirado de campo.
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O câmbio deve ser sempre manual de cinco marchas, com chances de a caixa automática de seis velocidades da Aisin pintar na versão de topo para brigar com a futura Strada Ranch. O lançamento da Saveiro renovada deve ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2022.
Outra surpresa é que a opção aventureira Cross deve deixar a gama, visto que o visual dianteiro deve passar a ser padronizado em todas as versões. Ela deve ser substituída por uma nova configuração de topo chamada Highline. Já as Saveiro Robust e Trendline devem seguir em linha com cabine simples ou dupla.
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Jornalista Automotivo